Jump to content
  • 2

Quando parar de aportar

Convidado Anônimo

Pergunta

Sei que se trata de uma condição individual,  mas gostaria de uma abordagem matemática.
Tenho quase 50 anos, sou autônomo, casado, dois filhos com 16 e 13 anos e a vida toda me preocupei em acumular capital. Tirando os carros, 100% de tudo que acumulei na vida me gera renda. A base de muita renúncia e insegurança com o país, permaneci devoto ao projeto de ser livre financeiramente.
Sempre trabalhei com o universo de 4% ao ano de retiradas a partir do momento que parassem os aportes. Chegasse em 10M, lidaria com 400k anuais pra viver, por exemplo.
Estou vivendo esse break even, claro, surfando os juros atuais, mas muito inseguro de parar com a obrigação de acumular capital.
Gostaria de saber o que pensam sobre esses 4% anuais como margem de segurança para poder "aposentar a obrigação de acumular capital" nesse país maluco. País esse que infelizmente nos estimula mais a ter medo de conseguir sobreviver do que nos estimula a efetivamente viver...

Link para compartilhar

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
17 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Sei que se trata de uma condição individual,  mas gostaria de uma abordagem matemática.
Tenho quase 50 anos, sou autônomo, casado, dois filhos com 16 e 13 anos e a vida toda me preocupei em acumular capital. Tirando os carros, 100% de tudo que acumulei na vida me gera renda. A base de muita renúncia e insegurança com o país, permaneci devoto ao projeto de ser livre financeiramente.
Sempre trabalhei com o universo de 4% ao ano de retiradas a partir do momento que parassem os aportes. Chegasse em 10M, lidaria com 400k anuais pra viver, por exemplo.
Estou vivendo esse break even, claro, surfando os juros atuais, mas muito inseguro de parar com a obrigação de acumular capital.
Gostaria de saber o que pensam sobre esses 4% anuais como margem de segurança para poder "aposentar a obrigação de acumular capital" nesse país maluco. País esse que infelizmente nos estimula mais a ter medo de conseguir sobreviver do que nos estimula a efetivamente viver...

Anônimo, não ficou muito claro para mim se você já tem os R$10milhões ou se este é o objetivo. Se for o objetivo, quando é que você calculou em chegar nele? Além disto, você diz que, exceto os carros, que 100% do seu patrimônio de hoje gera renda. O que compõem seu patrimônio, de quanto ele é, e quanto de renda ele gera?

Nas aulas o Raul sugere que na fase de viver de renda usar 6%aa de rentabilidade real reinvestindo 25% da rentabilidade e usando os 75% como renda passiva efetiva. Então pensando nos 4% de retirada estaria dentro destes cálculos.

Pelo seu relato entendo que você não quer torrar o patrimônio e não deixar nada para os filhos. Entendo que você quer deixar patrimônio para eles. E falando neles, você tem ainda pela frente pelo menos 10 anos pela frente de custo com educação deles, e dependendo o que eles querem ser na vida, pode ser mais tempo e mais dinheiro.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Sim, já bati o objetivo depois de 30 anos sem ter herdado nada.

4% anuais já me bastam para sobreviver e já consigo isso atualmente, por isso estou encarando essa margem de 2% dos 6 preconizados para reinvestir afim de ir aumentando as retiradas em caso de necessidade para acabar essa fase de educação dos filhos.

Dinheiro pra mim significa tempo e educo meus filhos desde sempre a construir renda e viver dela, assim terão liberdade e segurança para fazerem o que bem entenderem.

Não recebi orientação nenhuma da geração anterior, desbravei cada etapa sozinho. Agora esse ponto de poder relaxar um pouco está uma luta emocional, além de uma insegurança matemática... por isso pedi ajuda aos colegas pra medir a consistência desses 4%.

Como vocês encaram a linha de chegada de vcs? Qual é o número de conforto de vcs em % pra retirada anual?

Link para compartilhar

• 0

Oie, Boa noite.

3 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Deve ter sido difícil e doloroso chegar nesse ponto, más sinceramente? Eu pretendo chegar nesse ponto e não pretendo deixar de aportar, pretendo estar como um certo idoso que investe com a filha e ensina os outros a investir com palavras sabias do Hold invest aportuguesadas e abrasileiradas.

Acredito que você possa ter a mesma insegurança que ele, de voltar a pobreza ou a passar necessidade, por isso esse medo, e a única segurança seja continuar investindo. Dito isto, eu acredito que a regra que você mencionou realmente faz-se necessário no momento em que se depara com tamanha insegurança Nacional que vivemos.

