Jump to content
  • 0

Escolhendo uma ação

Ricardo Toldo

Pergunta

Boa noite galera, estou criando um chek list para ver se uma empresa pode entrar na carteira ou não, abaixo coloquei as perguntas que julgo ser importante e o peso que cada uma delas tem. A ideia aqui é ter pesos diferentes pois para mim tem perguntas mais interessante que outras.  Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essas perguntas, mudariam, acrescentariam ou tirariam algo? Mesmo vale para as perguntas do Diagrama do Cerrado, vou colocar embaixo dessas, porem as do diagrama todas tem o mesmo peso de importância.

Para mim parecem perguntas boas, porém quando vou ver tem empresas que são consideradas boas como (Banco do Brasil) que estão com quase a mesma nota que empresas não tão boa assim (Gergau).

Para entrar na Carteira

Empresa existe a mais de 50 anos? (2 pontos)

Está em um setor perene? (Considera apenas: Energia, Saneamento, Banco e Saúde) (3 pontos)

Empresa  possui mais de um público alvo com seus produtos/marcas? (Ex. Roupa de luxo e roupa barata, Veganos e não veganos, etc.) (2 ponto)

Possui 3 ou mais fontes de receitas (Ex. Vendas, cartão de crédito e Emprestimo, Aluguel de veículos, Consórcio e Venda de veículos usados)   (1 ponto)

Possui Tag Along de 100%? (3 pontos)

Margem Líquida maior ou igual a seus concorrentes? (3 pontos)

Está no top 3 de Valor de Mercado frente a seus concorrentes? (2 pontos)

Possui um ROE maior que seus concorrentes? (3 pontos)

Possui ROE igual ou superior a 7% (3 pontos)

Possui um ROA maior que seus concorrentes? (2 pontos)

Empresa teve aumento de receita nos últimos 5 anos (CARG) igual ou superior a 5%? (3 pontos)

Empresa pagou ao menos 2% de D.Y. anual nos últimos 3 anos? (2 ponto)

Empressa possui um EV/EBITDA menor que seus concorrentes? (2 pontos)

Empresa possui Divida Líquida menor que o Patrimonio Líquido? (3 pontos)

PL da empresa está menor que 10? (1 ponto)

P/VP da empresa está menor que 1.8? (1 ponto)

A média da Divida Liquida/EBITDA é menor que 2%? Em todos os últimos 5 anos? (3 pontos)

O Earning Yield está igual ou maior que 10%(1 ponto)

DIAGRAMA DO CERRADO

Margem Líquida maior ou igual a seus concorrentes?

Está no top 3 de Valor de Mercado frente a seus concorrentes?

Possui um ROE maior que seus concorrentes?

Possui ROE igual ou superior a 10%

ROE da empresa está igual ou maior que o do ano passado? 

Empresa teve aumento de receita nos últimos 5 anos (CARG) igual ou superior a 8%?

Empresa pagou ao menos 2% de D.Y. anual no último ano?

Empresa possui Divida Líquida menor que o Patrimonio Líquido?

A média da Dívida Líquida/EBITDA é menor que 2% no último ano?

Empresa teve prejuízo no último ano?

Margem líquida da empresa ficou igual ou aumentou em relação ao último trimestre?

As Despesas da empresa aumentaram 5% ou mais em relação ao último trimestre?

• Brabo 1
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Ricardo Toldo disse:

abaixo coloquei as perguntas que julgo ser importante e o peso que cada uma delas tem. A ideia aqui é ter pesos diferentes pois para mim tem perguntas mais interessante que outras.

@Ricardo Toldo me parece que você está complicando um pouco a parte inicial das análises rsrsrs Não entendi os pesos. Você vai responder as perguntas e vai somar os pontos, e aí? O que acontece? Não entendi bem rsrsrs

Para mim as premissas iniciais são eliminatórias, ou seja, setor não é perene, não invisto, empresa com menos de 10 anos de Bolsa, não invisto. Empresa sem lucros consistentes, não invisto. Etc.

Explica um pouco mais a ideia das perguntas iniciais.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

@Ricardo Toldo me parece que você está complicando um pouco a parte inicial das análises rsrsrs Não entendi os pesos. Você vai responder as perguntas e vai somar os pontos, e aí? O que acontece? Não entendi bem rsrsrs

Para mim as premissas iniciais são eliminatórias, ou seja, setor não é perene, não invisto, empresa com menos de 10 anos de Bolsa, não invisto. Empresa sem lucros consistentes, não invisto. Etc.

Explica um pouco mais a ideia das perguntas iniciais.

Então @Flavio Prado sobre os pesos de cada questão, porque fiz, porque pra mim não é um fator determinante por exemplo a empresa ser de um setor perene ou não, posso investir na weg por exemplo e ela não ser perene, pois eu considero perene somente aqueles que mencionei ali. Mas o setor perene ele tem mais importância do que se a empresa existe a mais de 50 anos por exemplo.

