Jump to content
  • 0

Ações ou Tesouro Direto

Convidado Anônimo

Pergunta

Antes de iniciar o curso, eu já investia. Tenho dinheiro aplicado em Renda Fixa, ações e FIIs.

Porém, agora com o curso em mãos e com uma PLR recebida, surge a dúvida:
Estou no módulo 4 (ainda não concluído).
Devo investir tudo em Tesouro Direto ou seguir a mesma estratégia de antes?

A questão é que ainda não analisei minhas ações atuais para aplicar o diagrama. E deixar o dinheiro parado como saldo na corretora me parece, no mínimo, errado.
Tenho segurado esse valor desde o início do curso, mas estou pensando em alocar parte no Tesouro Direto e outra parte nas ações que já possuo e que estão mais descontadas (como, por exemplo, ações de bancos).

Detalhe: atualmente minha carteira está composta por cerca de 30% em ações de bancos e aproximadamente 15% em seguradoras — ou seja, cerca de 45% do setor financeiro.

Sei que essa concentração não é ideal em vários aspectos, e por isso decidi fazer este post de forma anônima.

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
26 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Antes de iniciar o curso, eu já investia. Tenho dinheiro aplicado em Renda Fixa, ações e FIIs.

Porém, agora com o curso em mãos e com uma PLR recebida, surge a dúvida:
Estou no módulo 4 (ainda não concluído).
Devo investir tudo em Tesouro Direto ou seguir a mesma estratégia de antes?

A questão é que ainda não analisei minhas ações atuais para aplicar o diagrama. E deixar o dinheiro parado como saldo na corretora me parece, no mínimo, errado.
Tenho segurado esse valor desde o início do curso, mas estou pensando em alocar parte no Tesouro Direto e outra parte nas ações que já possuo e que estão mais descontadas (como, por exemplo, ações de bancos).

Detalhe: atualmente minha carteira está composta por cerca de 30% em ações de bancos e aproximadamente 15% em seguradoras — ou seja, cerca de 45% do setor financeiro.

Sei que essa concentração não é ideal em vários aspectos, e por isso decidi fazer este post de forma anônima.

Boa tarde, Anônimo!

Neste caso, o aconselhável seria Tesouro Selic mesmo.

Vamos pensar. Você está agora estudando e irá aprender a analisar melhor seus ativos, formas sua estratégia, definir suas metas, tudo para alcançar seus objetivos. Aportar agora nos ativos que você já possui sem saber 100% o que está fazendo, traz um risco muito grande de aportar dinheiro em ativos que no final das contas não façam sentido na sua estratégia e até pode também desequilibrar sua carteira em vista que você ainda ira definir suas metas para classes de ativos.

A vontade de aportar é grande, eu sei. Acho que todos nós passamos por essa ansiedade ainda mais quando estamos aprendendo  😅

Mas segurar a mãozinha e tomar decisões mais assertivas depois é muito melhor.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Se você tem dúvidas em relação ao que você já investiu até aqui, e entrou aqui para aprender mais, acredito que colocar este valor em tesouro seria a melhor coisa neste momento. Sempre temos uma vontade enorme de usar logo o dinheiro que recebemos e geralmente queremos o mais arriscado. Na dúvida, vá no tesouro e aguarde até você ter mais segurança de onde irá aportar. Até porque, hoje, o tesouro está pagando um bom rendimento. Ótimo investimento.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Olá!

Você está passando por uma situação comum entre investidores que começam a estudar mais profundamente o mercado: a tensão entre seus investimentos atuais e os novos conhecimentos que está adquirindo. 

Sua concentração de 45% no setor financeiro (30% em bancos e 15% em seguradoras) representa um desequilíbrio significativo. O setor financeiro brasileiro, embora tradicionalmente resiliente, está sujeito a riscos específicos como ciclos de crédito, regulações setoriais e impactos macroeconômicos que afetam simultaneamente todas essas empresas. Quando um setor passa por dificuldades, todas as empresas daquele segmento tendem a ser afetadas de forma similar. Esta correlação elevada entre os ativos é justamente o que a diversificação busca evitar.

As ações de bancos que você menciona estarem "descontadas" podem realmente representar oportunidades, mas também refletem preocupações do mercado com o setor - seja por questões de inadimplência, concorrência de fintechs, ou perspectivas de margens menores. O "desconto" nem sempre significa apenas oportunidade, às vezes sinaliza riscos percebidos pelo mercado.

Sobre a alocação da PLR:

• Verifique se já possui uma reserva adequada (6-12 meses de despesas) em instrumentos de alta liquidez. Se não, priorize isso, porque teria uma reserva de emergência.
  • Em vez de direcionar tudo para Tesouro Direto ou manter a mesma estratégia, pense em um reequilíbrio que reduza gradualmente sua exposição ao setor financeiro.
  • O ideal seria explorar setores com baixa correlação com o financeiro: utilities, consumo básico, tecnologia ou infraestrutura podem complementar bem sua carteira.
  • Tenha em pensamento considerar separar parte dos recursos para alocação estratégica (longo prazo, baseada no diagrama que está aprendendo) e uma porção menor para alocações táticas (oportunidades de curto prazo).
  • Além do Tesouro Direto, considere construir uma escada de vencimentos com diferentes títulos públicos ou privados para balancear liquidez, rentabilidade e proteção contra diferentes cenários econômicos.

Espero que estas reflexões ajudem na sua tomada de decisão! Mas o melhor que tem é fazer o curso, falo isso por experiência própria.

Link para compartilhar

• Criar novo...