Jump to content
  • 0

empresas de consultoria de ti

Convidado Anônimo

Pergunta

Atualmente, trabalho como CLT.
Tenho mais de 10 anos de experiência com Java, React, Python e Node.js.
Atualmente, atuo como engenheiro de plataformas e penso em seguir o ramo de consultoria, voltado para quem já é empresário.

O que eu deveria levar em consideração?

Certificações em nome da empresa?

Penso que só abrir o CNPJ não vai me fazer faturar.
Alguma ideia?
Ainda estou montando o plano, mas toda contribuição é bem-vinda.

Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Já tive uma empresa de desenvolvimento de software, mas basicamente, eram produtos internos, não eram soluções que vendiamos, faturavamos diretamente com os clientes nesses produtos. Poucas vezes faziamos sistemas e sites para outros clientes.

Meu ponto é: vai ser sozinho nessa jornada? Quando você diz ser consultoria, é uma empresa de consultoria ou você atuando como pj?

Qual o objetivo? Só fugir da CLT ou essa empresa tem um alvo a chegar?

Abrir uma empresa é um puta saco, já adianto. Eu e meus sócios quisemos fazer muita coisa do jeito "certo na lei" e ignoramos coisas como: ter um contador ponta firme ou confiarmos demais em um amigo que colocamos no trampo. Se eu fosse você, me perguntaria muita coisa antes de ir pra esse rumo, olhando de fora e de longe, sua CLT parece boa, vai valer a pena?

Link para compartilhar

• 0

@William De Lima Santos, a ideia seria, por exemplo, treinar times, oferecer consultoria para criação de IDPs, dar suporte com ferramentas (como GitLab CI/CD), entre outras atividades nas quais tenho experiência.
Meu objetivo é ganhar escala, e acredito que, com a CLT atualmente, fico limitado.
Além disso, vejo muitas práticas nas empresas com as quais não concordo, e acredito que faria diferente pelos meus funcionários.
@Sergio Tanaka, a ideia é boa, mas a empresa é grande e nem cogita contratar PJ.

Respondendo aos dois: atualmente, seria uma empresa de uma pessoa só — apenas eu mesmo.

Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

se vai comecar sozinho, o melhor caminho eh vc pedir pra virar pj nesse mesmo trampo

A Reforma Trabalhista estabeleceu que é proibida a contratação de um ex-funcionário como pessoa jurídica em menos de 18 meses após sua demissão (voluntária ou não). Portanto, se pedir demissão é necessário respeitar esse prazo antes de começar a prestar serviço para essa mesma empresa - algumas empresas podem ignorar isso, mas empresas minimamente bem instruídas evitam a todo custo esse tipo de manobra porque o fumo é grande se cair na justiça do trabalho.

16 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Meu objetivo é ganhar escala

Na minha interpretação, "ganhar escala" é aumentar uma estrutura que já existe - ou seja, seu CNPJ não existe, (assumo que) você não possui clientes independentes, não possui relacionamento com seu público alvo, etc. Portanto, minha sugestão é a seguinte (próximo quote):

16 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

atualmente, seria uma empresa de uma pessoa só — apenas eu mesmo

A primeira coisa que você precisa observar é se no seu contrato de trabalho existe alguma cláusula de "não competição", ou qualquer coisa que te impeça de exercer trabalho semelhante ao que você executa no CLT, mesmo que para clientes diferentes. Não preciso nem dizer que se você sonhar em prestar serviço "PJ" para os clientes da empresa que você é CLT, você vai tomar ferro (justa causa + possível processo).

Se não tiver proibição de prestar para outras empresas o mesmo tipo de serviço que você presta hoje no CLT, basta você abrir um CNPJ e começar a tentar captar clientes - a depender do tipo de serviço que você quer prestar, talvez valha a pena tirar um dia da semana para fazer visitas a comércios ou agendar reuniões com seu público alvo - isso também pode ser feito de maneira remota. Você também pode procurar algum trampo part-time no exterior e faturar em dólar - muitas pessoas da nossa área estão fazendo isso.

O momento da escalada é quando você analisar que seu faturamento do PJ está com potencial de ganho maior que o CLT, ao passo que você já se sente confortável para encerrar o vínculo CLT para focar no PJ - ponto em que talvez você consiga contratar alguém ou terceirizar serviços para aumentar seu portfolio com atividades que você particularmente não domina.

ps: esqueci de comentar pra tomar cuidado ao abrir o PJ pois algumas empresas muito grandes e/ou áreas que sejam necessário ter um compliance muito forte (setor financeiro, indústria) podem utilizar uma ferramenta de monitoramento de CPF dos funcionários, incluindo se possuem CNPJ e aí se "apitar" que você abriu um CNPJ no seu nome você pode sofrer algum tipo de represália - lógico que isso vai depender da empresa que você trabalha e as políticas em vigor.

Editado por Wesley Carvalho
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

@Wesley Carvalho 

5 horas atrás, Wesley Carvalho disse:

Na minha interpretação, "ganhar escala" é aumentar uma estrutura que já existe - ou seja, seu CNPJ não existe, (assumo que) você não possui clientes independentes, não possui relacionamento com seu público alvo, etc. Portanto, minha sugestão é a seguinte (próximo quote):

Sem dúvida, meu ponto é que, sendo CLT, eu só consigo produzir X horas por dia. Já com uma empresa e podendo contratar outras pessoas, esse valor tende a escalar.

A primeira coisa que você precisa observar é se no seu contrato de trabalho existe alguma cláusula de "não competição", ou qualquer coisa que te impeça de exercer trabalho semelhante ao que você executa no CLT, mesmo que para clientes diferentes. Não preciso nem dizer que se você sonhar em prestar serviço "PJ" para os clientes da empresa que você é CLT, você vai tomar ferro (justa causa + possível processo).

Excelente dica! Eu não sabia disso, mas atualmente não trabalho na área-fim da empresa, e sim na área de apoio. Portanto, os clientes da empresa em que trabalho provavelmente não teriam interesse nos meus serviços.

pode procurar algum trampo part-time no exterior e faturar em dólar - muitas pessoas da nossa área estão fazendo isso.

Novamente, uma excelente dica! Eu não tinha pensado nessa possibilidade. Acredito até que poderia ser um início interessante para aumentar a receita e, talvez, prospectar clientes.

Seu post foi esclarecedor, muito obrigado!

Link para compartilhar

• Criar novo...