Ai como funciona, essas perguntas são perguntas que criei em um forms ele já calcula o resultado pra mim em uma planilha de cada empresa, achei mais organizado dessa forma. Aí com base no valor eu vou avaliando pra ver se a empresa tem uma boa pontuação ou não para entrar na carteira.

Pensei nesse sistema de pontos justamente pq pra mim tem perguntas mais importantes do que outras, assim é mais fácil de eliminar empresas ruins.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Ricardo Toldo disse:

Empresa existe a mais de 50 anos? (2 pontos)

Está em um setor perene? (Considera apenas: Energia, Saneamento, Banco e Saúde) (3 pontos)

as duas perguntas tem o mesmo significado, setor "perene" é sobre tempo de vida (sobrevivencia e atividade da empresa), nao precisaria dobrar a pçergunta.

Empresa  possui mais de um público alvo com seus produtos/marcas? (Ex. Roupa de luxo e roupa barata, Veganos e não veganos, etc.) (2 ponto)

Possui 3 ou mais fontes de receitas (Ex. Vendas, cartão de crédito e Emprestimo, Aluguel de veículos, Consórcio e Venda de veículos usados)   (1 ponto)

Achei bem especifico mas parece uma variação da mesma pergunta, pois se a empresa apossui mais de um publico alvo naturalmente ela tera mais fontes de receitas, e no caso de fontes de receitas diferentes, vai atingir publico alvos diferentes.

Margem Líquida maior ou igual a seus concorrentes? (3 pontos)

Está no top 3 de Valor de Mercado frente a seus concorrentes? (2 pontos)

Possui um ROE maior que seus concorrentes? (3 pontos)

Possui ROE igual ou superior a 7% (3 pontos)

Possui um ROA maior que seus concorrentes? (2 pontos)

Variação de uma unica pergunta (empresa é a primeira do seu setor?) (avaliando os fundamentos e comparando os indicadores vc chega nesta resposta e fica mais simples)

PL da empresa está menor que 10? (1 ponto)

P/VP da empresa está menor que 1.8? (1 ponto)

Aqui eu faria uma Ressalva a depender do Setor, Industrias apresentam uma metrica, bancos outra metrica, tecnologia outra metrica bem distante

DIAGRAMA DO CERRADO

Empresa teve aumento de receita nos últimos 5 anos (CARG) igual ou superior a 8%?

Margem líquida da empresa ficou igual ou aumentou em relação ao último trimestre?

As perguntas do Diagrama eu revisaria todas. Uma vez que voce escolheu a empresa pra estar na sua carteira, voce precisa medir a nota de resistência dela, e não compara-la com outras ...

a ideia seria ver se a empresa se mantem com lucro, se a governança esta coerente, enfim, tem mais a ver com a performance/resiliencia da empresa no mercaod, e nao uma comparação com seu pares (ja que voce a escolheu e a ideia nao é ficar trocando de empresa dentro da carteira)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Ricardo Toldo disse:

Para mim parecem perguntas boas, porém quando vou ver tem empresas que são consideradas boas como (Banco do Brasil) que estão com quase a mesma nota que empresas não tão boa assim (Gergau).

@Ricardo Toldo ontem na Live eu assisti e vi os mesmos argumento, e a resposta do raul foi vem simples, voce esta comparando empresas de segmentos diferentes *ja nao faz muito sentido*

Banco estatal , segmento bancário

Empresa privada, segmento industrial Commoditie aço

image.png.cb0e1e726b84e9d3d77c15ee19ca4a61.png

O melhor neste caso seria comparar com empresas do mesmo setor (se o objetivo for comparar), pois esta ideia de voce achar a empresa boa e a empresa realmente ser boa, pode estar mais relacionado ao seu viés do que propriamente o resultado da analise.

image.png.74f526bbfe5fa0b8b9dce6e4b8b7c17b.png

comparar banco com banco seria mais efetivo na analise

image.png.eda077801f152a8dded71992d178994b.png

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Henrique Magalhães disse:

ontem na Live eu assisti e vi os mesmos argumento, e a resposta do raul foi vem simples, voce esta comparando empresas de segmentos diferentes *ja nao faz muito sentido*

Banco estatal , segmento bancário

Empresa privada, segmento industrial Commoditie aço

Então a ideia é fazer um unico formulário para ver se as empresas fazem sentido ou não de entrarem na carteira (exceto empresas de tecnologia). Pois ficar criando muitos formularios acaba perdendo o sentido na minha opinião .

Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

as duas perguntas tem o mesmo significado, setor "perene" é sobre tempo de vida (sobrevivencia e atividade da empresa), nao precisaria dobrar a pçergunta.

