Jump to content
  • 0

Como lidar com parente pedindo dinheiro?

Pergunta

Postado

Boa tarde, pessoal, tudo bem? ainda não fiz merda e antes de fazer queria opiniões externas sobre minha situação.
Hoje trabalho como Consultor a 1 ano e ganho 5000/mês, estou construindo minha reserva de emergência, minha mãe sempre trabalhadora (2x empregos) me proporcionou uma vida digna mas com diversos traumas. 

Recentemente ela necessitou trocar de casa e devido a ajuda financeira que ela me deu na minha mudança para iniciar o trabalho como consultor, ajudei ela nessa mudança (R$ 2000). Atualmente um dos trabalhos dela é cuidar de um rapaz jovem que teve um AVC, contudo, de um jovem calmo e medicado, a esposa começou a negligenciar o fornecimento de remédio.

Devido isso minha mãe resolveu sair desse paciente e pediu minha ajuda em R$1000 por mês durante 3 meses. 
Nessa situação vocês retirariam os valores da reserva de emergência ou retiram do aporte mensal (R$1250)?
Vocês acham coerente abordar a questão de organização financeira como condição de emprestar o dinheiro? A 3 meses trás ela possuia uma dívida de 5000 reais, ganhando entre 3-4 mil (com os 2 empregos) EU ACHO. Não que eu não queira mais cuidar da minha mãe mas esses episódios interferem diretamente na minha vida.

Além das minhas perguntas, fiquem a vontade para perguntar, interagir e comentar sobre! Acho que posso tirar boas reflexões sobre como lidar com a situação

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

É uma situação difícil. Eu, no seu lugar, também tentaria ajudar e, ao mesmo tempo, extrair o máximo possível da minha renda. Procuraria manter os aportes na reserva de emergência — e, se não fosse viável, seguiria a sugestão do Henrique, dividindo: metade para ajudar, metade para manter os aportes.

Mas o mais importante é conversar com sua mãe e falar sobre o dinheiro e se ela está sendo responsável ou não.

Boa sorte meu caro

Editado por Lucas Barreiros Quirino Da Cruz
  • Brabo 2
  • 0
Postado

Olá Anônimo.

Tanto faz de onde vai tirar o dinheiro, reserva ou mês. Ajude mas converse sobre as finanças dela e como ela pode sair desta dívida de 5k, se necessário ajude neste caso também, afinal você conseguiria continuar seus aportes, mesmo sabendo que ela tem problemas com uma dívida, mesmo que pequena?

Após tudo resolvido auxilie sua mãe na estruturação de uma reserva de emergência para ela. 

Você tem mais tempo para crescer e se tornar financeiramente independente do que ela!!!

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 21/03/2025 at 12:53, Convidado Anônimo disse:

Boa tarde, pessoal, tudo bem? ainda não fiz merda e antes de fazer queria opiniões externas sobre minha situação.
Hoje trabalho como Consultor a 1 ano e ganho 5000/mês, estou construindo minha reserva de emergência, minha mãe sempre trabalhadora (2x empregos) me proporcionou uma vida digna mas com diversos traumas. 

Recentemente ela necessitou trocar de casa e devido a ajuda financeira que ela me deu na minha mudança para iniciar o trabalho como consultor, ajudei ela nessa mudança (R$ 2000). Atualmente um dos trabalhos dela é cuidar de um rapaz jovem que teve um AVC, contudo, de um jovem calmo e medicado, a esposa começou a negligenciar o fornecimento de remédio.

Devido isso minha mãe resolveu sair desse paciente e pediu minha ajuda em R$1000 por mês durante 3 meses. 
Nessa situação vocês retirariam os valores da reserva de emergência ou retiram do aporte mensal (R$1250)?
Vocês acham coerente abordar a questão de organização financeira como condição de emprestar o dinheiro? A 3 meses trás ela possuia uma dívida de 5000 reais, ganhando entre 3-4 mil (com os 2 empregos) EU ACHO. Não que eu não queira mais cuidar da minha mãe mas esses episódios interferem diretamente na minha vida.

