Sei que se trata de uma condição individual, mas gostaria de uma abordagem matemática.
Tenho quase 50 anos, sou autônomo, casado, dois filhos com 16 e 13 anos e a vida toda me preocupei em acumular capital. Tirando os carros, 100% de tudo que acumulei na vida me gera renda. A base de muita renúncia e insegurança com o país, permaneci devoto ao projeto de ser livre financeiramente.
Sempre trabalhei com o universo de 4% ao ano de retiradas a partir do momento que parassem os aportes. Chegasse em 10M, lidaria com 400k anuais pra viver, por exemplo.
Estou vivendo esse break even, claro, surfando os juros atuais, mas muito inseguro de parar com a obrigação de acumular capital.
Gostaria de saber o que pensam sobre esses 4% anuais como margem de segurança para poder "aposentar a obrigação de acumular capital" nesse país maluco. País esse que infelizmente nos estimula mais a ter medo de conseguir sobreviver do que nos estimula a efetivamente viver...
Pergunta
Anônimo
Sei que se trata de uma condição individual, mas gostaria de uma abordagem matemática.
Tenho quase 50 anos, sou autônomo, casado, dois filhos com 16 e 13 anos e a vida toda me preocupei em acumular capital. Tirando os carros, 100% de tudo que acumulei na vida me gera renda. A base de muita renúncia e insegurança com o país, permaneci devoto ao projeto de ser livre financeiramente.
Sempre trabalhei com o universo de 4% ao ano de retiradas a partir do momento que parassem os aportes. Chegasse em 10M, lidaria com 400k anuais pra viver, por exemplo.
Estou vivendo esse break even, claro, surfando os juros atuais, mas muito inseguro de parar com a obrigação de acumular capital.
Gostaria de saber o que pensam sobre esses 4% anuais como margem de segurança para poder "aposentar a obrigação de acumular capital" nesse país maluco. País esse que infelizmente nos estimula mais a ter medo de conseguir sobreviver do que nos estimula a efetivamente viver...
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
2
1
DIAS POPULARES
26/Mar
7
25/Mar
5
27/Mar
2
28/Mar
1
Top Posters For This Question
Flavio Prado 2 posts
Pablo Rickson 2 posts
Luciana De Moura Afonso 2 posts
Jaimson Bispo 1 post
DIAS POPULARES
26/Mar 2025
7 posts
25/Mar 2025
5 posts
27/Mar 2025
2 posts
28/Mar 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Luciana De Moura Afonso
Caraaaaaaaaalho ainda bem que jogou aqui em anonimo, se não eu já tentava bolar um sequestro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu com esse rendimento ia só viver a vida loka, com responsabilidade dentro da lo
Flavio Prado
Anônimo, não ficou muito claro para mim se você já tem os R$10milhões ou se este é o objetivo. Se for o objetivo, quando é que você calculou em chegar nele? Além disto, você diz que, exceto os carros,
Pablo Rickson
Tambem acredito, principalmente quando se alcança o Break Even. Um dos poucos que nos lembra dessa realidade é o Raul, tanto é assim que ele nao trabalha nos findes e acho que os colaboradores
14 respostas para essa pergunta
Recommended Posts