Boa noite galera, estou criando um chek list para ver se uma empresa pode entrar na carteira ou não, abaixo coloquei as perguntas que julgo ser importante e o peso que cada uma delas tem. A ideia aqui é ter pesos diferentes pois para mim tem perguntas mais interessante que outras. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essas perguntas, mudariam, acrescentariam ou tirariam algo? Mesmo vale para as perguntas do Diagrama do Cerrado, vou colocar embaixo dessas, porem as do diagrama todas tem o mesmo peso de importância.
Para mim parecem perguntas boas, porém quando vou ver tem empresas que são consideradas boas como (Banco do Brasil) que estão com quase a mesma nota que empresas não tão boa assim (Gergau).
Para entrar na Carteira
Empresa existe a mais de 50 anos? (2 pontos)
Está em um setor perene? (Considera apenas: Energia, Saneamento, Banco e Saúde) (3 pontos)
Empresa possui mais de um público alvo com seus produtos/marcas? (Ex. Roupa de luxo e roupa barata, Veganos e não veganos, etc.) (2 ponto)
Possui 3 ou mais fontes de receitas (Ex. Vendas, cartão de crédito e Emprestimo, Aluguel de veículos, Consórcio e Venda de veículos usados) (1 ponto)
Possui Tag Along de 100%? (3 pontos)
Margem Líquida maior ou igual a seus concorrentes? (3 pontos)
Está no top 3 de Valor de Mercado frente a seus concorrentes? (2 pontos)
Possui um ROE maior que seus concorrentes? (3 pontos)
Possui ROE igual ou superior a 7% (3 pontos)
Possui um ROA maior que seus concorrentes? (2 pontos)
Empresa teve aumento de receita nos últimos 5 anos (CARG) igual ou superior a 5%? (3 pontos)
Empresa pagou ao menos 2% de D.Y. anual nos últimos 3 anos? (2 ponto)
Empressa possui um EV/EBITDA menor que seus concorrentes? (2 pontos)
Empresa possui Divida Líquida menor que o Patrimonio Líquido? (3 pontos)
PL da empresa está menor que 10? (1 ponto)
P/VP da empresa está menor que 1.8? (1 ponto)
A média da Divida Liquida/EBITDA é menor que 2%? Em todos os últimos 5 anos? (3 pontos)
O Earning Yield está igual ou maior que 10%(1 ponto)
DIAGRAMA DO CERRADO
Margem Líquida maior ou igual a seus concorrentes?
Está no top 3 de Valor de Mercado frente a seus concorrentes?
Possui um ROE maior que seus concorrentes?
Possui ROE igual ou superior a 10%
ROE da empresa está igual ou maior que o do ano passado?
Empresa teve aumento de receita nos últimos 5 anos (CARG) igual ou superior a 8%?
Empresa pagou ao menos 2% de D.Y. anual no último ano?
Empresa possui Divida Líquida menor que o Patrimonio Líquido?
A média da Dívida Líquida/EBITDA é menor que 2% no último ano?
Empresa teve prejuízo no último ano?
Margem líquida da empresa ficou igual ou aumentou em relação ao último trimestre?
As Despesas da empresa aumentaram 5% ou mais em relação ao último trimestre?
Pergunta
Ricardo Toldo
Boa noite galera, estou criando um chek list para ver se uma empresa pode entrar na carteira ou não, abaixo coloquei as perguntas que julgo ser importante e o peso que cada uma delas tem. A ideia aqui é ter pesos diferentes pois para mim tem perguntas mais interessante que outras. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essas perguntas, mudariam, acrescentariam ou tirariam algo? Mesmo vale para as perguntas do Diagrama do Cerrado, vou colocar embaixo dessas, porem as do diagrama todas tem o mesmo peso de importância.
Para mim parecem perguntas boas, porém quando vou ver tem empresas que são consideradas boas como (Banco do Brasil) que estão com quase a mesma nota que empresas não tão boa assim (Gergau).
Para entrar na Carteira
Empresa existe a mais de 50 anos? (2 pontos)
Está em um setor perene? (Considera apenas: Energia, Saneamento, Banco e Saúde) (3 pontos)
Empresa possui mais de um público alvo com seus produtos/marcas? (Ex. Roupa de luxo e roupa barata, Veganos e não veganos, etc.) (2 ponto)
Possui 3 ou mais fontes de receitas (Ex. Vendas, cartão de crédito e Emprestimo, Aluguel de veículos, Consórcio e Venda de veículos usados) (1 ponto)
Possui Tag Along de 100%? (3 pontos)
Margem Líquida maior ou igual a seus concorrentes? (3 pontos)
Está no top 3 de Valor de Mercado frente a seus concorrentes? (2 pontos)
Possui um ROE maior que seus concorrentes? (3 pontos)
Possui ROE igual ou superior a 7% (3 pontos)
Possui um ROA maior que seus concorrentes? (2 pontos)
Empresa teve aumento de receita nos últimos 5 anos (CARG) igual ou superior a 5%? (3 pontos)
Empresa pagou ao menos 2% de D.Y. anual nos últimos 3 anos? (2 ponto)
Empressa possui um EV/EBITDA menor que seus concorrentes? (2 pontos)
Empresa possui Divida Líquida menor que o Patrimonio Líquido? (3 pontos)
PL da empresa está menor que 10? (1 ponto)
P/VP da empresa está menor que 1.8? (1 ponto)
A média da Divida Liquida/EBITDA é menor que 2%? Em todos os últimos 5 anos? (3 pontos)
O Earning Yield está igual ou maior que 10%(1 ponto)
DIAGRAMA DO CERRADO
Margem Líquida maior ou igual a seus concorrentes?
Está no top 3 de Valor de Mercado frente a seus concorrentes?
Possui um ROE maior que seus concorrentes?
Possui ROE igual ou superior a 10%
ROE da empresa está igual ou maior que o do ano passado?
Empresa teve aumento de receita nos últimos 5 anos (CARG) igual ou superior a 8%?
Empresa pagou ao menos 2% de D.Y. anual no último ano?
Empresa possui Divida Líquida menor que o Patrimonio Líquido?
A média da Dívida Líquida/EBITDA é menor que 2% no último ano?
Empresa teve prejuízo no último ano?
Margem líquida da empresa ficou igual ou aumentou em relação ao último trimestre?
As Despesas da empresa aumentaram 5% ou mais em relação ao último trimestre?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
5
3
1
DIAS POPULARES
18/Mar
8
17/Mar
1
Top Posters For This Question
Ricardo Toldo 5 posts
Henrique Magalhães 3 posts
Flavio Prado 1 post
DIAS POPULARES
18/Mar 2025
8 posts
17/Mar 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Ricardo Toldo me parece que você está complicando um pouco a parte inicial das análises rsrsrs Não entendi os pesos. Você vai responder as perguntas e vai somar os pontos, e aí? O que acontece? Não e
Henrique Magalhães
@Ricardo Toldo ontem na Live eu assisti e vi os mesmos argumento, e a resposta do raul foi vem simples, voce esta comparando empresas de segmentos diferentes *ja nao faz muito sentido* Banco esta
Ricardo Toldo
Boa noite galera, estou criando um chek list para ver se uma empresa pode entrar na carteira ou não, abaixo coloquei as perguntas que julgo ser importante e o peso que cada uma delas tem. A ideia aqui
Posted Images
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts