Jump to content
  • 0

Subscrição ativo em CR (Contrato Filhote)

Gabriel Coelho Peres

Pergunta

Boa tarde, sardinhas!!!!
Como estão os investimentos nesse momento maravilhoso de bolsa?

Essa semana passei por uma situação curiosa enquanto dava uma ajuda para meu pai em seus investimentos e achei interessante colocar aqui para ouvir opniões a mais sobre o assunto..

Sempre entendi que durante o aluguel de ações (custodia remunerada) todos os direitos de desdobramentos, dividendos, grupamentos, bonificações e subscrições se mantem inalterado para o doador das ações..

Porém com a subscrição de ITSA4 que estamos tendo, desde o início, apareceu para mim no APP do BTG a opção de subscrever, mesmo estando com as cotas alugadas.. Ja meu pai que tem ainda seu patrimônio na corretora ao lado das 2 letrinhas, não aparecia o direito de subscrever.. Foi atrás então de seu assessor de investimentos (Cliente UNIQUE XP) e ele comentou que ja estaria resolvendo, que demoraria uns dias, mas que já estaria resolvendo e citou em algum momento sobre um ''contrato filhote''. Fiquei curioso, fui assistir novamente a aula sobre o assunto aqui no curso, não achei nada, mas pesquisando na internet achei artigos sobre isso (Achei aqui na comunidade algo também).

Alguns de vocês já tinham visto algo sobre isso? Sabem o por que na BTG por exemplo não aconteceu comigo e com ele na XP aconteceu??

PS: Sempre na luta para trazer o velho pra ca, mas a cabeça é dura e exige tempo..... hahahaha

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
13 minutes ago, Gabriel Coelho Peres disse:

Boa tarde, sardinhas!!!!
Como estão os investimentos nesse momento maravilhoso de bolsa?

Essa semana passei por uma situação curiosa enquanto dava uma ajuda para meu pai em seus investimentos e achei interessante colocar aqui para ouvir opniões a mais sobre o assunto..

Sempre entendi que durante o aluguel de ações (custodia remunerada) todos os direitos de desdobramentos, dividendos, grupamentos, bonificações e subscrições se mantem inalterado para o doador das ações..

Porém com a subscrição de ITSA4 que estamos tendo, desde o início, apareceu para mim no APP do BTG a opção de subscrever, mesmo estando com as cotas alugadas.. Ja meu pai que tem ainda seu patrimônio na corretora ao lado das 2 letrinhas, não aparecia o direito de subscrever.. Foi atrás então de seu assessor de investimentos (Cliente UNIQUE XP) e ele comentou que ja estaria resolvendo, que demoraria uns dias, mas que já estaria resolvendo e citou em algum momento sobre um ''contrato filhote''. Fiquei curioso, fui assistir novamente a aula sobre o assunto aqui no curso, não achei nada, mas pesquisando na internet achei artigos sobre isso (Achei aqui na comunidade algo também).

Alguns de vocês já tinham visto algo sobre isso? Sabem o por que na BTG por exemplo não aconteceu comigo e com ele na XP aconteceu??

PS: Sempre na luta para trazer o velho pra ca, mas a cabeça é dura e exige tempo..... hahahaha

Boa tarde, @Gabriel Coelho Peres !

Já ouvi falar uma vez.

Contrato filho tem a ver justamente com direitos de subscrição. Se você tem direitos em cima de ações que estão alugadas, salvo engano é solicitado a devolução dos ativos que estão em posse do tomador e existe um prazo para ele fazer essa devolução ao doador. Quando são devolvidas, os direitos de subscrição podem ser exercidos normalmente. E este processo de devolução é feito de forma automática pelas corretoras.

Porém, tem a hipótese dessa devolução não ser feita. Aqui que entraria como uma alternativa de criação contrato filhote (solicitado à corretora) que é um processo onde você receberá as ações subscritas no final do processo de subscrição. 

Pelo que você relata, acredito que no BTG tenham sido feito este processo de devolução automaticamente por isso seguiu o jogo sem impecílios.

Já com seu pai, a corretora pelo visto cometeu algum equívoco pois eles se pronunciaram que estão tentando resolver. Não posso afirmar que seja isso, mas me passa a impressão que o processo automático deles deu problema em algum lugar e só restou a alternativa do contrato filhote para que seu pai possa exercer os direitos da subscrição.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Passei por isso na corretora do banco laranja. Eu tinha uma quantidade residual de 100 itsa4 que estavam lá, o bruto está no BTG com a AUVP capital, ambos estão com aluguel ativo, a subscrição do BTG foi disponibilizado automaticamente, mas na outra ficou assim também, indisponível, fui no atendimento e a conversa foi a mesma, de contrato filhote, na proporção é 1 ação apenas, mas eu pedi, mais pra entender o processo, porque da a impressão que alguns contratos de aluguel não compensam. Mas não sei calcular.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...