Jump to content
  • 0

Devo investir em Renda Fixa sem terminar o curso?

Pedro Vinícius

Pergunta

Olá,

Atualmente voltei a me dedicar o curso, pois antes estava com muito trabalho acumulado, mas vejo os vídeos do Raul dizendo que agora esta tendo uma ótima porta de oportunidades em renda fixa, agora estou terminando de rever o modulo 3 de renda fixa e começando o 4 de renda variável.

Vale a pena investir em empresas solidas , mesmo não terminando o curso, para não perder essa oportunidade ou é melhor esperar? Estou nessa duvida pois já fiz um tópico de quando é o melhor tempo de começar a investir e me recomendaram a deixar o dinheiro na Selic e terminar o curso para ter mais noção do que estou fazendo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
10 horas atrás, Pedro Vinícius disse:

Olá,

Atualmente voltei a me dedicar o curso, pois antes estava com muito trabalho acumulado, mas vejo os vídeos do Raul dizendo que agora esta tendo uma ótima porta de oportunidades em renda fixa, agora estou terminando de rever o modulo 3 de renda fixa e começando o 4 de renda variável.

Vale a pena investir em empresas solidas , mesmo não terminando o curso, para não perder essa oportunidade ou é melhor esperar? Estou nessa duvida pois já fiz um tópico de quando é o melhor tempo de começar a investir e me recomendaram a deixar o dinheiro na Selic e terminar o curso para ter mais noção do que estou fazendo.

Bom dia, @Pedro Vinícius !

Como você bem colocou e complementando nosso amigo @Artur Barbosa, o ideal é o Tesouro Selic mesmo enquanto você estuda.

Você corre um risco de gerar um desequilíbrio na carteira aportando hoje em renda fixa e lá na frente ter mais trabalho para equilibrar a carteira perdendo também o que julgar de oportunidades. Inclusive para ter essa noção maior do que estará colocando em sua carteira e firmando seus conhecimentos que ainda estão sendo consolidados.

O Tesouro Selic hoje não vai te deixar na mão. A rentabilidade não está ruim.

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Olá @Pedro Vinícius, tudo bem?

Eu acho bem difícil responder isso, pois depende muito da sua situação e perfil. Se você tem um montante não muito superior ao seu aporte mensal, talvez possa iniciar, mas de outra forma, como saberá quantos % irá investir em renda fixa.

O problema é que pode ficar desbalanceado e depois ter que ficar aportando só em RV o que pode fazer perder oportunidades. 

Lembre-se que o diagrama do cerrado, além de balancear a carteira pelo perfil, ainda força investimentos no contrafluxo, inclusive em RV.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 16/03/2025 at 21:21, Pedro Vinícius disse:

Vale a pena investir em empresas solidas , mesmo não terminando o curso, para não perder essa oportunidade ou é melhor esperar? Estou nessa duvida pois já fiz um tópico de quando é o melhor tempo de começar a investir e me recomendaram a deixar o dinheiro na Selic e terminar o curso para ter mais noção do que estou fazendo

Tava pensando exatamente sobre esse caso,  já investia antes de começar o curso e parei agora que estou fazendo. No fim conclui que é o famoso "FOMO" (Fear of Missing Out), o medo de ficar de fora e perder a oportunidade.
Hoje mesmo abri o mercado tarde so pra dar uma passeada. Depois de já ter passado o módulo de Renda Fixa a mão chega a coçar kkkk

Mas acredito no que os colegas já falaram no post, oportunidades não vão faltar, ESPECIALMENTE na renda fixa com a realidade que estamos vivendo no Brasil acho difícil os juros caírem.

Acho que no fim o segredo é só ter paciência, quantas oportunidades do século tivemos nos últimos 5-10 anos?? haha.
Eventualmente depois de já termos avançado é provável que enxerguemos essas oportunidades mesmo quando ninguém tiver falando delas
Enfim no meu ver se você quiser dar uma acalmada nessa vontade de comprar eu faria algo na linha do que disse o @Artur Barbosa e verificaria quanto do meu capital esses investimentos vão representar e não faria aportes com pressa, no longo prazo as oportunidades sempre surgem só tem que tá preparado pra elas quando vierem

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Leonardo Marques disse:

Tava pensando exatamente sobre esse caso,  já investia antes de começar o curso e parei agora que estou fazendo. No fim conclui que é o famoso "FOMO" (Fear of Missing Out), o medo de ficar de fora e perder a oportunidade.
Hoje mesmo abri o mercado tarde so pra dar uma passeada. Depois de já ter passado o módulo de Renda Fixa a mão chega a coçar kkkk

Mas acredito no que os colegas já falaram no post, oportunidades não vão faltar, ESPECIALMENTE na renda fixa com a realidade que estamos vivendo no Brasil acho difícil os juros caírem.

Acho que no fim o segredo é só ter paciência, quantas oportunidades do século tivemos nos últimos 5-10 anos?? haha.
Eventualmente depois de já termos avançado é provável que enxerguemos essas oportunidades mesmo quando ninguém tiver falando delas
Enfim no meu ver se você quiser dar uma acalmada nessa vontade de comprar eu faria algo na linha do que disse o @Artur Barbosa e verificaria quanto do meu capital esses investimentos vão representar e não faria aportes com pressa, no longo prazo as oportunidades sempre surgem só tem que tá preparado pra elas quando vierem

Boa tarde, @Leonardo Marques !

Apenas para complementar um ponto que achei bem legal que você disse.

Quantas oportunidades tivemos nos últimos 10, 15 anos. E quanto isso é refletido no futuro? Em média por aqui vemos uma jornada de investimentos de 20 anos até o pessoal atingir os objetivos desejados. Pensando que fazemos aportes mensais pelo menos uma vez no mês, estamos falando de 240 aportes. Isso sem contar que em dado momento é comum ganharmos um bom retorno de proventos (dividendos, JCP, etc) que acabe por pedir mais um aporte. Podemos estender essa quantidade de aportes totais para uns 300 tranquilo. 

Onde quero chegar com essa papagaiada toda?  😅

300 oportunidades de aproveitar muita coisa! Renda fixa, novos ciclos, "promoções" de FIIs e ações, e por aí vai.

O segredo é o que você bem pontuou: paciência. No começo somos eufóricos, não tem como negar. Mas com o passar do tempo a gente se caleja  =)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...