Jump to content
  • 0

Selic x Ibovespa

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Como o próprio Raul disse: “O mercado reage ao boato, no fato ela vai bem”. Basicamente, quando acontece algo que todo mundo espera, isso mostra previsibilidade, coisa que o investidor ama.

Eu pessoalmente acho que não há uma única resposta exata e sim uma soma de fatores, que irei listar alguns que me parecem fazer sentido:

1 - Todos já esperavam por isso, então estava tudo precificado. Na última reunião do COPOM de 2024, eles sinalizaram mais duas subidas de 1% para este ano, tendo sido cumprido. Mas quando essa notícia veio à tona, a bolsa despencou ainda mais no fim do ano passado.

2 - Os contratos de juros futuros (código DI1 na BMF - Bolsa de Mercadorias e Futuros) têm caído de valor, e eles são até mais importantes do que a própria SELIC, visto que é a expectativa que os juros terão em determinado prazo de vencimento. Como a bolsa precifica o futuro, logo, é relevante avaliar que os juros no futuro já estão em queda, e o mercado já está precificando isso.

3 - Apesar das controvérsias, até o momento a presidência do BC do Galípolo tem correspondido à expectativa dos investidores, onde eles lançaram uma nota que estão comprometidos a baixar a inflação. Torcer para não ser só nesses primeiros meses e, no meio disso, vire uma sequência de canetadas para auxiliar o atual governo.

Bom, essas coisas de economia são meio que ad hoc, em que não há sempre uma boa explicação com uma ou poucas respostas. Mas essas são coisas que acho que podem contribuir para o resultado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, João Pedro Cavalcante De Farias disse:

Como o Raul explicou, o IBOVESPA não é indicador tao confiável, porem eu queria saber o porquê do IBOVESPA ter disparado nesses últimos 8 dias, sabendo que o mercado já esperavam essa alta da SELIC para 14,25%.

Boa tarde, @João Pedro Cavalcante De Farias !

Difícil dizer qual foi exatamente o fator para mudança do Ibovespa. Como dito pelo amigo @Eric Henrique Dantona De Sousa, temos possivelmente um conjunto de fatores e não um específico.

Por se falar de Ibovespa, eu diria que provavelmente foi pura especulação baseados em resultados de empresas que compõem o índice. Por exemplo, a empresa SARD3 apresentou um resultado X e isso atiçou os traders em comprar que nem doido e o índice disparou.

Inclusive se de fato for isso, está aí um bom motivo para não se ater ao índice em si  😅

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...