Jump to content
  • 0

Código das Ações!!

Mario Regis De Freitas Mendes

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
4 minutes ago, Mario Regis De Freitas Mendes disse:

Boa tarde!!

Pessoal, mesmo tendo conhecimento sobre os códigos(número) das ações, eu fico na dúvida sobre qual é a melhor opção na hora da compra.

Inclusive, da Klabin comprei final 11 sem perceber, e só fui notar depois de montar uma posição razoável 🤦😂

O Raul fala em uma das aulas do módulo 4, inclusive ele fala para nunca comprar 11... 🤪

Ele diz que as empresas do "Novo mercado" só tem códigos com 3, que são ações ordinárias. No caso de outras ações, o código 4 são preferenciais e aí é bom avaliar o Tag Along.

Editado por Artur Barbosa
  • Brabo 2
  • Sad 1
Link para compartilhar

• 0
49 minutes ago, Mario Regis De Freitas Mendes disse:

Boa tarde!!

Pessoal, mesmo tendo conhecimento sobre os códigos(número) das ações, eu fico na dúvida sobre qual é a melhor opção na hora da compra.

Inclusive, da Klabin comprei final 11 sem perceber, e só fui notar depois de montar uma posição razoável 🤦😂

@Mario Regis De Freitas MendesBoa tarde!
Espero que esteja tudo bem!

O sufixo 3 é dado a ações ordinárias (ON) que dão direito a voto na companhia. Exemplo: se você tem 50% mais 1 de ações ordinárias, você é o acionista majoritário da empresa e, teoricamente, quem manda mais. O sufixo 4 é dado a ações preferenciais (PN) que dão direito a preferência no recebimento de dividendos. Este tipo de ação não dá direito a voto. O sufixo 11 do ticker significa que a ação é uma Unit. Unit é um pacote formado pelo conjunto de um número de ações ordinárias e preferenciais. No caso da Klabin, uma Unit é composta de 1 ação ordinária e 4 preferenciais.

A primeira análise que faço é se todas têm um tag along de no mínimo 80%. Após isso, verifico qual delas está mais descontada, imaginando que já foi feita uma análise da empresa em si.

No caso da KLBN11, você tem que somar o valor de 1 ON e 4 PN.

Espero ter ajudado e lembro que esta é apenas minha opinião!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Na minha opnião, se vc é pobre premium não faz a menor diferença.

Quando vc tiver la seus milhões vc se procupa com isso.

A 3 vc não tem grande quantidade pra ter voto significativo.

A 4 da 0,01% a mais de dividendo, logo também não relevancia.

A 11 por ser mais cara, vc compra menos. Tambem não vai adiantar nada.

• Brabo 3
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Mario Regis De Freitas Mendes disse:

Boa tarde!!

Boa noite, @Mario Regis De Freitas Mendes !

Comece avaliando o tag along. Temos muitos casos onde, por exemplo, as ações PN não possui tag along e acaba tendo apenas nas ações ON.

Isto leva a um segundo ponto que é verificar a liquidez dos papeis. No exemplo acima quando a PN não tem tag along e a ON tem, a ON normalmente tem baixíssima liquidez o que pode resultar em grandes oscilações de preço bem como dificultar a entrada e/ou saída do papel devido ao volume negociado. No caso da Sanepar, na minha opinião ambos os papeis que você mencionou tem uma liquidez boa.

Por fim, você verificar também o preço de qual está mais em conta de acordo com seus aportes.

Para avaliar units além de observar o tag along e a liquidez é importante também avaliar o preço mas avaliamos da seguinte forma:

Quando falamos das units de uma empresa elas representam um conjunto de ações tanto PN como ON a fins de a empresa aumentar a liquidez de alguns papéis que possuem poucas movimentações no mercado.

O fator principal para se observar em ações unit é seu preço. Uma vez que uma unit eu uma composição de ações ON e PN (é necessário olhar no estatuto da empresa como é a composição da unit dela, ou seja, quantas ações PN e quantas ações ON cada unit tem). Assim você poderá comparar os preços e ver se sai mais barato uma ação unit ou comprar as ações separadamente. Um exemplo fictício abaixo para entender a conta:

SARD3 R$10

SARD4 R$5

SARD11 (composta por 1 SARD3  e 3 SARD4) 

Se SARD11 estiver sendo negociada acima de R$ 25, você estaria pagando a mais do que comprar as ações separadamente ;

Agora se SARD11 estiver abaixo dos R$25, você estaria comprando um pacote de ações "com desconto".

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...