Jump to content
  • 0

RZAK11

Isabelle Miranda

Pergunta

estava olhando esse fundo pra investir e tenho umas duvidas

1- fiquei muito curiosa com esse grafico da foto comparando o rendimento do fundo com o cdi e o numero é o mesmo, mas nao podemos definir um fundo apenas com essa informação certo? o cdi é mais seguro e o fundo nao esta pagando o risco

2- tbm fiquei com duvida pq nao achei a informaçao de patrimonio inicial para comparar com o patrimonio atual, é um fundo de 2020. fiquei beem com o pe atras pq nao me aparenta ter tido um crescimento.

3- outra coisa q fiquei com duvida é sobre ele investir em CRI e em lci, ambos nao sao investimentos de renda fixa? me confundiCapturadeTela(16).png.99703d2b994ac0aee35dfa9f510d83ae.pngCapturadeTela(12).png.6ef1e1ce02fca821d4bbea0db046d8fa.pngCapturadeTela(13).png.7332966213b877d10da1c1c6f58b5050.png

Captura de Tela (15).png

• Brabo 1
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Bom dia, @Isabelle Miranda !

Apenas complementando nossos amigos.

19 horas atrás, Isabelle Miranda disse:

1- fiquei muito curiosa com esse grafico da foto comparando o rendimento do fundo com o cdi e o numero é o mesmo, mas nao podemos definir um fundo apenas com essa informação certo? o cdi é mais seguro e o fundo nao esta pagando o risco

Não acho que seja uma comparação que possa ser feito de forma tão direta. Estamos falando na verdade de dois tipos de investimentos. Comparar um fundo de papel que por mais que ele invista em renda fixa, o ativo por si é um ativo de renda variável e ele "vareia" 😅

Sei que parece brincadeira ou meio óbvio isso, mas é importante ressaltar dado que o comportamento dos ativos são diferentes.

Além disso, vamos nos lembrar também que os fundos de papel investem em CRIs que são títulos mais arriscados. As taxas de rendimento tendem a ser muito maiores mas justamente por conta do risco. Ou seja, eles tem chances maiores de gerar mais problemas de default que é quando o emissor do CRI não consegue mais honrar com os pagamentos. É relativamente comum isso acontecer quando temos mudanças de cenários econômicos e os indexadores geram rentabilidades maiores e valores maiores a serem pagos que podem ser tornar difíceis para serem honrados.

2- tbm fiquei com duvida pq nao achei a informaçao de patrimonio inicial para comparar com o patrimonio atual, é um fundo de 2020. fiquei beem com o pe atras pq nao me aparenta ter tido um crescimento.

A forma mais segura de confirmar sobre o patrimônio líquido do fundo e toda sua evolução contando comas altas e baixas que o mesmo pode ter tido ao longo do tempo, é no RI.

Por mais que o fundo não tenha tido um crescimento, isso pode não ser necessariamente um problema, mas é bom acender um sinal de alerta. O problema maior na minha opinião seria queda do patrimônio. 

Mas em ambos os casos o ideal é entender o que gerou estes comportamentos, se foram eventos não recorrentes, etc.

3- outra coisa q fiquei com duvida é sobre ele investir em CRI e em lci, ambos nao sao investimentos de renda fixa? me confundi

Como comentei antes, tem uma diferença grande entre comparar um investimento direto em CRI do que uma cota de um ativo de renda variável que investe em CRIs.

Os riscos são diferentes, os retornos são diferentes, rentabilidades, etc. Além disso, a composição da carteira é diferente. Um ativo compõe diretamente a parte de renda fixa das nossas metas o outro apesar de se expor em títulos de renda fixa, ele compõe uma parte de renda variável da carteira. Em outras palavras, até nossas metas são influenciadas.

Podemos então concluir que não tem um certo ou errado sobre o que investir. Vai de acordo com seus objetivos e apetite ao risco.

Espero que agregue ao tema!