Então o Raul falou isso na live mesmo, mas não são, porque uma pergunta tem o objetivo de avaliar se a empresa é resiliente ao longo do tempo e a outra tem o objetivo de avaliar o setor que ela atua. 

Exemplo um banco vai ter uma nota maior do que uma empresa se varejo por mais que as duas tenham mais de 50 anos.

17 horas atrás, Ricardo Toldo disse:

Achei bem especifico mas parece uma variação da mesma pergunta, pois se a empresa apossui mais de um publico alvo naturalmente ela tera mais fontes de receitas, e no caso de fontes de receitas diferentes, vai atingir publico alvos diferentes.

Aqui a pergunta e resposta podem ser diferentes uma da outra, exemplo. Uma empresa pode possuir mais de um publico alvo como relógios de luxo e relógios em geral, porém ela só vende relógios, então ela só vai ter uma unica fonte de receita.

O objetivo dessas perguntas é da primeira saber se a empresa atinge mais de um  grupo, pois se atingir é melhor, possue mais possiveis clientes. O objetivo da segunda é decobrir se ela tem mais de uma fonte de receita pois se algo acontecer com aquilo que ela vende especifico ela consegue obter receita de outros lugares também

Variação de uma unica pergunta (empresa é a primeira do seu setor?) (avaliando os fundamentos e comparando os indicadores vc chega nesta resposta e fica mais simples)

Na verdade não, pois se eu colocar se uma empresa é primeira no seu setor, ela é primeira em que? Ela pode ser maior em margem liquida mais ter um ROE menor, Pode ter um ROE maior mas ter um Valor de Mercado menor, etc. 

O objetivo com essas perguntas é avaliar item por item realmente para que a melhor empresa pontue mais.

Aqui eu faria uma Ressalva a depender do Setor, Industrias apresentam uma metrica, bancos outra metrica, tecnologia outra metrica bem distante

Sim por isso essa pergunta tem o menor peso, elas valem 1 ponto enquanto outros indicadores valem 3.

As perguntas do Diagrama eu revisaria todas. Uma vez que voce escolheu a empresa pra estar na sua carteira, voce precisa medir a nota de resistência dela, e não compara-la com outras ...

a ideia seria ver se a empresa se mantem com lucro, se a governança esta coerente, enfim, tem mais a ver com a performance/resiliencia da empresa no mercaod, e nao uma comparação com seu pares (ja que voce a escolheu e a ideia nao é ficar trocando de empresa dentro da carteira)

Entendi vou mudar essas que comparam com outras empresas, mas mesmo essas que não são comparando empresas do mesmo setor acha que precisaria mudar também? Coloquei algumas comparando com o proprio indicador anterior para ver se ouve melhora ou não.

Obrigado ai pelas dicas, mas continuo precisando de ajuda ainda hahaha

@Henrique Magalhães

Link para compartilhar

• 0

@Ricardo Toldo eu recomendaria você reassistir o modulo 04. Voce esta complicando a analise, e com isso vai se complicar.

veja bem, vc justifica todas as suas respostas com um viés pessoal, logo nenhuma resposta de ninguem aqui na comunidade vai te servir, e na Live o Raul disse a mesma coisa que eu e os colegas ja te dissemos, porem voce quer estar com a razão porem não esta seguro.

Então a ideia é fazer um unico formulário para ver se as empresas fazem sentido ou não de entrarem na carteira (exceto empresas de tecnologia). Pois ficar criando muitos formularios acaba perdendo o sentido na minha opinião .

sua frase final "na minha opiniao", sendo que esta fase da análise seguem critérios, se eu quero por um banco dentro da minha carteira escolho o melhor banco ou se quero por 2 ou 3 bancos, seleciono os 2 ou 3 melhores que servem a minha estratégia.

Se vou escolher uma empresa de aço (nao devo me importar se ela é melhor ou pior que um banco, sao segmentos diferentes, e tem suas diferenças sim na analise), e é justamente por isso que se ensina entender o setor e avaliar com as empresas do próprio setor.

Então o Raul falou isso na live mesmo, mas não são, porque uma pergunta tem o objetivo de avaliar se a empresa é resiliente ao longo do tempo e a outra tem o objetivo de avaliar o setor que ela atua. 

Exemplo um banco vai ter uma nota maior do que uma empresa se varejo por mais que as duas tenham mais de 50 anos.

Com 2 perguntas assim você não chega a nada mais que criar uma variação (um viés pessoal) de perenidade, ou uma vontade pessoal de pontuar uma melhor que  a outra. Pode ser feito, pode, mas nao é o mais inteligente, e nao vai agregar muito no peso de suas empresas.

