Tava vendo uma discussão no Reddit onde o pessoal tava debatendo o significado de passivo vs ativo, quando vi me lançam uma pergunta bem interessante: "Uma ação não pagadora de dividendos em uma corretora com cobrança anual de taxa de custódia é um ativo ou passivo?"
A definição de ativo vs passivo que recebemos no curso é a seguinte:
Ativo: Tudo aquilo que coloca dinheiro no teu bolso.
Passivo: Tudo aquilo que tira dinheiro do teu bolso.
Uma casa, por exemplo, é um patrimônio passivo. Isso por que ela tira dinheiro do teu bolso com gastos de manutenção, IPTU, etc. Dito isso, se essa casa for alugada e ela gerar mais dinheiro do que gasta com manutenção, ela se torna um ativo. Seguindo essa narrativa, uma ação não pagadora de dividendos em uma corretora com cobrança anual, se tornaria um passivo? Na minha cabeça faz sentido que sim. Qual a opinião de vocês?
Pergunta
Yuri De Souza Pereira
Fala pessoal.
Tava vendo uma discussão no Reddit onde o pessoal tava debatendo o significado de passivo vs ativo, quando vi me lançam uma pergunta bem interessante: "Uma ação não pagadora de dividendos em uma corretora com cobrança anual de taxa de custódia é um ativo ou passivo?"
A definição de ativo vs passivo que recebemos no curso é a seguinte:
Uma casa, por exemplo, é um patrimônio passivo. Isso por que ela tira dinheiro do teu bolso com gastos de manutenção, IPTU, etc. Dito isso, se essa casa for alugada e ela gerar mais dinheiro do que gasta com manutenção, ela se torna um ativo. Seguindo essa narrativa, uma ação não pagadora de dividendos em uma corretora com cobrança anual, se tornaria um passivo? Na minha cabeça faz sentido que sim. Qual a opinião de vocês?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
4
4
1
1
DIAS POPULARES
15/Mar
12
Top Posters For This Question
Yuri De Souza Pereira 4 posts
Joao Marcos Bonadio De Faria 4 posts
Flavio Prado 1 post
Wesley Carvalho 1 post
DIAS POPULARES
15/Mar 2025
12 posts
Os mais famosos desse tópico
Wesley Carvalho
Uma ação que não paga dividendos não deixou de ser um ativo pois ela representa uma participação em uma empresa real, um "negócio" real. Logo, quem paga (ou deixa de) os dividendos não é "a ação", mas
Flavio Prado
@Yuri De Souza Pereira complementando os colegas, precisamos ter em mente que as definições de ATIVO e PASSIVO que usamos aqui na AUVP ESCOLA não são as definições contábeis dos termos. Usamos um para
Yuri De Souza Pereira
Fala pessoal. Tava vendo uma discussão no Reddit onde o pessoal tava debatendo o significado de passivo vs ativo, quando vi me lançam uma pergunta bem interessante: "Uma ação não pagadora de divi
Posted Images
11 respostas para essa pergunta
Recommended Posts