Jump to content
  • 0

Concluindo o 4º modulo do curso, mas muito inseguro principalmente em renda variável.

Pergunta

Bom dia caros colegas!

Estou concluindo o 4º modulo do curso, mas muito inseguro principalmente em renda variável. No que tange a ações, por exemplo. Acompanhando outras páginas de finanças sempre informam que é necessário gerar DARF todos os meses se houver lucro. Procede? Mas realmente eu é que tenho ainda que calcular os lucros todos os meses e gerar um DARF?E nos casos de não haver lucro, como fica minha situação perante o fisco. Como informar que houve prejuízo naquele mês? Ainda não consegui adquirir nenhuma na prática por tamanha insegurança. Não consegui entender se paga IR ou outro imposto na aquisição ou somente na venda das ações? Ou se a empresa não repassando dividendos ou na valorização da ação eu tenho que gerar algum DARF e informar o fisco? Muito inseguro ainda. E como fica o repasse para as corretoras?

E nos FIIS existe a possibilidade do Fundo não repassar os dividendos, mas sim o JCP. Neste caso o que informar ao fisco?  Nos FIis também preciso pagar algum imposto na aquisição ou apenas se eu vender as cotas?E como fica o repasse para as corretoras?

Outra dificuldade é quanto a procurar Fiis pelo app do BTG. Não consegui achar. Por exemplo, já procurei pelo HGLG11, KNRI11,BCFF11 ,mas não encontro no aplicativo. Onde poderia localizar todos os FIIS e consegui adquirir as cotas na referida pagina? Todas as corretoras não deveriam disponibilizar? Vcs compram cotas de FIIS por qual corretora? Pois por aqui não lembro de ter visto o passo a passo nas aulas... Minha esposa adquiriu pelo NUBANK os dois primeiros FIIS acima, mas lá também é limitada as opções...

No suporte fui tirar dúvidas, mas não fui atendido. Fui orientado a tirar as dúvidas aqui pela comunidade. Então peço encarecidamente  aos mais experientes se podem me auxiliar!

Desde já obrigado pela atenção e desculpe a ignorância. Primeira vez que estou estudando sobre investimento e essas sopas de letrinhas.kkk 

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @Edson Pereira Correa Junior (meu xará hahah)

Vamos lá.

4 horas atrás, Edson Pereira Correa Junior disse:

Estou concluindo o 4º modulo do curso, mas muito inseguro principalmente em renda variável. No que tange a ações, por exemplo. Acompanhando outras páginas de finanças sempre informam que é necessário gerar DARF todos os meses se houver lucro. Procede? Mas realmente eu é que tenho ainda que calcular os lucros todos os meses e gerar um DARF?E nos casos de não haver lucro, como fica minha situação perante o fisco. Como informar que houve prejuízo naquele mês? Ainda não consegui adquirir nenhuma na prática por tamanha insegurança. Não consegui entender se paga IR ou outro imposto na aquisição ou somente na venda das ações? Ou se a empresa não repassando dividendos ou na valorização da ação eu tenho que gerar algum DARF e informar o fisco? Muito inseguro ainda. E como fica o repasse para as corretoras?

E nos FIIS existe a possibilidade do Fundo não repassar os dividendos, mas sim o JCP. Neste caso o que informar ao fisco?  Nos FIis também preciso pagar algum imposto na aquisição ou apenas se eu vender as cotas?E como fica o repasse para as corretoras?

Dado essa sua insegurança, eu daria um primeiro conselho que é se atentar a estes conteúdos que você acompanha de finanças. Cada tipo de conteúdo tem o seu viés e pode ser que eles batam de frente com relação ao que você aprende aqui. Isso gera uma certa confusão e até mesmo pode aumentar essa insegurança. No seu lugar, eu focaria legal no conteúdo daqui que é bem completo para você entender mais sobre o mundo dos investimentos e depois se quiser, você volta a consumir outros conteúdos mas já com uma opinião mais formada.

Sobre DARF, como dito pelo amigo @Adryan Figueira, nem deveria ser uma preocupação por em suma nem fazemos venda de ativos aqui, exceto lá na frente, próximo da fazer de viver de renda, alguma venda seja necessária. Mas nada com o que se preocupar agora. Inclusive tem aulas que falam mais sobre isso, no módulo 7 sobre declaração, é ensinado como gerar DARF que só serão necessária em caso de venda de ativos.

No mais, pode ficar tranquilo quanto a isso. E isso vale tanto para ações como para FIIs.

Os rendimentos já possuem suas regras onde alguns tem tributação como, por exemplo o JCP das ações que são tributados em 15% ou os dividendos e proventos de FIIs que hoje são isentos.

4 horas atrás, Edson Pereira Correa Junior disse:

Outra dificuldade é quanto a procurar Fiis pelo app do BTG. Não consegui achar. Por exemplo, já procurei pelo HGLG11, KNRI11,BCFF11 ,mas não encontro no aplicativo. Onde poderia localizar todos os FIIS e consegui adquirir as cotas na referida pagina? Todas as corretoras não deveriam disponibilizar? Vcs compram cotas de FIIS por qual corretora? Pois por aqui não lembro de ter visto o passo a passo nas aulas... Minha esposa adquiriu pelo NUBANK os dois primeiros FIIS acima, mas lá também é limitada as opções...

Só para confirmar, você já tem instalado o app BTG investimentos como indicado e tem sua conta aberta lá? 

Aqui para alunos indicamos fazer os investimentos pelo BTG pois é onde a AUVP consegue oferecer benefícios. 

Você não conseguiu localizar os ativos para investir neles, seria isso? Ou você não conseguiu ver os ativos que já tem investido? 

Me desculpe, mas essa parte não ficou muito clara. Se puder explicar melhor, assim conseguimos te ajudar! Pois pode ser uma questão de liberação de função do app do BTG (que é onde conseguimos ajudar) ou precisamos entender onde está o problema para saber como melhor orientar.

Espero que ajude e estamos aqui para ajudar!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

O passo a passo do @Adryan foram bem esclarecedores. Consegui visualizar os FIIS.

E obrigado @Eddy pelos esclarecimentos também. Respondendo sua pergunta é que eu não conseguia localizar os FIIS pelo app verdinho da BTG. Mas as dicas do Adryan me ajudaram.

Obrigado pessoal.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...