Jump to content
  • 0

Perguntas Diagrama

Ricardo Toldo

Pergunta

Boa tarde pessoal, estou reassistindo as aulas e refazendo o diagrama do cerrado, essas são as novas perguntas, acham que preciso melhoras elas ? acrescentar ou tirar algo? 

Parece que ainda não estou conseguindo medir direito a força de uma ação que ja tenho em carteira.

ROE maior ou igual a 10%?

ROE da empresa está igual ou maior que no ano passado?

Margem Líquida está maior ou igual ao ano passado?

Teve aumento de 5% ou mais no Lucro (CARG) nos ultimos 5 anos?

Pagou 2% ou mais de DY no último ano?

Div. Líquida - Patrimonio líquido do último ano é positivo?

A Dívida Líquida/EBITDA é menor que 2% no último ano?

Empresa teve lucro no último ano?

As Despesas da empresa aumentaram 5% ou menos em relação ao último ano?

• Brabo 2
Link para compartilhar

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
40 minutes ago, Ricardo Toldo disse:

Boa tarde pessoal, estou reassistindo as aulas e refazendo o diagrama do cerrado, essas são as novas perguntas, acham que preciso melhoras elas ? acrescentar ou tirar algo? 

Parece que ainda não estou conseguindo medir direito a força de uma ação que ja tenho em carteira.

Boa tarde, @Ricardo Toldo !

Na minha opinião as perguntas estão coerentes. São perguntas que na minha opinião estão voltadas para medir o risco da empresa e consequentemente calibrar seus aportes.

Está no caminho!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Na minha opinião as perguntas estão coerentes. São perguntas que na minha opinião estão voltadas para medir o risco da empresa e consequentemente calibrar seus aportes.

Está no caminho!

Obrigado, porém acredito se ja pouca pergunta não? pois ai acaba que uma empresa ao perder um ponto ja fica com nota ruim, estou pensando em adicionais mais perguntas, faz sentido? caso sim qual eu poderia adcionar na sua opinião @Eddy Paulini? tipo o que mais eu poderia tentar detectar na empresa? endividamentos, lucro, despesas, margens, etc. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Ricardo Toldo disse:

Obrigado, porém acredito se ja pouca pergunta não? pois ai acaba que uma empresa ao perder um ponto ja fica com nota ruim, estou pensando em adicionais mais perguntas, faz sentido? caso sim qual eu poderia adcionar na sua opinião @Eddy Paulini? tipo o que mais eu poderia tentar detectar na empresa? endividamentos, lucro, despesas, margens, etc. 

@Ricardo Toldo, tudo bem companheiro?

Você já viu que tem as perguntas padrão do sistema? Eu ativei elas e vou começar por aí e a medida que sentir necessidade vou mudando ou adicionando algumas.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
8 minutes ago, Ricardo Toldo disse:

@Ricardo Toldo acho sempre importante lembrar que não tem uma quantidade certa de perguntas. De toda forma, acho legal ressaltar que você mudou bem sua visão em comparação com seus outros posts sobre o tema. Temos uma evolução aí!

Quanto ao seu questionamento de adicionar mais perguntas, volto a pergunta para você 😅

O que mais você acha relevante e/ou que lhe faça sentir confortável com a empresa? Ter uma boa margem? Ter um payout não muito elevado? Consdirar um P/L ou um P/VP ? Um crescimento de receita mesmo que não tenham havidos lucros? Um percentual mínimo ou o fato da empresa investir em si mesma?

Eu só fico de mãos atadas e dar sugestões diretas pois o que eu posso julgar importante para mim, talvez não lhe faça sentido.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Eddy Paulini disse:

P/VP

Então @Eddy Paulini sobre o P/L e P/PV eu tinha pensado em colocar eles, e o earning yeld, mas fiquei meio assim pq eles mudam conforme a cotação ai teria que  reavaliar esses itens quando fosse fazer um aporte.

3 horas atrás, Eddy Paulini disse:

você mudou bem sua visão em comparação com seus outros posts sobre o tema. Temos uma evolução aí!

