Jump to content
  • 0

Quantidade ideal de papéis diferentes.

Guilherme Cesar Cardoso

Pergunta

Bom dia. Já invisto há algum tempo e recentemente terminei o curso e estou estudando com posso aplicar os conhecimentos adquiridos em prática.

Minha principal dificuldade no momento, é equilibrar minha carteira com um número X de ações e FIIs. Atualmente tenho 18 Ações e 15 FIIs diferentes e sei que isso é um problema, mas não estou conseguindo chegar a uma conclusão de quantos ativos mantenho (15 ações e 12 FIIs por exemplo) e quais papéis vendo para chegar a esse equilibrio.

Alguma sugestão de uma quantidade ideal de papéis e como posso avaliar quais empresas e FIIs terei que me desfazer.

Desde já agardeço.

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Guilherme Cesar Cardoso disse:

Bom dia. Já invisto há algum tempo e recentemente terminei o curso e estou estudando com posso aplicar os conhecimentos adquiridos em prática.

Minha principal dificuldade no momento, é equilibrar minha carteira com um número X de ações e FIIs. Atualmente tenho 18 Ações e 15 FIIs diferentes e sei que isso é um problema, mas não estou conseguindo chegar a uma conclusão de quantos ativos mantenho (15 ações e 12 FIIs por exemplo) e quais papéis vendo para chegar a esse equilibrio.

Alguma sugestão de uma quantidade ideal de papéis e como posso avaliar quais empresas e FIIs terei que me desfazer.

Desde já agardeço.

Boa tarde, @Guilherme Cesar Cardoso !

Vamos começar reforçando que não existe um número ideal de ativos a se ter na carteira. Vai variar de pessoa apara pessoa.

O que deixo para você pensar são dois pontos:

1 - pense em uma quantidade de ativos que você consiga acompanhar. E acompanhar que dizemos é ler relatórios, sentar para analisar os resultados, os números, as expectativas da empresa, seu desenvolvimento, etc. Não é abrir broker e ver se os preços estão em alta ou queda. Hoje você tem 33 ativos. Você tem tempo e paciência para ler 33 relatórios?

2 - cuidado com a quantidade de ativos no que diz respeito de aumentar seu risco não sistemático que é o risco inerente a uma empresa ou a um setor. Dado essa quantidade de 18 ativos, provavelmente você possui mais de um ativo dentro de uma mesmo setor. Isso pode até ser benéfico por um lado mas tem o outro que é justamente aumentar o risco da sua carteira no que diz respeito a eventos que impactem um setor em específico.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Guilherme Cesar Cardoso disse:

Desde já agardeço.

Boa noite, @Guilherme Cesar Cardoso.

Essa é a dúvida que carregamos quase que por toda nossa caminhada no caminho dos investimentos.

Como ouvimos falar muito sobre diversificação, ficamos com medo de não estarmos diversificando o suficiente e nossa carteira, por isso, sofrer. O grande problema da diversificação é que depois de um certo ponto ela deixa de ser eficiente e começa a afetar a sua rentabilidade. Se você mantém 33 ativos em carteira, divididos em porções iguais, como é o seu caro, casa ativo que representará em torno 3% da sua carteira de renda variável, dessa forma, sua valorização, a menos que seja em valores extremos, não contribuirá significativamente para sua rentabilidade. Com tantos ativos, você em um ponto de pulverização. 

Agora, colocando o que acredito, considerando os erros que cometi. Eu não teria mais que 15-18 ativos em carteira, juntando fundos e ações. São muitos relatórios para acompanhar e também, no mercado brasileiro, com mais que isso você vai ficar com muita correlação de ativos. Agora, você não precisa vender todas as suas ações ou FII que jã estão em sua carteira todos de uma vez. Vá estudando e verifique quais deles se enquandram melhor na sua estratégia. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...