Jump to content
  • 0

Montagem da minha Carteira Atual

Jefferson Da Costa Silva

Pergunta

Fala, pessoal! Depois de concluir o curso da AUVP, finalmente comecei a montar minha carteira de investimentos. Separei R$ 3.500,00 para iniciar e já aloquei  R$ 2.500,00 até agora. Ainda tenho R$ 1.000,00 para alocar e estou pensando em renda fixa para equilibrar um pouco mais a carteira.

Distribuição Atual da Carteira

Ações Nacionais – 46,95%

Fundos Imobiliários (FIIs) – 53,05%

Ações Internacionais, REITs, Criptomoedas e Renda Fixa – Ainda não investi

Ativos na Carteira

FIIs: ALZR11, GGRC11, XPLG11, KNRI11, BTLG11
 Ações: BBDC3, KLBN11, BBSE3, WEGE3

Próximo Passo: Como ainda tenho R$ 1.000,00 para investir, estava considerando alguma opção de renda fixa para trazer mais segurança à carteira. Alguma sugestão de ativos ou estratégia que possa melhorar essa diversificação? 

A ideia é ter um portfólio equilibrado e sustentável no longo prazo. O que vocês acham? Feedbacks são muito bem-vindos! 

#Investimentos #CarteiraDeInvestimentos #FundosImobiliários #Ações #RendaFixa #AUVP

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Bom dia, Jefferson

Sua carteira atualmente está com 100% de exposição a renda variável. Eu particularmente gosto de manter minha carteira com 30 a 40% em renda fixa, lembrando que a reserva de emergência não deve ser considerada como investimento e por isso, não entra nessa porcentagem.

Não sou nenhum mestre dos magos dos investimentos, mas acho que nesse momento, você deveria começar uma posição em renda fixa. Se souber aproveitar o contra fluxo, você consegue achar ótimos ativos no mercado, mas  se você não entender muito bem isso ainda, coloque em um tesouro Selic que não tem erro.

Vou deixar um link de uma postagem do Eddy Paulini que me ajudou muito a entender esse movimento de contrafluxo, mas você não precisa ter pressa para começar a querer aplicar isso tudo na prática.

De uma olhada depois e caso ainda tenha ficado com dúvidas, mande aqui para gente.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
17 horas atrás, Jefferson Da Costa Silva disse:

Fala, pessoal! Depois de concluir o curso da AUVP, finalmente comecei a montar minha carteira de investimentos. Separei R$ 3.500,00 para iniciar e já aloquei  R$ 2.500,00 até agora. Ainda tenho R$ 1.000,00 para alocar e estou pensando em renda fixa para equilibrar um pouco mais a carteira.

Distribuição Atual da Carteira

Ações Nacionais – 46,95%

Fundos Imobiliários (FIIs) – 53,05%

Ações Internacionais, REITs, Criptomoedas e Renda Fixa – Ainda não investi

Ativos na Carteira

FIIs: ALZR11, GGRC11, XPLG11, KNRI11, BTLG11
 Ações: BBDC3, KLBN11, BBSE3, WEGE3

Próximo Passo: Como ainda tenho R$ 1.000,00 para investir, estava considerando alguma opção de renda fixa para trazer mais segurança à carteira. Alguma sugestão de ativos ou estratégia que possa melhorar essa diversificação? 

A ideia é ter um portfólio equilibrado e sustentável no longo prazo. O que vocês acham? Feedbacks são muito bem-vindos! 

#Investimentos #CarteiraDeInvestimentos #FundosImobiliários #Ações #RendaFixa #AUVP

Boa tarde, @Jefferson Da Costa Silva !

Fora estes valores que você possui para começar e o valor do aporte mensal que comentou, quanto em patrimônio representam seus ativos em renda variável hoje? Tem 10 mil? 100 mil ? 

Por que eu pergunto isso? Pois pode ajudar a pensarmos melhor em como ajustar a carteira. Como você já concluiu o curso, entendo que você já fez o PIAR e definiu percentuais de classes de ativos e provavelmente foi dado um percentual em renda fixa. Ela é sempre bem vinda como o amigo @Guilherme Cesar Cardoso comentou. Pois renda fixa faz parte da diversificação e é uma ponta mais "segura" da carteira por assim dizer. Além claro de que dá para conseguirmos lucros abusivos principalmente no longo prazo que é o seu objetivo.

Depois, você pode pensar de volta na renda variável para diversificar mais sua carteira. Sinto falta de uma empresa de energia, uma de saneamento, enfim. Tem bastante coisa que talvez seja viável para explorar. 

Mas seria interessante saber mais em que momento você está.

Espero que agregue um pouquinho ao tema!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite,

Agradeço pelas feedbacks e sugestões!

Atualmente, possuo uma reserva de emergência, e possuo o valor de cerca de R$4.000, e minha intenção é começar a investir. Ainda não fiz investimentos, mas já realizei simulações e análises de valores e ações que me deram confiança para dar os primeiros passos.

Com base no meu perfil PIAR - Equilibrado, minha carteira será estruturada da seguinte forma:

Ações no Brasil: 5-15% (Estou pensando em alocar 15%)

Ações no Exterior: 5-15% (Acredito que 12% seja o ideal)

ETFs de Renda Fixa ou Variável: 10-20% (Pretendo investir cerca de 10%)

Fundos Imobiliários ou REITs: 5-10% (Estou planejando alocar 15% entre Fundos Imobiliários)

Reserva de Valor: 0-5% (Não pretendo alocar nesse momento)

Reserva de Oportunidade: 0-5% (Pretendo destinar 3% para isso)

Renda Fixa Nacional: 20-30% (Estou pensando em alocar 30%)

De forma inicial, pretendo alocar meu valor disponível, priorizando investimentos Nacionais, Fundos Imobiliários e Renda Fixa. Com o tempo, vou fazendo aportes mensais de cerca de R$500, para balancear a carteira conforme o planejado.

Mais uma vez, agradeço as orientações e fico à disposição para mais feedbacks!

Link para compartilhar

• Criar novo...