E essa evolução eu tenho a agradecer muito a vc @Eddy Paulini e ao @Henrique Magalhães que ajudaram bastante nessas respostas, mas já aviso vou continuar incomodando aqui ainda pois tenho mais dúvidas hahaha

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Artur Barbosa disse:

@Ricardo Toldo, tudo bem companheiro?

Você já viu que tem as perguntas padrão do sistema? Eu ativei elas e vou começar por aí e a medida que sentir necessidade vou mudando ou adicionando algumas.

Opa tudo certo e contigo @Artur Barbosa? Eu vi mano, mas quero criar as minhas mesmo por dois motivos, aprender mais e ter as minhas perguntas para "criar o meu diagrama" quando expirar o prazo do curso.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
39 minutes ago, Ricardo Toldo disse:

Então @Eddy Paulini sobre o P/L e P/PV eu tinha pensado em colocar eles, e o earning yeld, mas fiquei meio assim pq eles mudam conforme a cotação ai teria que  reavaliar esses itens quando fosse fazer um aporte.

Há quem faça o seguinte: no dia do aporte as pessoas revisam essas perguntas do diagrama e ajustam para aportar mais ou menos levando em consideração o preço.

Mas é um método que na prática, em geral os buy and holders não veem muito sentido já que ao longo do tempo que faremos nossos sagrados aportes mensais, vamos naturalmente formando um bom preço médio.

42 minutes ago, Ricardo Toldo disse:

E essa evolução eu tenho a agradecer muito a vc @Eddy Paulini e ao @Henrique Magalhães que ajudaram bastante nessas respostas, mas já aviso vou continuar incomodando aqui ainda pois tenho mais dúvidas hahaha

Que isso, a intenção aqui é ajudar e aprendermos juntos sempre!

E bora para mais essas dúvidas haha

PS: você comentou que revisitou as aulas do módulo 4, certo? Você assistiu as aulas do módulo avançado também onde o Guilherme Matos dá umas aulas?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
17 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Mas é um método que na prática, em geral os buy and holders não veem muito sentido já que ao longo do tempo que faremos nossos sagrados aportes mensais, vamos naturalmente formando um bom preço médio.

Entendi, provavelmente eu vá fazer isso mesmo de revisar essas perguntas que analizam se a ação esta cara ou não no dia do aporte, acredito que faz mais sentido, pq se eu colocar elas no diagrama e não revisar no dia, ao meu ver elas perdem o sentido.

E bora para mais essas dúvidas haha

Em breve teremos sobre os fiis hahaha

PS: você comentou que revisitou as aulas do módulo 4, certo? Você assistiu as aulas do módulo avançado também onde o Guilherme Matos dá umas aulas?

Isso, modulo 4 e a masterclass de indicadores (que por sinal gostei muito). Sobre o módulo avançado eu comecei a assistir a primeira aula apenas mas ai não consegui mais, vou ter que começar tudo de novo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

@Eddy Paulini Cara então aplicando agora o diagrama aqui nas minhas ações me depara com o seguinte, a ação da weg tirou uma nota 0, será que essas perguntas não estão fora de contexto sei lá? ou eu quem estou querendo forçar algo? Te pergunto isso porque vejo que outras ações como por exemplo a GOAU, CPLE, BBDC, etc estão com notas maiores que ela. Sei que são de setores diferentes, mas para o diagrama isso não fez diferença ele mede a força de uma ação no geral. então a dúvida é justamente essa, será que eu estou enviesado e com preconceito de algumas ações, ai devo continuar seguindo o diagrama, ou tem realmente algo errado com minhas perguntas?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
45 minutes ago, Ricardo Toldo disse:

@Eddy Paulini Cara então aplicando agora o diagrama aqui nas minhas ações me depara com o seguinte, a ação da weg tirou uma nota 0, será que essas perguntas não estão fora de contexto sei lá? ou eu quem estou querendo forçar algo? Te pergunto isso porque vejo que outras ações como por exemplo a GOAU, CPLE, BBDC, etc estão com notas maiores que ela. Sei que são de setores diferentes, mas para o diagrama isso não fez diferença ele mede a força de uma ação no geral. então a dúvida é justamente essa, será que eu estou enviesado e com preconceito de algumas ações, ai devo continuar seguindo o diagrama, ou tem realmente algo errado com minhas perguntas?

