Jump to content
  • 0

Títulos para se comprar hoje para um iniciante em investimentos

Fernando Artur Luithardt

Pergunta

Tenho cerca de 90k hoje para investimento, 90% rendendo 100% cdi em caixinhas (Comecei o Curso a pouco Tempo, já conclui o módulo de renda Fixa).

Vi alguns títulos IPCA+ 8.3% (2027 15%IR), isso seria considerado um bom investimento para o momento atual ?

Sei que a ideia é seguir o contrafluxo, mas minha dúvida é que se a taxa Selic subir (que é a previsto), Vale apenas eu investir agora neste IPCA+ 8.3% ou ele é ruim ? Pensei em prefixados pois a taxa Selic está alta de momento, mas fico em dúvida sobre caso subir mais ainda a taxa Selic, prefixados achei com 14,75% (2028 - 15%IR)

Hoje tenho dificuldade em fazer compras no melhor horário pois meu trabalho proíbe o uso de celular.

• Brabo 1
  • Sad 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
1 hora atrás, Fernando Artur Luithardt disse:

Tenho cerca de 90k hoje para investimento, 90% rendendo 100% cdi em caixinhas (Comecei o Curso a pouco Tempo, já conclui o módulo de renda Fixa).

Vi alguns títulos IPCA+ 8.3% (2027 15%IR), isso seria considerado um bom investimento para o momento atual ?

Sei que a ideia é seguir o contrafluxo, mas minha dúvida é que se a taxa Selic subir (que é a previsto), Vale apenas eu investir agora neste IPCA+ 8.3% ou ele é ruim ? Pensei em prefixados pois a taxa Selic está alta de momento, mas fico em dúvida sobre caso subir mais ainda a taxa Selic, prefixados achei com 14,75% (2028 - 15%IR)

Hoje tenho dificuldade em fazer compras no melhor horário pois meu trabalho proíbe o uso de celular.

Boa noite, @Fernando Artur Luithardt !

Vamos nos lembrar que sempre devemos fazer a compra a melhor taxa sendo oferecida no dia independente do que irá conhecer no futuro. Não temos como prever.

Hoje algumas pessoas podem julgar um título IPCA+ 8% não muito atrativo dado uma expectativa de aumento de juros. Mas e se a taxa de juros ao invés de subir, ela cair? Perderíamos uma oportunidade de um título que no final das contas tinha uma taxa interessante por conta de uma expectativa futura.

O mesmo vale para os prefixados.

Dado os títulos que estão sendo oferecidos hoje, na minha opinião IPCA+8% e prefixados na casa dos 15, não são títulos ruins.

PS: não é recomendação de compra ou venda.

• Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• 1
1 hora atrás, Fernando Artur Luithardt disse:

Que triste, Fernando! Eu também não posso entrar no sistema para comprar no melhor horário, todos os dias, mas tenho 2 dias na semana que eu consigo tá de olho nas ofertas de títulos.

Primeiro, eu acredito que a recomendação da galera seria você manter seu dinheiro no Tesouro Selic, até você terminar o curso. Eu não seguiria isso, por que estudo bem paulatinamente e demoraria muito para continuar investindo se seguisse esse conselho.

IPCA +8,3% parece uma loucura! 8% acima da inflação! Se tivesse espaço na minha carteira, eu investiria, pode não ser o melhor investimento, mas não tem como ser ruim na minha visão.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Fernando Artur Luithardt disse:

Então, todo produto de renda fixa atende a uma necessidade especifica e tem que pensar nos prazos (curto, médio e longo prazo), tem que entender pq ter aquele "produto" em carteira, basicamente tesouro selic, utilizado para ter reserva para uso imediato (curto prazo), já o IPCA+ (longo prazo) é proteger seu dinheiro contra a inflação, algo mais longo, sendo que se vc compra algo por R$100 hj, no futuro seu poder de compra será mantido, mas ele valerá mais nominalmente, nem vou trazer aqui ponto de marcação a mercado e contrafluxo.

E assim é necessário avaliar se o investimento é bom para vc, sabe... 
Qto de dinheiro vc esta disposto a investir nesse ativo por assim dizer, vc já definiu sua reserva de emergência, investir requer pensar no curto, médio e longo prazo, aí vc vai montando seu "quebra-cabeça".

