Jump to content
  • -1

Metas de curto prazo. O que fazer com o dinheiro?

Mariana Alves

Pergunta

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
10 minutes ago, Mariana Alves disse:

Olá, pessoal. 

Onde vocês costumam deixar o dinheiro que usarão para metas de curto prazo (de seis meses a um ano)?

Não sei se é melhor deixar o dinheiro para as metas todo junto rendendo numa conta com a rentabilidade de 100% do CDI ou ir colocando no tesouro selic...

Nunca fiz, mas talvez um LCI/LCA?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Mariana Alves disse:

Olá, pessoal. 

Onde vocês costumam deixar o dinheiro que usarão para metas de curto prazo (de seis meses a um ano)?

Não sei se é melhor deixar o dinheiro para as metas todo junto rendendo numa conta com a rentabilidade de 100% do CDI ou ir colocando no tesouro selic...

Renda Fixa que vencerá dentro do prazo que você demandará do dinheiro.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Mariana Alves disse:

Olá, pessoal. 

Não tem muito o que fazer é buscar um investimento em renda fixa, cdb, lci/lca, com vencimento  3,6 ou 12 meses, de maneira que vá ter aquele dinheiro a disposição.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Mariana Alves disse:

Olá, pessoal. 

Bom dia Mariana

Se você tem a data exata que precisará utilizar o dinheiro pode alocar em LCI/LCA com vencimento mais próximo a esta data.

Se você não tem a data exata pode optar por qualquer uma das duas opções que você citou, conta 100%CDI ou Selic.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Mariana Alves disse:

Olá, pessoal. 

Olá, @Mariana Alves!

Apenas complementando os colegas;

Existem chances de você ter de usar esse dinheiro antes de uma data pré-estabelecida? Se sim, sugiro o Tesouro SELIC ou um CDB de liquidez diária que renda pelo menos 100% do CDI.

Agora, se não houverem chances de resgate antecipado, procure por títulos próximos a data de vencimento. LCIs e LCAs são bem seguros e costumam se beneficiar em um período de 1 a 2 anos por conta da isenção do IR. Ou seja, se o prazo de uso do dinheiro é dentro desse período ou está chegando dentro dele, vale muito a pena conferir LCIs e LCAs.

Acrescento uma sugestão: Utilize a calculadora de renda fixa para comparar as rentabilidades dos títulos oferecidos que mais lhe atraírem no momento. Segue o link:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Por fim, não faça loucuras. Jogue seguro. Um abraço!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Fernando Mendes disse:

Oi Mariana! 
Eu deixo junto com meu caixa de oportunidades o dinheiro dessas metas. CDB de liquidez diária, 110% do CDI 😀

Fala, Fernando! Tudo bem?

Onde você encontrou esses títulos com liquidez diária rendendo 110% do CDI? O máximo que achei foi 105%, com aplicação mínima de 50 mil.

Link para compartilhar

• 0

Boa tarde @Mariana Alves, tudo bem?

Para metas de curto prazo (seis meses a um ano), tanto conta com rentabilidade de 100% do CDI quanto Tesouro Selic são boas opções, pois ambas oferecem liquidez e baixo risco.

A diferença principal é:

Conta com 100% do CDI: Geralmente tem liquidez imediata (D+0) e é isenta de IOF após 30 dias. Muitas contas digitais e bancos oferecem isso sem taxa de administração.

Tesouro Selic: Tem liquidez D+1, cobra taxa de custódia (pequena) e tem IR regressivo. Pode ter uma rentabilidade ligeiramente superior.

Para esse prazo, a simplicidade da conta com 100% do CDI pode ser vantajosa, especialmente se você não quiser se preocupar com o momento de resgate. Se a diferença de rentabilidade for importante, vale comparar as taxas efetivas nas duas opções considerando seu prazo específico.

CDBs de bancos menores com garantia FGC também podem oferecer rentabilidade superior para esse prazo.

Forte abraço!!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Fernando Mendes disse:

Oi Mariana! 
Eu deixo junto com meu caixa de oportunidades o dinheiro dessas metas. CDB de liquidez diária, 110% do CDI 😀

@Fernando Mendes há estudo mostrando que reserva de oportunidade quando estamos na fase de construção de patrimônio afeta negativamente o resultado futuro da nossa carteira. Estudo mostra que estar posicionado é melhor do que esperar uma oportunidade aparecer. O Raul do Velho Testamento tinha reserva de oportunidade e com o tempo ele percebeu que não fazia sentido, que era melhor para a carteira estar posicionado. Se repararmos, quem tem reserva de oportunidade são aqueles investidores que já possuem um patrimônio algumas dezenas de milhões investidos.

É que hoje em dia, com a Selic nas alturas, é tranquilo, porém imagina quando estava na casa dos 5%aa. Dinheiro parado esperando a oportunidade aparecer, e pior, saber quando a oportunidade apareceu mesmo.

Espero ter ajudado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
32 minutes ago, Carlos Filho disse:

A diferença principal é:

Conta com 100% do CDI: Geralmente tem liquidez imediata (D+0) e é isenta de IOF após 30 dias. Muitas contas digitais e bancos oferecem isso sem taxa de administração.

@Carlos Filho vale lembrar que estes títulos também possuem incidência de IR, igual o Tesouro Direto.

Com relação às contas de bancos digitais, cuidado que alguns, como Mercado Pago e Banco Itaú (antigo Banco iTi) remuneram a conta de forma que há recolhimento de IR de 22,50% todos os dias sobre a rentabilidade do dia, e isto em algumas semanas estará rendendo menos que 100% do CDI. O melhor é um CDB Liquidez Diária de bancão ou Tesouro Selic.

