Post popular Heitor Rodrigo De Melo Postado Segunda-feira às 01:30 Post popular Compartilhar Postado Segunda-feira às 01:30 LEIAM COM ATENÇÃO, PRECISO DE ALGUNS MINUTOS DO SEU TEMPO Boa noite Me chamo Heitor, tenho 31 anos, faço parte de turma 42 da AUVP, moro em Salesópolis com meus pais, uma cidade com ares de interior, próxima a região metropolitana de São Paulo, sou Servidor Público Municipal na cidade de Mogi das Cruzes. Na última década, fiz muita cagada no quesito financeiro, relacionamentos que me fizeram perder uma quantia considerável em dinheiro, uma depressão em 2020 que me levou a compulsões e que me trouxeram uma dívida no cartão de crédito e cheque especial. Foi então que me vi na obrigação de tomar um empréstimo no banco que consumiram quase 5 anos da minha vida, dívida essa que consegui quitar em dezembro do ano passado (2024). Hoje estou em um relacionamento saudável, com uma mulher muito pé no chão e consciente financeiramente (assim como eu, sem muito conhecimento aprofundado em finanças), mas muito responsável financeiramente. Devido a uma década de decisões erradas, hoje me vejo sem um patrimônio construído, não tenho carro, não tenho casa nem uma reserva de emergência, muito menos dinheiro investido em renda variável, porém hoje não tenho mais dividas e estou curado da depressão, por conta disso, decidi aprender mais sobre finanças e comprar o curso da AUVP, para quem sabe, esse conhecimento contribuir para minha liberdade financeira. Temos planos de comprar nosso apartamento, para podermos construir uma vida juntos e sairmos da casa dos nossos pais. Minha dúvida é, devo alocar todos os meus esforços nesse momento em renda fixa, para conseguir viabilizar a compra do apartamento, ou devo dividir entre renda fixa e variável? Hoje minha renda líquida é de cerca de R$4000,00/mês sendo servidor público. Acabei de assumir um cargo de gerência, tendo a perspectiva de aumentar esse valor nos próximos meses. Alguém pode me dar algum conselho? 5 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Pablo Rickson Postado Segunda-feira às 02:54 Post popular Compartilhar Postado Segunda-feira às 02:54 Oi, boa noite! Tentarei dar dois dedos de ideia para te ajudar. Se você já tem ideia de que sua prioridade hoje é comprar um apartamento, então sim, eu diria que o correto seria direcionar todo o capital de investimento para a renda fixa. Mas não apenas isso: consuma livros e cursos para que sua renda aumente também. Tente fazer outros negócios por fora para gerar uma renda extra e receber em dinheiro. Dependendo do que você tiver interesse, há empresas que podem te chamar para dar uma aula ou fazer alguns bicos. Assim, você alcança o objetivo com antecedência. Espero ter ajudado, e fico feliz que tenha superado, e não se preocupe, você está na frente de 90% das pessoas. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular José Carlos Rodrigues De Azevedo Postado Segunda-feira às 03:23 Post popular Compartilhar Postado Segunda-feira às 03:23 Opa, primeiro gostaria de te parabenizar pela sua superação e dedicação. Essa semana mesmo eu vi um vídeo no canal do @raul. Com o título Financiar x alugar um imóvel. Fica de indicação para vc. Mas aproveitando a sua deixa em dizer que seu plano é constituir uma família e comprar um apartamento. Junta uma grana para entrada, e vai atrás de um financiamento. Mas estuda bem, pois no momento a taxa de juros está nas alturas e por hora está complicado né. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado Segunda-feira às 10:34 Compartilhar Postado Segunda-feira às 10:34 8 horas atrás, Heitor Rodrigo De Melo disse: LEIAM COM ATENÇÃO, PRECISO DE ALGUNS MINUTOS DO SEU TEMPO Boa noite Me chamo Heitor, tenho 31 anos, faço parte de turma 42 da AUVP, moro em Salesópolis com meus pais, uma cidade com ares de interior, próxima a região metropolitana de São Paulo, sou Servidor Público Municipal na cidade de Mogi das Cruzes. Na última década, fiz muita cagada no quesito financeiro, relacionamentos que me fizeram perder uma quantia considerável em dinheiro, uma depressão em 2020 que me levou a compulsões e que me trouxeram uma dívida no cartão de crédito e cheque especial. Foi então que me vi na obrigação de tomar um empréstimo no banco que consumiram quase 5 anos da minha vida, dívida essa que consegui quitar em dezembro do ano passado (2024). Hoje estou em um relacionamento saudável, com uma mulher muito pé no chão e consciente financeiramente (assim como eu, sem muito conhecimento aprofundado em finanças), mas muito responsável financeiramente. Devido a uma década de decisões erradas, hoje me vejo sem um patrimônio construído, não tenho carro, não tenho casa nem uma reserva de emergência, muito menos dinheiro investido em renda variável, porém hoje não tenho mais dividas e estou curado da depressão, por conta disso, decidi aprender mais sobre finanças e comprar o curso da AUVP, para quem sabe, esse conhecimento contribuir para minha liberdade financeira. Temos planos de