Eu tenho ipca+, justamente por essa questão que lhe falei aí, me proteger da inflação, questão que meu patrimônio esta em formação, vou aportando um pouco todos meses até chegar em um valor ou % que determinei.

E na dúvida existem o simuladores do próprio tesouro direto, tem o próprio simulado do investidor sardinha  https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 1
2 horas atrás, Fernando Artur Luithardt disse:

Boa noite Fernando.

IPCA+8,3 ou Prefixado 14,75% são bons valores de rentabilidade sim. Para te ajudar melhor, precisamos saber mais, qual valor mensal poderia aportar? Essa grana "parada" tem algum uso para certo tempo já estimado? Já montou sua Reserva de Emergência? 

Mas te aconselharia a terminar o curso e descobrir ao certo qual é seu perfil de investidor e definir suas metas nas classes de ativo, para montar uma carteira melhor diversificada.

Penso assim... são 90k para investir... não deveria ser usado em um único aporte, muito menos em uma única classe de ativos.

Eu, considerando meu perfil de risco, dividiria essa grana em pelo menos 3 partes, sendo 20% Renda fixa Inflação (os IPCA+), 40% FIIS e 40% ações, claro após realizar os estudos das empresas e dos FIIs. E ainda dividiria os aportes em aproximadamente 6 a 10 meses (15k a 9k/mês), para ir sentindo suas emoções e sentindo o mercado, pegando experiência. 

Imagine se você aplica de uma vez em um dos títulos citados por você e a Selic sobe ainda mais, qual seria sua sensação?

Espero ter ajudado.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Boa noite Fernando.

IPCA+8,3 ou Prefixado 14,75% são bons valores de rentabilidade sim. Para te ajudar melhor, precisamos saber mais, qual valor mensal poderia aportar? Essa grana "parada" tem algum uso para certo tempo já estimado? Já montou sua Reserva de Emergência? 

Mas te aconselharia a terminar o curso e descobrir ao certo qual é seu perfil de investidor e definir suas metas nas classes de ativo, para montar uma carteira melhor diversificada.

Penso assim... são 90k para investir... não deveria ser usado em um único aporte, muito menos em uma única classe de ativos.

Eu, considerando meu perfil de risco, dividiria essa grana em pelo menos 3 partes, sendo 20% Renda fixa Inflação (os IPCA+), 40% FIIS e 40% ações, claro após realizar os estudos das empresas e dos FIIs. E ainda dividiria os aportes em aproximadamente 6 a 10 meses (15k a 9k/mês), para ir sentindo suas emoções e sentindo o mercado, pegando experiência. 

Imagine se você aplica de uma vez em um dos títulos citados por você e a Selic sobe ainda mais, qual seria sua sensação?

Espero ter ajudado.

Opa, Ajudou muito, 90k é o total, na minha cabeça eu conto a reserva de emergência junto pois esta no Rendendo também, mas vou separar essa parte então. quero colocar os 40% da carteira em renda fixa, vou seguir a ideia de aportar ao poucos, nem que eu leve 1 ano para realizar as compras, Obrigado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa noite, @Fernando Artur Luithardt !

Vamos nos lembrar que sempre devemos fazer a compra a melhor taxa sendo oferecida no dia independente do que irá conhecer no futuro. Não temos como prever.

Hoje algumas pessoas podem julgar um título IPCA+ 8% não muito atrativo dado uma expectativa de aumento de juros. Mas e se a taxa de juros ao invés de subir, ela cair? Perderíamos uma oportunidade de um título que no final das contas tinha uma taxa interessante por conta de uma expectativa futura.

O mesmo vale para os prefixados.

Dado os títulos que estão sendo oferecidos hoje, na minha opinião IPCA+8% e prefixados na casa dos 15, não são títulos ruins.

PS: não é recomendação de compra ou venda.

Show, Obrigado pela Resposta!, vou aportar aos poucos nestes títulos e conforme o mercado vou comprando novos futuramente.

Link para compartilhar

• Criar novo...