Continue investindo e comesse a tentar dividir seus investimentos 50% BR e 50% Internacional, Reserva de valor em cada país já separada e inclusa nessas reservas, também tem que incluir um pouco de BTC, e não acredito que precise dizer más Renda fixa pode ser uma boa parcela de cada carteira, uns 10 a 15% para manter uma renda boa, e se você quiser que seus filhos lutem pela própria grana depois de você, eu daria as ferramentas, mas não o recurso, más cada um pensa de um jeito, e também não posso generalizar, as vezes os moleques tem algum futuro que você veja promissor mas precise de uma ajuda. 

Se quiser compartilhar um pouco de conhecimento e parceria me disponho para tal posição kkk mas ja aviso que sou tímido, más sou bom ouvinte.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Respeito totalmente as estratégias, metas e espectativas de cada um, mas acredito que exista um equilíbrio na equação tempo X dinheiro.
Somos bombardeados por informações a respeito do valor de tudo, dólar, ouro, bitcoin, ibovespa, ifix... mas pouco se debate à respeito da finitude e do valor do tempo.
Tempo com os filhos, com a família, projetos pessoais não necessariamente rentáveis fazem parte do equilíbrio da minha equação de vida.
Construí tudo com consciência, focado no processo, saindo do nada e buscando melhorar todo dia.
Se o Brasil fosse um país sério certamente eu não estaria inseguro para parar de vender o meu tempo em troca de dinheiro.
Mas paciência, melhor se concentrar na matemática dos fatos
Dito isso, vou reformular.
Qual o break even de vocês em seus projetos financeiros?
4% ao ano como eu? Mais, menos?
Estou fazendo minha lição de casa com resiliência, mas não quero perder nenhum minuto a mais do que o necessário na vida pra correr atrás de dinheiro.
Por isso a importância de achar esse ponto de equilíbrio, matemático.

Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

equilíbrio na equação tempo X dinheiro

Tambem acredito, principalmente quando se alcança o Break Even.

2 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

mas pouco se debate à respeito da finitude e do valor do tempo

Um dos poucos que nos lembra dessa realidade é o Raul, tanto é assim que ele nao trabalha nos findes  e acho que os colaboradores dele tambem não, ele fez isso para ter tempo de qualidade com a família. Esquecemos que a família é o que nos mantém estáveis e  sãos mentalmente. 

5 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Se o Brasil fosse um país sério certamente eu não estaria inseguro para parar de vender o meu tempo em troca de dinheiro

Tem sempre a saida pelo Aeroporto, não recomendo más se é algo que realmente te traumatiza a ponto de te manter acordado a noite, tem sempre essa saida.

7 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Qual o break even de vocês em seus projetos financeiros?
4% ao ano como eu?

Acredito que sim, eu estava em 3 e 4 % e depois focar em investir em ações e estudar, além de virar marceneiro, gosto de trabalhar com madeira, mas seria um Hobbie.

Espero que você tenha paciência e esteja aproveitando o tempo com a Familia, faz falta essa atenção depois de tantas batalhas. Tire um ano sabático e aproveite para viajar, viver a vida e novas experiencias, vai ser bom pra você eu acho.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Eu vi uma noticia/comentário... agora não lembro antes que os jovens estão muito mais ligados em uma "divisão de aposentadoria". Ao invés de antigamente que as pessoas trabalhavam sem parar, vendiam férias ou se contentavam com elas (aproveitando 2 semanas-1 mês por ano).

Dependendo do tipo de empresa: algumas davam férias de 2 semanas no meio do ano e 2 no final do ano. Algumas empresas davam 1 mês inteiro. E isso não dava tempo para as pessoas aprenderem novas coisas ou se jogarem em projetos de médio prazo.

Hoje é muito mais observado que o jovem trabalhador trabalha com um maior afinco, até o surto de um burnout, com uma rotina muito mais acelerada e depois quer resetar tudo, se afastando do mercado de trabalho por pelo menos 6 meses e depois voltando para o mesmo circulo.

Tenho vários amigos, inclusive até de diferentes nacionalidades que trabalham igual a exaustam e depois querem passar férias na Tailândia por 3 meses. 

Eu pessoalmente não gosto de nenhuma das duas opções, sempre trabalhei por conta própria mesmo ciente de todos os riscos envolvidos. 

Você com 50 anos, ainda teria mais 10 anos aproximadamente de mercado de trabalho e pelo que observo, já está por um fio e quer pular esses 10 anos, correto? Você está com a faca, o queijo na mão e com uma familia esperando na mesa. Eu me jogaria de cabeça nas artes e ia fazer curso de palhaço, uma aula de natação, curso de teatro, aprender a tocar um instrumento, qualquer coisa que te deixe ativo, aprendendo algo novo e sem estresse em lucrar. Algo que talvez até pudesse fazer com seus filhos, porque não?

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Sim, já bati o objetivo depois de 30 anos sem ter herdado nada.