Acho que vai ajudar fazer o seguinte:

Posta aqui pra gente as perguntas e a resposta de cada uma delas para empresa que a gente dá uma olhada  =)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Essa é a BHIA é uma ação que comprei a muitos anos porém não pretendo ter mais ela, fiz só para comparar mesmo e ela está quase igual a WEG, WEG = 0 e BHIA = -2.

Por isso que estou achando que tem alguma falha no meu diagrama, alguma questão que não deveria, ou questão que deveria e nçao está sabe.

Captura de tela 2025-03-21 182118.png

Captura de tela 2025-03-21 182148.png

Link para compartilhar

• 0
On 20/03/2025 at 16:31, Ricardo Toldo disse:

Olá Ricardo, bom dia.

Parece que você está incomodado com este tema de forma "excessiva" e que você quer usar as perguntas do diagrama para justificar ter certas ações que você "gosta" dentro da sua carteira.

As perguntas padrão do sistema já devem ter sido alteradas e revisadas algumas vezes pelo Raul e equipe ao longo da elaboração do sistema, eu sei que em uma das aulas e fala que pode ter alguma pergunta "pegadinha" e isso talvez fez você achar melhor reformular tudo de acordo com suas próprias perguntas, mas será que não está gastando mais energia que o necessário, afinal temos 42 turmas do curso que já estão rolando e mais de 30-40k de alunos usando as perguntas padrão do sistema. 

Tenta o seguinte... filtre suas perguntas e acrescente 2 ou 3 das suas perguntas ao sistema, mantendo as padrão e veja se faz sentido. 

De novo digo, está gastando muita energia nisso.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

@Ricardo Toldo, tudo bem?

Cara, estou na mesma fase que você, que agonia... Eu quero passar para a próxima etapa da análise da minha carteira, mas essa semana só consegui analisar 5 ações de 15 que tenho... Aff...

Como te disse antes, estou usando as perguntas padrão, como já fiz de 5, vou te passar a minha experiência até agora.

A primeira ação que peguei foi JBS, de cara já veio a bomba segundo a analítica, kkkk Meu assessor me ama. Nem sabia por onde começar, usei investidor10, fundamentus, fundamentei, analítica, Google e ChatGPT... Fiquei até com dor de cabeça.

Mas nas últimas, eu já comecei a entender a dinâmica, e começou a vir na cabeça algumas perguntas que poderia modificar ou adicionar.

Eu fui professor por bastante tempo e acho que para você está faltando experiência para decidir as perguntas. Eu acho que é como se fosse a primeira vez pilotando um avião e o motor do lado direito para, mas você não está sozinho, use o instrutor ao lado (perguntas padrão) até você adquirir experiência e entender a dinâmica.

As perguntas estão lá não à toa.

Espero ter ajudado.

Forte abraço.

Editado por Artur Barbosa
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Ricardo Toldo disse:

Ta na mão @Eddy Paulini
Essa é da WEG
Vou por em post separados para ficar mais facil de visualisar

Captura de tela 2025-03-21 181403.png

Captura de tela 2025-03-21 181430.png

@Ricardo Toldo eu não diria que suas perguntas estão fora de contexto como você citou anteriormente. Mas que de fato a empresa não atende aos seus critérios estabelecidos.

Na minha opinião, suas perguntas estão criteriosas visando um crescimento constante de uma empresa. Aumento de CAGR no lucro, aumento de Margem Líquida e ROE, um aumento controlado de custos.

Pegando essas perguntas e comparando diretamente com a Weg que foi seu maior questionamento agora, podemos concluir que:

A Weg é uma empresa que podemos dizer que ela está na fase de Maturidade. Existe um conceito de fases que uma empresa passa que seriam a Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. Na fase de Maturidade que é o caso da Weg, é onde ela já se encontra consolidada no mercado, seu produto está amplamente difundido e seu alvo no que tange os clientes/consumidores já foram atingidos. E é onde ela começa a enfrentar os desafios para se manter pois poderá haver competição pelo marketshare, ela precisa se reinventar e manter sua posição, competir contra novos produtos/serviços e suas margens podem começar a cair bem como seus custos podem aumentar. 

Veja que conceitualmente, de fato suas perguntas não favorecem a Weg.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...