Aqui a pergunta e resposta podem ser diferentes uma da outra, exemplo. Uma empresa pode possuir mais de um publico alvo como relógios de luxo e relógios em geral, porém ela só vende relógios, então ela só vai ter uma unica fonte de receita.

O objetivo dessas perguntas é da primeira saber se a empresa atinge mais de um  grupo, pois se atingir é melhor, possue mais possiveis clientes. O objetivo da segunda é decobrir se ela tem mais de uma fonte de receita pois se algo acontecer com aquilo que ela vende especifico ela consegue obter receita de outros lugares também

entendi seu ponto de vista, mas na pratica você esta criando a variação de uma pergunta que poderia se unica - voce conseguiria inclusive dar realmente um peso mais justo transformando ela numa unica pergunta - simplificar a objetividade das perguntas vai facilitar sua pontuação. Mas voce pode manter as 2 sem problemas.

Na verdade não, pois se eu colocar se uma empresa é primeira no seu setor, ela é primeira em que? Ela pode ser maior em margem liquida mais ter um ROE menor, Pode ter um ROE maior mas ter um Valor de Mercado menor, etc. 

O objetivo com essas perguntas é avaliar item por item realmente para que a melhor empresa pontue mais.

Novamente entendo o que quer fazer, mas na pratica você está splitando varias perguntas algo que voce poderia traduziur em uma única pergunta, que vão chegar numa mesma conclusão, digamos que vc so esta deixando seu questionario maior, é questao de gosto mesmo. Nesta fase voce esta selecionando as empresas, entao a analise é fria mesmo, nao tem que querer que uma pontue mais que  a outra, mas sim selecionar a melhor empresa do setor, e que faça sentido pra voce.

Sim por isso essa pergunta tem o menor peso, elas valem 1 ponto enquanto outros indicadores valem 3.

Na verdade aqui a pergunta poderia ser algo do tipo "A empresa apresenta PL (ou  e P/VP)  adequado ao seu setor/segmento" ai vc pode dar um peso 3 ou o que achar melhor, mas avaliar individualmente (nao é uma analise generica)

19 horas atrás, Ricardo Toldo disse:

DIAGRAMA DO CERRADO

teria uma unica pergunta sobre ROE (a sua tem 3)

as perguntas sobre trimestre eu nao acho que faça sentido, as anuais até ok

(suponha que haja uma crise que balançe a empresa por uns 6 meses e ainda sim no conjunto do ano ela seja lucrativa - apos esta crise passar ela ate obtenha numeros ainda melhores. Se voce chegar a este nivel de analisar trimestre, voce vai passar as semanas de sua vida analisando balancos e RI das empresas, e pode simplesmente não chegar a lugar algum, pois é com se voce mudasse a nota de resistencia da empresa a qq marolinha)

Veja bem, nao tem pergunta certa ou errada, mas elas tem que se encaixar na sua estratégia, e tem que fazer sentido, no momento em que voce pretende escolher uma empresa pra sua carteira, e depois avaliar o peso dela em sua carteira... ou seja vai ter muitos pontos de importancia pessoal, mas as analises tem que ser mais frias mesmo.

Espero que possa ter ajudado em algo, eu sou do time mais simples, evito complicar muito minha analise. Pra que tenha uma ideia, basicamente eu selecionei alguns setores que eu queria, verifiquei os fundamentos que aprendi aqui, lucros consistentes, divida equilibrada, setores perenes , tag long, e fui checar o RI e o que a empresa fazia, nao fiz formulario nenhum, simplesmente fui olhando os fundamentos e anotando ate chegar nas que faziam sentido pra mim, e uma a uma fui incluindo na carteira.

Depois fui dando peso de resistência pra elas. Talvez em algum momento eu queira refinar mais as perguntas, mas no momento (2 anos passado e os proximos), estou focado eu melhorar aportes, que é onde acredito que posso realmente fazer diferença na minha carteira.

Mas enfim, bora estudar meu caro, vai dar certo... e espero que os demais colegas tambem colaborem para que voce consiga evoluir com as perguntas e sanar suas duvidas..

abraco

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
42 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

eu recomendaria você reassistir o modulo 04. Voce esta complicando a analise, e com isso vai se complicar.

veja bem, vc justifica todas as suas respostas com um viés pessoal, logo nenhuma resposta de ninguem aqui na comunidade vai te servir, e na Live o Raul disse a mesma coisa que eu e os colegas ja te dissemos, porem voce quer estar com a razão porem não esta seguro.

Então @Henrique Magalhães vou reassistir as aulas novamente e tentar entender de novo ai depois disso volto aqui. Mas não busco justificar ali com o intuito de querer estar certo, quero na verdade justificar pra poder mostrar o que eu estava querendo com determinada pergunta e mostrar como penso ali.

Link para compartilhar

• Criar novo...