4% anuais já me bastam para sobreviver e já consigo isso atualmente, por isso estou encarando essa margem de 2% dos 6 preconizados para reinvestir afim de ir aumentando as retiradas em caso de necessidade para acabar essa fase de educação dos filhos.

Dinheiro pra mim significa tempo e educo meus filhos desde sempre a construir renda e viver dela, assim terão liberdade e segurança para fazerem o que bem entenderem.

Não recebi orientação nenhuma da geração anterior, desbravei cada etapa sozinho. Agora esse ponto de poder relaxar um pouco está uma luta emocional, além de uma insegurança matemática... por isso pedi ajuda aos colegas pra medir a consistência desses 4%.

Como vocês encaram a linha de chegada de vcs? Qual é o número de conforto de vcs em % pra retirada anual?

Anônimo, entendi, então parabéns por ter atingido o objetivo, e ainda com menos de 50 anos. Então vamos lá às considerações lendo as suas respostas as demais colegas.

Me parece que você é extremamente controlado financeiramente e com os pés no chão. Abriu mão de muitas coisas para alcançar o patrimônio atual que lhe permite viver de renda passiva, e a preocupação está no fato que esta renda passiva está em um bom momento devido aos juros altos. 

Ao meu ver a sua preocupação é válida, pois é bastante conservador, no entanto no patamar que está, com uma renda média de pouco mais de R$30mi/mês e considerando que está reinvestindo a rentabilidade excedente, creio que os pontos principais (na minha opinião) são:

- Cuidar do orçamento doméstico para que numa nova fase de vida fique dentro dos pouco mais de R$30mil/mês, pois o risco é relaxarmos demais e extrapolar muito. PS: pelo seu relato você precisa aproveitar mais os benefícios do dinheiro, pois ficou 30 anos abdicando de muitas coisas.  

- Se optar em parar de trabalhar, cuidado redobrado. O primeiro com o item acima, e o segundo com o psicológico. Quem sempre trabalho, e trabalhou muito como você, se parar de uma vez, a cabeça pira.

- Como disse em minha primeira resposta, a formação dos filhos é um ponto importante. A depender os próximos passos deles, pode demandar um valor elevado, então não tenho como falar algo neste sentido, somente algo mais geral, avaliar como seriam os gastos nos próximos anos e como isto afetaria o patrimônio e rentabilidade.

Considerando que você vá viver pelo menos mais 30 anos (na pior perspectiva) e se tiver uma carteira bem diversificada, com boas empresas, fazendo uma boa gestão para as retiradas, analisando os pontos acima para avaliar até quando vai precisar continuar aportando dinheiro novo, creio que você chega em uma resposta às suas dúvidas.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Meu amigo, parabéns por ter chego lá! 

Uma inspiração e uma prova de que é possível.

Eu acredito que dai em diante, o que tem que nortear suas decisões e o teu orçamento familiar. Se teu orçamento se encaixa nessa rentabilidade (com alguma margem de segurança claro), seja bem vindo a tão sonhada liberdade de fato. 

Você já teve coragem e competência pra chegar até onde chegou, começar de fato a viver a vida com paz e tranquilidade é a parte mais fácil da jornada.

Link para compartilhar

• 0
On 25/03/2025 at 17:45, Convidado Anônimo disse:

Anônimo, 

Pelo seu relato e suas respostas, e pelo visto sua prudência, essa decisão não é mais racional, e sim emocional.

Por exemplo, quando se fala nesses 4%, é para cessar os aportes, e passar a viver de renda, reinvestido a diferença, de forma que seus investimentos, sempre estarão sendo atualizados, pela inflação, e você vai seguir conseguindo manter seu padrão de vida.

O próprio Raul, já falou algumas vezes, em YouTube e live, que tem um patrimônio, para viver algumas gerações, porém ele segue aportando, com base em tudo isso.

Lhe faz bem seguir aportando, ou você sente que só está acumulando, para ser o mais rico do cemitério? (É uma provocação.)

Se lhe faz bem, lhe traz conforto e tranquilidade, siga. Porque não vai adiantar, você parar de aportar, e sentir que não sobe mais o patrimônio, como subia.

Da mesma forma, que não lhe fazer bem, você seguir aportando, e tendo o sentimento, que não precisa mais ficar nessa tensão em sempre aportar.

Talvez seja a hora, dentro do que você realmente pode, se permitir ter algumas coisas, caso deseje, com um patrimônio desse, e você só tem de passivo um carro, nem um imóvel, mora de aluguel? Não se que seja um problema, mas se você deseja, poderia ter mais conforto, e dessa forma, você poderia, parar de aportar, só reinvestir os dividendos, ou seguir aportando, e só usando os 4% ao ano do seu patrimônio.

Link para compartilhar

• Criar novo...