comprar nosso apartamento, para podermos construir uma vida juntos e sairmos da casa dos nossos pais. Minha dúvida é, devo alocar todos os meus esforços nesse momento em renda fixa, para conseguir viabilizar a compra do apartamento, ou devo dividir entre renda fixa e variável? Hoje minha renda líquida é de cerca de R$4000,00/mês sendo servidor público. Acabei de assumir um cargo de gerência, tendo a perspectiva de aumentar esse valor nos próximos meses. Alguém pode me dar algum conselho? Bom dia, @Heitor Rodrigo De Melo ! Apenas complementando nossos amigos. Como você disse que ainda está sem uma reserva de emergência, comece imediatamente por ela para vocês ficarem amparados. Lembre-se que a reserva de emergência não é somente para em situações em que ficamos sem emprego (acho válido reforçar isso pois muitas vezes aparecem aqui servidores públicos que não dão atenção para a reserva por conta de estabilidade no emprego), mas também é para situações de gastos extras que não espera como, por exemplo, gastos médicos. Na minha opinião, ter este amparo e a tranquilidade de ter um valor para suprir gastos urgentes a mais que podemos ter e não sabemos quando irão chegar, é o melhor dos cenários para começar a tomar decisões maiores compra do imóvel que vocês almejam. Espero que agregue ao tema! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Michel Akio Fukuda Postado Segunda-feira às 11:26 Compartilhar Postado Segunda-feira às 11:26 Bom dia @Heitor Rodrigo De Melo! Parabéns pela superação e tudo de bom com a sua nova companheira. Apenas complementando aqui o que eu penso, também estou planejando em fazer a compra de um imóvel: - Primeiro vc já sabe quanto um imovel que vc gostaria de comprar custa? Vai te ajudar a ter uma noção de quanto vc precisaria ter para dar de entrada. - Como é servidor imagino que vc tenha condições melhores de juros no financiamento (juros horriveis agora), mas seria interessante vc já ver o quanto seria uma parcela para pagar. Isso aqui vai te ajudar a ter uma noção se com a entrada que vc planeja dar vc conseguiria encaixar no seu orçamento as parcelas. - Imagino que seja uma meta de curto/médio prazo, então me parece que renda fixa é onde me parece fazer mais sentido alocar e escolher investimentos com vencimento perto de quando vc planeja fazer a aquisição. Pq renda variável deveria ser algo para o longo prazo, vc não vai saber o quanto estará valendo na hora que vc quiser fazer a aquisição e poderá ter que vendar na baixa. - Ultimo ponto aqui é se realmente faz sentido comprar um imovel, o pessoal ai em cima já deu algumas dicas. Considerando que seja apenas vc e sua mulher talvez seja mais vantajoso morar de aluguel mesmo. Espero ter agregado de alguma forma e ter te ajudado 😁 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado Segunda-feira às 11:42 Compartilhar Postado Segunda-feira às 11:42 10 horas atrás, Heitor Rodrigo De Melo disse: LEIAM COM ATENÇÃO, PRECISO DE ALGUNS MINUTOS DO SEU TEMPO Boa noite Me chamo Heitor, tenho 31 anos, faço parte de turma 42 da AUVP, moro em Salesópolis com meus pais, uma cidade com ares de interior, próxima a região metropolitana de São Paulo, sou Servidor Público Municipal na cidade de Mogi das Cruzes. Na última década, fiz muita cagada no quesito financeiro, relacionamentos que me fizeram perder uma quantia considerável em dinheiro, uma depressão em 2020 que me levou a compulsões e que me trouxeram uma dívida no cartão de crédito e cheque especial. Foi então que me vi na obrigação de tomar um empréstimo no banco que consumiram quase 5 anos da minha vida, dívida essa que consegui quitar em dezembro do ano passado (2024). Hoje estou em um relacionamento saudável, com uma mulher muito pé no chão e consciente financeiramente (assim como eu, sem muito conhecimento aprofundado em finanças), mas muito responsável financeiramente. Devido a uma década de decisões erradas, hoje me vejo sem um patrimônio construído, não tenho carro, não tenho casa nem uma reserva de emergência, muito menos dinheiro investido em renda variável, porém hoje não tenho mais dividas e estou curado da depressão, por conta disso, decidi aprender mais sobre finanças e comprar o curso da AUVP, para quem sabe, esse conhecimento contribuir para minha liberdade financeira. Temos planos de comprar nosso apartamento, para podermos construir uma vida juntos e sairmos da casa dos nossos pais. Minha dúvida é, devo alocar todos os meus esforços nesse momento em renda fixa, para conseguir viabilizar a compra do apartamento, ou devo dividir entre renda fixa e variável? Hoje minha renda líquida é de cerca de R$4000,00/mês sendo servidor público. Acabei de assumir um cargo de gerência, tendo a perspectiva de aumentar esse valor nos próximos meses. Alguém pode me dar algum conselho? @Heitor Rodrigo De Melo fique tranquilo 31 anos , você tem tempo de conquistar suas metas … deixas sempre pé no chão para realizá-las ! patabens por vencer as dívidas e virar o jogo , isso por si será um aliado no seu jogo , pois você já viveu este lado e com certeza não quer voltar a isso ! Sigas as aulas - módulo 02 principalmente , e organize o seguinte , nesta ordem : - orçamento doméstico - reserva de emergência - renda fixa (a casa é um dinheiro carimbado não há como por isso em renda variável ) (se vocês tem esta meta e ela tem um prazo , aí vocês teriam que calcular o quanto vão aportar na meta e se terá dinheiro pra aportar na carteira , aí sim você pensaria nos investimentos ) mas recomendo que siga as aulas , de preferência com ela entendendo ao menos o racional , para que se ajudem no planejamento , no orçamento , na estratégia de investimentos , e aí as coisas vão se organizando , não tenham pressa , terminem as aulas …. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Novais Caetano Postado Segunda-feira às 11:47 Compartilhar Postado Segunda-feira às 11:47 Bom dia mano, parabéns por ter superado tudo isso não são muitos os que passaram por isso e estão aí! Dito isso, acho que vale a pena você e ela montarem uma reserva de pelo menos uns 6 meses. Enquanto isso, estudo TUDO sobre a ideia do Apto, onde vai ser, quanto vai imobilizar do patrimônio de vocês por mês, custos que vão ter(condomínio, transporte, mercados perto e afins). Com a reserva montada vocês podem decidir financiar ou continuar juntando e esperar uma janela maior. Boa sorte mano 🍀 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antonio Victor Costa Postado Segunda-feira às 11:51 Compartilhar Postado Segunda-feira às 11:51 Ola, Complementando um pouco mais tbm... Primeiro parabéns pela dedicação e transparência. O fantástico dessa comunidade é q todos até agora pelo tempo q vi estão no intuito de ajudar uns aos outros. Muito bom ver isso. Aprendo diariamente aqui. E pra vc acho q a reserva de emergência é fundamental, e pra algo com prazo determinado e objetivo claro seria renda fixa mesmo. A decisão de financiar ou não, como foi dito anteriormente, o Raul aborda esse tópico bem nos vídeos do YouTube e nas aulas tbm fala um pouco do racional dele. Termina o curso com calma, vai construindo sua reserva de emergência e aplica seus conhecimentos. Chegará a época de montar sua carteira. Tudo no seu tempo. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pablo Rickson Postado Segunda-feira às 12:22 Compartilhar Postado Segunda-feira às 12:22 Realmente não me atentei a reserva de emergência, comece por ela, é o principal, mas não é para usar no financiamento, é para emergências, uma cirurgia de emergência que você ou alguém que você ama precisar, uma demissão inesperada (sim pode acontecer mesmo no seu caso, difícil mas possível) ou algo parecido, e não deixe toda ela em um banco, faça como o Raul ensina, deixe parte em dinheiro, parte em um banco e parte rendendo, ela não é para render, é para emergência. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Claudio Barbosa Postado Segunda-feira às 16:41 Compartilhar Postado Segunda-feira às 16:41 15 horas atrás, Heitor Rodrigo De Melo disse: LEIAM COM ATENÇÃO, PRECISO DE ALGUNS MINUTOS DO SEU TEMPO Boa noite Me chamo Heitor, tenho 31 anos, faço parte de turma 42 da AUVP, moro em Salesópolis com meus pais, uma cidade com ares de interior, próxima a região metropolitana de São Paulo, sou Servidor Público Municipal na cidade de Mogi das Cruzes. Na última década, fiz muita cagada no quesito financeiro, relacionamentos que me fizeram perder uma quantia considerável em dinheiro, uma depressão em 2020 que me levou a compulsões e que me trouxeram uma dívida no cartão de crédito e cheque especial. Foi então que me vi na obrigação de tomar um empréstimo no banco que consumiram quase 5 anos da minha vida, dívida essa que consegui quitar em dezembro do ano passado (2024). Hoje estou em um relacionamento saudável, com uma mulher muito pé no chão e consciente financeiramente (assim como eu, sem muito conhecimento aprofundado em finanças), mas muito responsável financeiramente. Devido a uma década de decisões erradas, hoje me vejo sem um patrimônio construído, não tenho carro, não tenho casa nem uma reserva de emergência, muito menos dinheiro investido em renda variável, porém hoje não tenho mais dividas e estou curado da depressão, por conta disso, decidi aprender mais sobre finanças e comprar o curso da AUVP, para quem sabe, esse conhecimento contribuir para minha liberdade financeira. Temos planos de comprar nosso apartamento, para podermos construir uma vida juntos e sairmos da casa dos nossos pais. Minha dúvida é, devo alocar todos os meus esforços nesse momento em renda fixa, para conseguir viabilizar a compra do apartamento, ou devo dividir entre renda fixa e variável? Hoje minha renda líquida é de cerca de R$4000,00/mês sendo servidor público. Acabei de assumir um cargo de gerência, tendo a perspectiva de aumentar esse valor nos próximos meses. Alguém pode me dar algum conselho? VOCÊ É UM VENCEDOR, SEUS INVESTIMENTOS JÁ É SEU: SUA LIBERDADE! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts