Jump to content
  • 0

Empréstimo para investir!

Fernando Mendes

Pergunta

Sardinhas, finalizei o módulo de renda fixa e não pretendia fazer nenhuma movimentação brusca antes de finalizar o curso, porém me deparei com uma proposta de empréstimo “exclusiva” hoje que me fez pensar: “E se eu pegar essa grana e investir?”. 

Analisem comigo… 

85.800,00 na conta (48 parcelas fixas de 2.258,00) TX de 10,58% a.a. 

Ou o inimigo tá me testando ou pode ser uma “pequena” oportunidade já que encontramos hoje prefixados com taxas maiores. 

• Brabo 1
  • Esse post ficou uma merda 3
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
2 horas atrás, Fernando Mendes disse:

Sardinhas, finalizei o módulo de renda fixa e não pretendia fazer nenhuma movimentação brusca antes de finalizar o curso, porém me deparei com uma proposta de empréstimo “exclusiva” hoje que me fez pensar: “E se eu pegar essa grana e investir?”. 

Analisem comigo… 

Ou o inimigo tá me testando ou pode ser uma “pequena” oportunidade já que encontramos hoje prefixados com taxas maiores. 

a taxa é só um dos elementos do Custo Efetivo Total, CET.

as vezes tem alguma coisa escondida aí que joga o CET pra cima ou deixa ele variável.

Se o CET for abaixo do que você pega líquido num investimento pré fixado, ainda assim tem a questão da liquidez.

por que pré-fixado? pra travar a taxa, já que a do empréstimo também é travada (assumindo que seja).

e a liquidez é pra garantir que você consiga pagar as parcelas.

Isso é a matemática, mas agora pensa comigo: se o banco está oferecendo esse empréstimo pra você, e você pode emprestar pra outro (investimento), por que o banco já não empresta direto pro outro? O que o banco ganha com você no meio desse rolo?

Se é bom demais pra ser verdade, normalmente é por que não é.

tem caroço aí.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Analisem comigo… 

Boa noite, @Fernando Mendes

A taxa de juros é, de fato, muito interessante e, por isso, devem ter contrapartidas nela, correto? Essa taxa de juros está abaixo da selic, o que só ocorre para empréstimos para setores incentivados, ou seja, tem uma contrapartida. Nem o empréstimo consignado para servidores públicos está com taxas tão atrativas.

Bem, agora refletindo sobre a sua questão, considero que o risco não é interessante para quem está começando no mundo dos investimentos. Além disso, para pagar as parcelas, você precisa de líquidez, coisa que a maioria dos investimentos, com maior potencial de retorno, não vão te garantir. Hoje, você tem um redimento de 14,25% ao ano, mas esse cenário não deve se manter por muito tempo, ou será um cemitério de empresas no Brasil. 

Considerando essa particularidade de líquidez e sua trajetória inicial nos investimentos, eu te acontelharia a não correr os riscos. Talvez, ao invés de sair com um bom dinheiro, você poder sair dessa operação com uma dívida. Como colocou o colega acima, "a maçã proibida é sempre tentadora", e quase sempre te leva a perdição, eu acrescentaria. Cuidado, porque se perder antes de se achar nos investimentos pode tornar seu caminho muito mais longo que seria o caminho original e menos sedutor de investir, mês a mês, com disciplina.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Analisem comigo… 

Oi, Boa noite, posso afirmar 2 coisas

1- é tentador

2- nada rende mais que uma divida

Sugiro que qualquer proposta de divida que não seja a do imóvel para morar negue, pois nada rende mais para o prestamista que uma divida, se ele tem esse dinheiro, e quer esse rendimento ele pode colocar na RF que rende bem mais que isso hoje.

Evite ficar sabendo de empréstimos e outras coisas que te façam desviar dos seus objetivos, pois eles ficam mais tentadores com o passar do tempo até chegar o dia de você quebrar a cara, confia.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Fernando Mendes disse:

Analisem comigo… 

Bom dia Fernando.

Foge e abandona essa idéia!!!

Já ouviu falar de alavancagem em investimentos? 

Se você tem grana para pagar os 2258,00 mensais do empréstimo sem dúvidas pode aportar mais que isso ao mês. Sem o empréstimo, correto? Pra que pagar 108.384,00 por 85.800,00 e se arriscar? Imagine se, num cenário hipotético, você perde parte de sua renda e não consegue arcar com o valor de 2258,00/mês? Essa conta vai dobrar em pouco tempo.

Espero ter ajudado

"Ir devagar te leva mais longe" 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Fernando Mendes disse:

Além de todos os demais comentários não recomendando o negócio, a conta não está fechando... 10,58% a.a. em 4 anos (48 meses) ficam em 49,52% de juros totais, totalizando algo como R$128288.

No entando, 48 x R$2258 = R$108384, que seriam 26,32% em juros. Não entendi.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 20/03/2025 at 20:44, Fernando Mendes disse:

Analisem comigo… 

Alavancagem com cheirinho de cilada...   

Termine o curso!!!   kkkk  

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Olá, Fernando Mendes.

Não é muito prudente se individar para investir.

Se você tem condições de pagar essa parcela de R$ 2.258,00 reais, e mencionou a conclusão do módulo de renda fixa, é bem melhor você estudar um bom pré fixado e colocar em prática o aprendizado do contrafluxo para se posicionar bem, a longo prazo.

O Investidor de longo prazo, dorme muito mais tranquilo.

😎👍🏼

Editado por Elcimar Guimarães
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 20/03/2025 at 20:44, Fernando Mendes disse:

Analisem comigo… 

Como já foi mencionado, mas só para entender melhor: qual seria o CET?

Mesmo que o CET fosse fixo e inferior ao rendimento líquido do Tesouro Direto (considerando o desconto do Imposto de Renda e demais encargos), é sempre importante avaliar a relação risco versus retorno.

Pessoalmente, eu não seguiria esse caminho.

Link para compartilhar

• Criar novo...