Jump to content
  • 0

Duvida sobre debentures com pagamento periodico.

Ângelo Cossa Ferreira

Pergunta

Bom dia! estou com duvidas relativa ao cálculo de rendimentos das debêntures, vou descrever as minhas operações q acho q fica mais fácil de entender as duvidas depois:

a debênture em questão é a CPTM15 da Ligga telecomunicações e ela paga juros Semestral.

dia 02/09/24 comprei 3 papeis a 3.105,31 (1035,1033 cada) - No BTG indicava que estava pagando IPCA + 11,52% a.a

dia 16/09/2024 recebi cupom de juros de 144,55 (4,65% do valor investido)

dia 14/11/2024 comprei mais 7 papeis a 7.006,15 (1000,8785 cada) - BTG indicava IPCA + 12,06%a.a

dia 17/03/2024 recebi cupom de juros de 482,45 (4,77% do valor investido)

1 - Pesquisando um pouco e olhando as operações deduzi que o pagamento semestral não é sobre o juros que a esta descrito na BTG e sim uma taxa predefinida (neste caso 8,85 a.a)  sobre um valor predefinido por papel que não leva em conta o quanto vc investiu e sim o valor calculado na Ambima em função do contratos e outros fatores. é Isso certo?

2 - Com uma regra de 3 simples da pra ver q o valor sobre o qual foi aplicado o juros é de 1084,1573. Esta valor não bate nem com o PU Indicativo nem com o PU Par indicados no site da Ambima. Como calculo este valor pra saber quanto receberei semestralmente antes de comprar a Debenture? isso fica no contrato? se sim, tem alguma maneira fácil de achar isso no contrato?

3 - O valor de rendimento que o BTG mostra (Hoje esta listando IPCA + 13%) é relativo então a valorização do titulo em função da "marcação a mercado" e seu pagamento integral em no vencimento (16/09/2030) certo? ele não tem influencia nenhuma no pagamento de juros semestral.

4 - O pagamento de Juros semestral leva em conta apenas a quantidade de papeis q eu tenho na Data ex e não a quanto tempo eu tenho o valor investido certo?. Logo como o valor da debênture depende da SELIC vale a pena sempre comprar o titulo antes do pagamento de juros e deixar o dinheiro rendendo em outras aplicações até lá certo?  (Considerando que não haja variação na taxa selic ou a gente ache q vai subir)

Bom, são "só" estas duvidas rs...  agradeço desde já quem puder ajudar.

Abraços

Editado por Ângelo Cossa Ferreira
  • Brabo 1
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @Ângelo Cossa Ferreira !

On 19/03/2025 at 12:06, Ângelo Cossa Ferreira disse:

1 - Pesquisando um pouco e olhando as operações deduzi que o pagamento semestral não é sobre o juros que a esta descrito na BTG e sim uma taxa predefinida (neste caso 8,85 a.a)  sobre um valor predefinido por papel que não leva em conta o quanto vc investiu e sim o valor calculado na Ambima em função do contratos e outros fatores. é Isso certo?

É importante verificar as taxas de fato sendo auferidas nos cupons de juros pois pode haver um deságio. Vou deixar um tópico abaixo em que temos um exemplo disso e sua explicação. A explicação é sobre CRIs e CRAs, mas acredito que a lógica seja a mesma para debêntures.

E aqui faço uma observação. Pelas datas que você indicou os recebimentos, os pagamentos de cupons de juros aparentam então ser trimestrais e não semestrais.

2 - Com uma regra de 3 simples da pra ver q o valor sobre o qual foi aplicado o juros é de 1084,1573. Esta valor não bate nem com o PU Indicativo nem com o PU Par indicados no site da Ambima. Como calculo este valor pra saber quanto receberei semestralmente antes de comprar a Debenture? isso fica no contrato? se sim, tem alguma maneira fácil de achar isso no contrato?

Acredito que deva estar contido sim no contrato. Não sei dizer onde exatamente pois nunca operei com um debêntures na prática.

Contudo, ao observar os valores que você indica, os juros parecem ter sido calculados em cima do valor nominal da emissão do título (contido na lâmina de emissão do mesmo). E a variação do percentual pago provavelmente é por conta do reajuste da inflação. Como a debênture paga IPCA+, sabemos que temos aqui um componente variável que inclusive vem apresentando aumentos.

3 - O valor de rendimento que o BTG mostra (Hoje esta listando IPCA + 13%) é relativo então a valorização do titulo em função da "marcação a mercado" e seu pagamento integral em no vencimento (16/09/2030) certo? ele não tem influencia nenhuma no pagamento de juros semestral.

Respondido na primeira pergunta e no tópico anexado.

4 - O pagamento de Juros semestral leva em conta apenas a quantidade de papeis q eu tenho na Data ex e não a quanto tempo eu tenho o valor investido certo?. Logo como o valor da debênture depende da SELIC vale a pena sempre comprar o titulo antes do pagamento de juros e deixar o dinheiro rendendo em outras aplicações até lá certo?  (Considerando que não haja variação na taxa selic ou a gente ache q vai subir)

Como mencionado antes, ele deve levar em consideração o valor nominal. 

Não sei se compreendi a parte que você fala sobre compra de outro título antes do pagamento do cupom e deixar um dinheiro rendendo. Desculpe, mas para mim ficou um pouco confuso.

Espero que ajude!

Link para compartilhar

• Criar novo...