Jump to content

O Ouro e a Mineração de Asteróides

Recommended Posts

Fala pessoal, tudo bem?

Estou assistindo a aula sobre Reserva de Valor e lembrei de um artigo sobre isso.

Eu li um artigo, Economics of the Stars: The Future of Asteroid Mining and the Global Economy, onde em uma simulação chegaram a conclusão que em um carregamento de materiais do espaço desvalorizaria em 50%.

É uma questão complicada, pois trazendo mais riqueza para a terra, pode fazer com que tudo fique mais barato e consequentemente o "valor" relativo do ouro permaneça.

O que vocês acham disso, será que o ouro manterá seu valor?

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 hour ago, Artur Barbosa disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Estou assistindo a aula sobre Reserva de Valor e lembrei de um artigo sobre isso.

Eu li um artigo, Economics of the Stars: The Future of Asteroid Mining and the Global Economy, onde em uma simulação chegaram a conclusão que em um carregamento de materiais do espaço desvalorizaria em 50%.

É uma questão complicada, pois trazendo mais riqueza para a terra, pode fazer com que tudo fique mais barato e consequentemente o "valor" relativo do ouro permaneça.

Olha, faz todo o sentido! Imagina só: a galera minera um asteroide inteiro, traz toneladas de ouro para a Terra e, de repente, o preço do ouro cai mais rápido que a dignidade no fim do mês. O mercado entra em colapso, e a sua aliança de casamento vira troco de pão.

Mas calma, porque sempre tem quem veja o copo meio cheio. Talvez o ouro vire só mais um metal qualquer e o verdadeiro tesouro passe a ser o Wi-Fi estável ou um cafezinho que não custe um rim.

A verdade é que o valor do ouro não está só na escassez, mas também na nossa teimosia coletiva de achar que brilhar é sinônimo de riqueza. Se o mercado inundar de ouro espacial, talvez o próximo símbolo de status seja uma rocha lunar na estante — porque, convenhamos, exclusividade ainda vai valer alguma coisa.

Então, se quiser garantir seu patrimônio, talvez seja melhor começar a investir em algo realmente raro... tipo paciência para aguentar aula sobre Reserva de Valor.

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

4 horas atrás, Artur Barbosa disse:

Fala pessoal, tudo bem?

O ouro não é um material muito pesado para se encontrar livremente por aí? Se não me engano o ouro só é formado por supernovas, então ele ainda seria bem raro no espaço.

Link para compartilhar

• Criar novo...