Vitória Siqueira Postado Segunda-feira às 13:10 Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:10 Bom dia, pessoal! Tenho uma dúvida: quando vocês reinvestem dividendos, reinvestem nas mesmas ações das quais receberam os dividendos ou reinvestem em outras ações/títulos, incluindo renda fixa? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
1 Antonio Victor Costa Postado Segunda-feira às 13:28 Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:28 Ola, Complementando nosso amigo.... A grande máxima dos dividendos é reinvestir pra fazer os juros compostos trabalharem pra vc, além do efeito bola de neve, vc aumenta seu patrimônio. Não precisa ser no mesmo ativo nem na mesma classe em si.... Exemplo, nada impede de vc usar um dividendo q recebeu de ação pra comprar fundo imobiliário, desde q seja o momento de rebalancear com fundo imobiliário caso seu diagrama indique. O importante é fazer o aporte e não usar esse dividendo pra gastar. Exemplo: comprar um óculos escuro. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
1 Artur Barbosa Postado Segunda-feira às 13:36 Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:36 Oi @Vitória Siqueira, tudo bem? O nome já é sucesso! Meu plano é o seguinte, pego o aporte mensal somo com o dinheiro na conta investimento (dividendos) e jogo no diagrama... 3 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Adryan Figueira Postado Segunda-feira às 13:22 Post popular Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:22 10 minutes ago, Vitória Siqueira disse: Bom dia, pessoal! Tenho uma dúvida: quando vocês reinvestem dividendos, reinvestem nas mesmas ações das quais receberam os dividendos ou reinvestem em outras ações/títulos, incluindo renda fixa? Falo por mim, nao sei como os outros fazem mas eu reinvisto geral, nao diferencio qual dividendo e de cada empresa, apenas separo os valores que vou investir e mando bala nao sei em qual estagio do curso voce esta, mas se voce ja tem a ferramente da auvp que te direciona em qual area da sua carteira voce deve fazer o aporte, eu pegaria e aportaria nela sem se preocupar de onde vem cada dividendo 3 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Vitória Siqueira Postado Segunda-feira às 13:36 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:36 13 minutes ago, Adryan Figueira disse: Falo por mim, nao sei como os outros fazem mas eu reinvisto geral, nao diferencio qual dividendo e de cada empresa, apenas separo os valores que vou investir e mando bala nao sei em qual estagio do curso voce esta, mas se voce ja tem a ferramente da auvp que te direciona em qual area da sua carteira voce deve fazer o aporte, eu pegaria e aportaria nela sem se preocupar de onde vem cada dividendo Eu já finalizei o curso de já fiz o PIAR. Mas como ainda estou estudando novas empresas e fundos, pretendo reinvestir esses dividendos em renda fixa até me sentir segura para investir em novas ações e fundos após os estudos. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Vitória Siqueira Postado Segunda-feira às 13:38 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:38 Just now, Artur Barbosa disse: Oi @Vitória Siqueira, tudo bem? O nome já é sucesso! Meu plano é o seguinte, pego o aporte mensal somo com o dinheiro na conta investimento (dividendos) e jogo no diagrama... A Vitória é certa por aqui rs Então, como ainda tenho poucos investimentos em renda variável - na verdade apenas 1, o diagrama ainda não é válido para ser utilizado como orientador dos investimentos :/ Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adryan Figueira Postado Segunda-feira às 13:38 Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:38 1 minute ago, Vitória Siqueira disse: Eu já finalizei o curso de já fiz o PIAR. Mas como ainda estou estudando novas empresas e fundos, pretendo reinvestir esses dividendos em renda fixa até me sentir segura para investir em novas ações e fundos após os estudos. E uma boa estrategia, assim voce garante que nao vai se arrepender dps, ou pelo menos diminui as chances hahaha Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Artur Barbosa Postado Segunda-feira às 13:44 Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:44 5 minutes ago, Vitória Siqueira disse: Eu já finalizei o curso de já fiz o PIAR. Mas como ainda estou estudando novas empresas e fundos, pretendo reinvestir esses dividendos em renda fixa até me sentir segura para investir em novas ações e fundos após os estudos. Entendi, enquanto estiver estudando, o que pode fazer é usar o diagrama, mas o que ele separa para RV você pode guardar em Tesouro Selic, assim que tiver algumas empresas, começa a distribuir aos poucos. Depende também do seu aporte mensal. Porque, se colocar em títulos longos que sofrem com marcação a mercado, pode ser mais difícil de rebalancear depois. É difícil decidir a estratégia, né? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Artur Barbosa Postado Segunda-feira às 13:48 Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:48 @Vitória Siqueira, vou me usar como exemplo. Eu já tinha uma carteira, montada por assessor, toda desbalanceada e para rebalancear somente com os aportes mensais, pelos meu cálculos, demoraria 74 anos... 🤪 Ou seja, vou ter que vender algumas coisas tentando reduzir os danos. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Kaique Martins Marques Postado Segunda-feira às 13:55 Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:55 40 minutes ago, Vitória Siqueira disse: Bom dia, pessoal! Tenho uma dúvida: quando vocês reinvestem dividendos, reinvestem nas mesmas ações das quais receberam os dividendos ou reinvestem em outras ações/títulos, incluindo renda fixa? Vitória, tudo bem ? Se ainda não estudou as empresas que tem em mente, realmente é mais seguro deixar em uma renda fixa porém, aí já seria uma escolha pessoal minha. Deixaria em algum cdb de liquidez diária ou caixinhas e iria estudar para não perder o time e deixar esses dividendos lá parados. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Sergio Tanaka Postado Segunda-feira às 14:13 Compartilhar Postado Segunda-feira às 14:13 eu: jamais eu avalio as melhores oportunidades da minha carteira e aplico nelas pq? pra potencializar o retorno destes dividendos Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Bolívar Luiz Postado Segunda-feira às 15:27 Compartilhar Postado Segunda-feira às 15:27 2 horas atrás, Vitória Siqueira disse: Bom dia, pessoal! Tenho uma dúvida: quando vocês reinvestem dividendos, reinvestem nas mesmas ações das quais receberam os dividendos ou reinvestem em outras ações/títulos, incluindo renda fixa? Boa tarde, @Vitória Siqueira! Apenas complementando os colegas, considere o seguinte: Você busca potencializar o efeito dos juros compostos na sua carteira como um todo. Para isso, deve manter sua carteira balanceada durante seus aportes. Todo dividendo, no momento de construção de patrimônio, deve ser utilizado para potencializar os efeitos dos juros compostos e muitas vezes a empresa que os distribuiu não será a melhor oportunidade na sua carteira no momento. Às vezes esses dividendos vieram de empresas que você colocou de quarentena ou de empresas ruins que tem em carteira (aquelas da ponta do triângulo invertido apresentado no módulo 4), ou de empresas muito esticadas, etc. Como saber quais são as melhores oportunidades para você, então? Diagrama do Cerrado. Ele vai nortear os seus aportes independente da origem desse dinheiro e talvez você descubra até mesmo que a melhor oportunidade para você agora não está nem sequer em renda variável. Espero ter acrescentado! 1 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Vitória Siqueira Postado Segunda-feira às 15:44 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 15:44 1 hora atrás, Artur Barbosa disse: Entendi, enquanto estiver estudando, o que pode fazer é usar o diagrama, mas o que ele separa para RV você pode guardar em Tesouro Selic, assim que tiver algumas empresas, começa a distribuir aos poucos. Depende também do seu aporte mensal. Porque, se colocar em títulos longos que sofrem com marcação a mercado, pode ser mais difícil de rebalancear depois. É difícil decidir a estratégia, né? No momento eu estou colocando em prática o contrafluxo e investindo em títulos prefixados, já que a taxa selic está alta... e quando estiver mais segura pra investir em renda variável, uso a renda mensal para isso! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Vitória Siqueira Postado Segunda-feira às 15:46 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 15:46 1 hora atrás, Kaique Martins Marques disse: Vitória, tudo bem ? Se ainda não estudou as empresas que tem em mente, realmente é mais seguro deixar em uma renda fixa porém, aí já seria uma escolha pessoal minha. Deixaria em algum cdb de liquidez diária ou caixinhas e iria estudar para não perder o time e deixar esses dividendos lá parados. Valeu pela resposta Kaique! Pensei em usar esses dividendos para investir em títulos prefixados, já que a taxa selic tá alta... e depois, quando eu estiver me sentindo mais segura para investir em renda variável, usar a renda mensal para comprar ações de outras empresas e fundos imobiliários! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Carlos Filho Postado Segunda-feira às 19:06 Compartilhar Postado Segunda-feira às 19:06 Olá @Vitória Siqueira, tudo bem? Na verdade, isso varia bastante entre os investidores! Tem gente que prefere pegar os dividendos e comprar mais ações da mesma empresa - especialmente quem acredita muito naquela empresa a longo prazo. É como dizer "essa empresa já me deu retorno, vou apostar mais nela". Outros já usam os dividendos como uma oportunidade para diversificar. Por exemplo, percebem que a carteira está muito concentrada em bancos e usam os dividendos para comprar um pouco de indústria ou tecnologia. Alguns também misturam renda variável com renda fixa - pegam os dividendos das ações para comprar um CDB ou Tesouro Direto, equilibrando o risco da carteira. Aqui no Brasil a gente não tem aqueles sistemas automáticos de reinvestimento que existem nos EUA (DRIPs), então você tem essa liberdade de escolher o destino do dinheiro a cada pagamento. No fim, não existe certo ou errado - depende do seu perfil e objetivos. Forte abraço. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Mauricio Demonti Amorim Postado ontem às 00:31 Compartilhar Postado ontem às 00:31 Boa noite @Vitória Siqueira! Tudo certinho? Eu particularmente coloco tudo no montante que vou investir e jogo o valor no Diagrama do Cerrado mesmo. Por exemplo, vou aportar 1000 reais esse mês e na minha conta já tinham 100 reais de dividendos/JCP, coloco 1100 no Diagrama e o que ele mandar aportar é onde vou realocar, não reinvestindo especificamente no papel que me rendeu algo. Valeuu!! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Vitória Siqueira
Bom dia, pessoal!
Tenho uma dúvida: quando vocês reinvestem dividendos, reinvestem nas mesmas ações das quais receberam os dividendos ou reinvestem em outras ações/títulos, incluindo renda fixa?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
5
3
2
1
DIAS POPULARES
24/Mar
15
25/Mar
1
Top Posters For This Question
Vitória Siqueira 5 posts
Artur Barbosa 3 posts
Adryan Figueira 2 posts
Carlos Filho 1 post
DIAS POPULARES
24/Mar 2025
15 posts
25/Mar 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Adryan Figueira
Falo por mim, nao sei como os outros fazem mas eu reinvisto geral, nao diferencio qual dividendo e de cada empresa, apenas separo os valores que vou investir e mando bala nao sei em qu
Artur Barbosa
Oi @Vitória Siqueira, tudo bem? O nome já é sucesso! Meu plano é o seguinte, pego o aporte mensal somo com o dinheiro na conta investimento (dividendos) e jogo no diagrama...
Antonio Victor Costa
Ola, Complementando nosso amigo.... A grande máxima dos dividendos é reinvestir pra fazer os juros compostos trabalharem pra vc, além do efeito bola de neve, vc aumenta seu patrimônio
15 respostas para essa pergunta
Recommended Posts