Além das minhas perguntas, fiquem a vontade para perguntar, interagir e comentar sobre! Acho que posso tirar boas reflexões sobre como lidar com a situação

Eu ajudo minha irmã e mãe quando precisam. Geralmente, elas me pagam sem juros. Mas já dei também pra não pagarem. Mas não deixo abusar a ponto de atrapalharem meus objetivos. Parece que sua mãe está bem descontrolada. Eu não acho que ela irá te ouvir sobre finanças. O que pode fazer é evitar falar sobre seus investimentos para ela. Caso contrário, ela ficará contando com isso sempre. 

• Brabo 2
  • 0
Postado

Olá,

Para minha mãe, eu nunca emprestaria, mas daria o dinheiro, desde que o tivesse.  Poderia até fazer na forma de empréstimo, mas sem contar em receber a grana, ainda mais se precisasse se apertar muito para me pagar.

Qualquer outra pessoa que me peça dinheiro emprestado, a resposta padrão é que não tenho, minha grana está toda investida e eu não tenho como resgatar.

Outro dia ouvi algo bem interessante; uma resposta boa para dar aos pedintes:  "Prefiro você zangado comigo porque não te emprestei do que eu zangado contigo porque você não me pagou".

Já tiveram excessões; já salvei amigo de infância em dificuldade, mas disse a ele que estava emprestando quando na verdade estava dando a grana de presente.  Como eu já esperava, ele não me pagou ainda, mas também não me pediu nada novamente.

• Brabo 3
  • 0
Postado
On 21/03/2025 at 11:53, Convidado Anônimo disse:

Ajudaria, uma que tem prazo estabelecido, ou seja, dia de começar e terminar. 
Além de ser sua mãe.

Nessa situação tiraria do aporte mensal, e continuaria colocando os R$250 restantes.

Empreste, mas "dê como perdido" essa grana, se voltar ótimo, senão vc não gera frustração pessoal. E assim é muito difícil mudar terceiros, acredito que ela também esteja te pedindo pq em algum momento falou que tinha, enfim ajude, tente conversar, fazer uma planilha dos gastos dela, em um papel mesmo com ela presente, se ela se sentir confortável.

Sabe o mais difícil para as pessoas , é perceber a REALIDADE, o cenário que se encontra. Eu particularmente já tentei conscientizar familiares, entretanto mesmo com esforço é difícil, tem movimentos na vida que tem quem vir de dentro, do próprio interesse. Talvez um livro, passar alguns vídeos e tal, mas mesmo assim tem que partir da pessoa a mudança.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Olá,

primeiro parabéns pela conquista tanto sua e da mãe durante a jornada de desenvolvimento na vida.

Rapaz acho q esse post do @Henrique Magalhães resumi tudo.

Para mãe acho interessante vc ajudá-la na visão de organização financeira com conselhos e entendimentos, não cobrança. Eu ajudo financeiramente tanto minha mãe, quanto meu pai, que são separados, há mais de 15 anos, mais precisamente desde os meus 23 anos de idade (o q já tem um tempinho). E te falo, eles tem uma condição financeira apertada, por escolhas erradas de ambos. E daí? Ajudo com maior prazer e alegria. Isso te fará um bem, sem igual, ao saber que seus pais podem colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente sem pensar em dívidas. Depois de tudo que fizeram por mim, é o mínimo. Lembre que ela, ajudou a formar a pessoa e caráter q vc tem hoje.

Então, ajude, fará mais bem pra vc do q ela. 

O que eu fiz com os meus, foi colocar os dois para assistir a aula da família (casal) junto comigo (sozinho com cada um) e mostrei como divido os meus gastos mensais. Assisti com minha esposa sozinho, e depois assisti com cada um deles.

Sobre de onde tirar, concordo novamente com Henrique, tiraria meio a meio entre reserva e aporte, pra não prejudicar a perda da reserva, nem de aportes.

Parabéns por cuidar dela!

On 21/03/2025 at 13:10, Henrique Magalhães disse:

Como filho eu daria seja de onde for , ela já mandou o valor e deu até prazo, e acredito que você quer ajudá-la ! Aliás parabéns para você e sua mãe nesta ajuda mútua!

Faça meio a meio, e depois repõe a reserva !

mas converse sim com ela e ajude a se organizar , já que ela diminuiu a renda dela , neste caso é mãe , então nem vejo como parente , parente seria prima , tio , tia etc , pai , mãe e irmãos (os irmãos mesmo) sempre que pudermos ajudar , acho válido ! 

• Brabo 1
  • Criar novo...