Jump to content

Planejamento financeiro com distribuições semestrais


Recommended Posts

Sou empresário e mais de 70\% da minha renda vem de distribuições de lucros de freqüência semestral - que não é fixa mas tem sido sempre crescente. Minha renda mensal (essa sim, funciona como salário mensal fixo pago pela minha empresa pago na forma de pro-labore), em geral, cobre todos os meus custos mas sobra pouca coisa. Com algum esforço, poderia investir mensalmente os 25\% sugeridos pelo Raul Sena. Por outro lado, não 'preciso' de nada que vem dessa distribuição semestral e poderia, por esse motivo, aportá-la 100\% (cada distribuição semestral dessa equivale a quase tudo que receberia em um ano do salário mensal, mas ela não é garantida), porém sinto dificuldade justamente pelo montante maior pra ser investido de uma vez só (que parece me fazer perder oportunidades pontuais). Eu comecei a fazer o planejamento financeiro mas senti dificuldade devido a esse desequilíbrio da minha renda, já que planejamento financeiro costuma ser pensado mensalmente.
Qual é a melhor forma de planejar aportes e investimentos com esse tipo de renda?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

UMA SUGESTÃO! Sigo na mesma linha de raciocínio que o Igor Braz propôs... assim que receber esse "dividendo" semestral, divida-o em 3 ou 4 partes (talvez até em 6, caso queira aportar todo mês) faça um investimento de liquidez diária, ou utilize uma conta dessas que rende 100\% do CDI, de preferencia que seja garantida pelo FGC. Conforme o forem surgindo oportunidades, vai sacando e transferindo para a sua corretora para aportar.
Link para compartilhar
Share on other sites

Rafael Augusto Mendes Moreira No meu caso, meu primeiro objetivo foi conhecer bem meu perfil de investidor. Depois minhas necessidades financeiras de curto, médio e longo prazo. Tendo isso em mente eu estabeleci alguns objetivos e comecei fazendo aportes mensais enquanto lia, estudava e fazia o curso.
Fiz isso por alguns meses e, com mais clareza acerca dos meus objetivos e estratégias, fiz um aporte maior em renda variável agora em julho. Mas não teria feito esse aporte se não tivesse certeza que os preços dos ativos estavam bons. Caso contrário teria deixado essa grana em renda fixa e continuaria com aportes menores.
Eu não vejo problema em tacar pau num aporte grande se você souber o que está fazendo. Você corre risco de perder uma oportunidade pontual, mas também corre risco de ver a renda fixa cair e a variável ficar cara.
Mas o maior risco a meu ver é realmente não saber o que está fazendo. Tendo concluído o curso e com um pouco de prática, naturalmente você vai acabar sabendo o que fazer, seja segurando para fazer aportes pontuais, seja aportando tudo de uma vez, até porque essa escolha vai estar intimamente ligada com o cenário econômico atual.
Link para compartilhar
Share on other sites

Rafael Augusto Mendes Moreira como disse o Renzo Nogueira Margotto, o primeiro passo é saber o seu perfil, e finalizando a AUVP e sabendo o que está fazendo, ficará mais fácil saber o quê e como fazer. E como falou o Gonçalves Filho, uma opção seria dividir este recebimento semestral em valores para aportes mensais, porém cuidado com o IOF, pois os primeiros 30 dias de um CDB de liquidez diária, ou uma conta em banco digital, se você mexer no valor com menos de 30 dias do investimento, o IOF destrói a rentabilidade.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...