35 minutes ago, Carlos Filho disse:

Tesouro Selic: Tem liquidez D+1, cobra taxa de custódia (pequena) e tem IR regressivo. Pode ter uma rentabilidade ligeiramente superior.

O Tesouro Selic é D+0 para resgates solicitados até 13h, após este horário, o crédito fica como D+1. Então se for organizado, o Tesouro é sempre a melhor opção, mesmo havendo a taxa cobrada pelo Tesouro.

38 minutes ago, Carlos Filho disse:

CDBs de bancos menores com garantia FGC também podem oferecer rentabilidade superior para esse prazo.

Precisamos ter segurança, então bancos menores, mesmo cobertos pelo FGC, precisamos levar em consideração o risco da demora em receber o valor em caso de falência do emissor.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Vou contar minha experiência com Nubank. Eu não gosto do Nubank como banco principal, mas para metas curtas usamos as caixinhas que rendem 100% do CDI e liquidez diária. A parte de organização das caixinhas facilita muito, por isso não fico preocupado com rendimento. Pra mim não faz sentido priorizar a rentabilidade em detrimento da ajuda e organização visual.

Minha esposa não entende tanto de investimentos, mas usar as caixinhas animou muito ela porque ela fica responsável e se sente participante do processo de construção do patrimônio e organização das metas financeiras.

Exemplo: utilizamos as caixinhas para pagamento de IPTU e IPVA antecipado. Como fazemos isso? Pego o valor a vista do IPVA do último ano, e acrescento uma margem de 5%. Divido por 12 (ou 10, depende de quanto você começa a guardar) e mensalmente colocamos esse dinheiro na caixinha (OBS: a caixinha tem opção de trancar o dinheiro por mais tempo, então, o dinheiro dos primeiros aportes nós trancamos por 6 meses ou mais, aí rende mais que 100% do CDI). Quando chega na época de pagar, sacamos o dinheiro e pagamos a vista o IPVA ou qual for a conta destinada da meta. Conseguimos aprender em família a não entrar em dívidas, e os aportes mensais, como são pequenos, não pesam no orçamento. Até sobra dinheiro quando pagamos a conta, e aí consequentemente o próximo ano de "aportes" da parcela das contas são menores.

Fazemos isso para viagens também. Em geral, já damos destinos ao dinheiro das metas de forma mensal e antecipamos gatos grandes e planejados que sabemos que vão ocorrer (revisão periódica do carro, IPTU, IPVA, compra de material escolar, presentes de fim de ano, etc). O aprendizado e educação financeira desse método ajudou muito a envolver minha esposa na nossa construção de patrimônio. Tanto que hoje, quando vamos viajar, ela já vê o orçamento das caixas, planeja, pesquisa os locais com base no que temos disponível e quando queremos algo maior, nos planejamos pra isso pelas caixinhas também. Pra curto prazo, essa é minha estratégia.

O problema de tesouro Selic e alguns CDB's é que eles não oferecem essa organização visual dos aportes com objetivos. Fica aí minha dica e experiência, espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Paulo Henrique Guedes disse:

Vou contar minha experiência com Nubank. Eu não gosto do Nubank como banco principal, mas para metas curtas usamos as caixinhas que rendem 100% do CDI e liquidez diária. A parte de organização das caixinhas facilita muito, por isso não fico preocupado com rendimento. Pra mim não faz sentido priorizar a rentabilidade em detrimento da ajuda e organização visual.

Minha esposa não entende tanto de investimentos, mas usar as caixinhas animou muito ela porque ela fica responsável e se sente participante do processo de construção do patrimônio e organização das metas financeiras.

Exemplo: utilizamos as caixinhas para pagamento de IPTU e IPVA antecipado. Como fazemos isso? Pego o valor a vista do IPVA do último ano, e acrescento uma margem de 5%. Divido por 12 (ou 10, depende de quanto você começa a guardar) e mensalmente colocamos esse dinheiro na caixinha (OBS: a caixinha tem opção de trancar o dinheiro por mais tempo, então, o dinheiro dos primeiros aportes nós trancamos por 6 meses ou mais, aí rende mais que 100% do CDI). Quando chega na época de pagar, sacamos o dinheiro e pagamos a vista o IPVA ou qual for a conta destinada da meta. Conseguimos aprender em família a não entrar em dívidas, e os aportes mensais, como são pequenos, não pesam no orçamento. Até sobra dinheiro quando pagamos a conta, e aí consequentemente o próximo ano de "aportes" da parcela das contas são menores.

Fazemos isso para viagens também. Em geral, já damos destinos ao dinheiro das metas de forma mensal e antecipamos gatos grandes e planejados que sabemos que vão ocorrer (revisão periódica do carro, IPTU, IPVA, compra de material escolar, presentes de fim de ano, etc). O aprendizado e educação financeira desse método ajudou muito a envolver minha esposa na nossa construção de patrimônio. Tanto que hoje, quando vamos viajar, ela já vê o orçamento das caixas, planeja, pesquisa os locais com base no que temos disponível e quando queremos algo maior, nos planejamos pra isso pelas caixinhas também. Pra curto prazo, essa é minha estratégia.

O problema de tesouro Selic e alguns CDB's é que eles não oferecem essa organização visual dos aportes com objetivos. Fica aí minha dica e experiência, espero ter ajudado.

Obrigada pela ajuda, Paulo. 
Passei a usar as caixinhas no último mês e fiquei me perguntando se não tinha uma outra forma melhor de me organizar, já que há a incidência do IR em 22,5% se eu tirar o dinheiro nos próximos meses... 
Mas, realmente, a facilidade da organização visual é um ponto que ajuda demais. Talvez valha mesmo a pena abrir mão um pouco da rentabilidade. 

Link para compartilhar

• Criar novo...