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

1. sim vc ta certa, nunca defina um fundo apenas pela rentabilidade

2. o que vc quer eh isso aqui? a linha em destaque
image.png.ea20c4168ff90e469849803763c60c9d.png

3. pela sua pergunta, oriento vc a voltar e estudar o que é um fundo de papel. pq ta claro que a definicao dele ainda nao ta redonda pra vc. 

mas sim, fundos de papeis geralmente investem em ativos de renda fixa

eu comentei isso pq se vc pretende investir em um fii de papel, é mto importante vc ter o conceito mto claro na cabeça, senao vai acabar escolhendo um ativo ruim.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

o que vc quer eh isso aqui? a linha em destaque

ahh sim! obg

5 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

pela sua pergunta, oriento vc a voltar e estudar o que é um fundo de papel. pq ta claro que a definicao dele ainda nao ta redonda pra vc. 

mas sim, fundos de papeis geralmente investem em ativos de renda fixa

mas qual o sentido de comprar um fundo de papel se ele investe em renda fixa? n eh mais facil investir direto na renda fixa? kkkkkkkkkkk vou olhar as aulas dnv. mas sabe dizer pq q esse fundo em especifico rendeu o mesmo q o cdi? eesse é um ponto mt importante na hora de escolher um fii?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Isabelle Miranda disse:

ahh sim! obg

mas qual o sentido de comprar um fundo de papel se ele investe em renda fixa? n eh mais facil investir direto na renda fixa? kkkkkkkkkkk vou olhar as aulas dnv. mas sabe dizer pq q esse fundo em especifico rendeu o mesmo q o cdi? eesse é um ponto mt importante na hora de escolher um fii?

Investindo em um fundo de papel, você já está automaticamente diversificando sua carteira, uma vez que um fundo possui dezenas de papeis lá dentro. Assim você dilui o seu risco.

Um contra argumento é que investindo diretamente, você conta com FGC, coisa que um fundo dessas não possui. Porém, esses fundos conseguem taxas muito mais atrativas e gordas do que normalmente fica disponível para as Pessoas Físicas.

11 horas atrás, Isabelle Miranda disse:

o cdi é mais seguro e o fundo nao esta pagando o risco

Exatamente.

4 horas atrás, Isabelle Miranda disse:

mas sabe dizer pq q esse fundo em especifico rendeu o mesmo q o cdi?

Não conheço o fundo, mas as vezes algum ou alguns dos papeis deram calote e não pagaram, prejudicando a rentabilidade do fundo. Tem que ler os relatórios gerenciais para confirmar. Uma outra possibilidade poderia ser com a taxa atrelada aos papeis, as vezes o fundo adquiriu muitos papeis com taxas prefixadas e com o cenário atual de juros e inflação subindo ele ficou no prejuízo.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Isabelle Miranda disse:

ahh sim! obg

se vc busca receber em forma de dividendos mensais pode ser um dos motivos
se na sua estrategia tem espaco para CRIs e vc nao quer comprar somente 1 (o fundo faz essa gestao para vc)
vc tem a chance de comprar com desconto
liquidez maior qdo quiser vender
vc pode ter fii indexados a ipca, cdi ou ambos
se na sua estrategia vc ja estourou sua cota de renda fixa, ai vc pode usar o fii de papel pra continuar investindo em renda fixa porem aportando na renda variavel

eu so falei as vantagens pq vc perguntou, tem conteudos por ai mto mais completos sobre fii de papel, pois nao sao tao simples de entender

agora a desvantagem é que é um fundo, de renda variavel, que investe em ativos emitidos por empresas e que podem tomar calote

por isso precisamos sempre ficar de olho e avaliar os fundamentos regularmente
mas eu particularmente gosto mto, mas tem q pegar os melhores

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Isabelle Miranda disse:

mt obrigada a todos pela aula haha, esclareceu mtt 😁😄

@Isabelle Miranda

Quando estiver com essas dúvidas, entre no RI do fundo. Lá vai conter todas as informações que você precisa.

https://rizaasset.com/fundos-investimentos/listados/imobiliario/riza-akin

E afirmando o que nossos colegas disseram, o interessante de investir em um fundo de papel é mesmo a diversificação.

Eu tenho 100 cotas de RZAK11 hehehehe

Acho esse fundo interessante. Já recebi 30% de volta do valor investido apenas em dividendos...

Mas isso não é uma recomendação. Devemos analisar individualmente cada ativo antes de coloca-lo em carteira.

Abraço!!!!

Link para compartilhar

• Criar novo...