Rayan Da Rosa Pelicioli Postado Quarta-feira às 18:51 Compartilhar Postado Quarta-feira às 18:51 pra quem quer ter uma renda mensal, é melhor fundos imobiliarios do que açoes? por distribuir mais lucros do que açoes ? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 21:24 Compartilhar Postado Quarta-feira às 21:24 2 horas atrás, Rayan Da Rosa Pelicioli disse: pra quem quer ter uma renda mensal, é melhor fundos imobiliarios do que açoes? por distribuir mais lucros do que açoes ? Boa noite, @Rayan Da Rosa Pelicioli ! Apenas complementando nossos amigos. Normalmente na fase de viver de renda o ideal é uma concentração maior em renda fixa. É comum ver mais de 50% da carteira em renda fixa, seguido de FIIs e depois de ações. Apesar dos FIIs terem seus pagamentos mensais, eles ainda são ativos de renda variável que consequentemente "vareiam" tanto no que diz respeito aos valores pagos como no andamentos dos ativos para manter estes pagamentos. O mesmo pode se dizer das ações que oscilam ainda mais. Renda fixa traz mais previsibilidade, mais segurança e na fase de usufruto é até possível se beneficiar mais com os títulos que pagam juros periódicos. Não fará muita diferença as alíquotas de IR maiores no começo neste caso em comparação com a fase de acúmulo, pois aqui na fase de viver de renda praticamente deixa de existir o risco de reinvestimento. Fora o fato de que a previsão de valores a serem pagos são relativamente melhores tanto no que diz respeito com datas como valores. Espero que agregue ao tema! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Pablo Rickson Postado Quarta-feira às 19:03 Compartilhar Postado Quarta-feira às 19:03 8 minutes ago, Rayan Da Rosa Pelicioli disse: pra quem quer ter uma renda mensal, é melhor fundos imobiliarios do que açoes? por distribuir mais lucros do que açoes ? Oi, boa tarde. A grande discussão volta kkk Fiis tem um valor fixo que pagam todos os meses, pode aumentar mas dificilmente diminui. Acoes pagam de tempos em tempos mas como correm mais riscos que fios, podem pagar mais como podem pagar menos, e dependendo da empresa pode nem pagar. tudo é questão de equilibrar os gostos 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Sergio Tanaka Postado Quarta-feira às 19:11 Compartilhar Postado Quarta-feira às 19:11 em todos os tipos de ativos ai embaixo, tem como ter dividendos mensais, nao foque somente em FII (mas sim, fii eh referencia de dividendos mensais) acao brasileira acao americana etf internacional etf nacional fii de tijolo renda fixa -> fii de papel debentures -> fi infra reits entao da pra ter uma carteira mto diversificada em todos os tipos de ativos e ter o seu troco mensal neles so olhar com carinho dentro de cada um desses ativos q vc vai encontrar bastante coisa boa so fica esperto q botei renda fixa ali como fii de papel mas nao to falando q nao eh pra ter cdb/tesouro ta 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Carlos Filho Postado Quarta-feira às 19:47 Compartilhar Postado Quarta-feira às 19:47 45 minutes ago, Rayan Da Rosa Pelicioli disse: pra quem quer ter uma renda mensal, é melhor fundos imobiliarios do que açoes? por distribuir mais lucros do que açoes ? @Rayan Da Rosa Pelicioli, joinha? Para quem busca renda mensal, uma estratégia diversificada é o caminho mais seguro. Hoje eu faço dessa forma, não com os mesmos ativos, mas a estrutura: Os FIIs são ótimos para renda mensal porque distribuem pelo menos 95% dos lucros, geralmente todo mês, com isenção de IR para pessoa física. Recomendo diversificar entre: Lajes corporativas (HGRE11, VISC11) Galpões logísticos (BTLG11, HGLG11) Recebíveis imobiliários (KNCR11, KNIP11) Ações de dividendos que complementam bem os FIIs, pagando geralmente a cada trimestre ou semestre: Elétricas (TAEE11, EGIE3) Saneamento (SAPR11) Telecomunicações (VIVT3) ETFs de dividendos como o DIVO11 Você pode estudar também sobre ações e ETFs americanos, investindo diretamente lá fora. Renda Fixa escalonada CDBs em "escadinha" onde aplicar em vencimentos consecutivos mensais (105-120% do CDI) Tesouro Direto com Selic para liquidez e IPCA+ com juros semestrais para proteção inflacionária Debêntures incentivadas que pagam semestralmente com isenção de IR LCI/LCA que são isentos de IR, comprados com vencimentos escalonados CRIs/CRAs onde alguns pagam mensalmente, também isentos de IR Alguns detalhes que precisam ser mencionados ao ponto 3 da Renda Fixa. A escadinha permite aproveitar melhor a tabela regressiva do IR. Títulos com mais de 2 anos pagam apenas 15% de IR versus 22,5% para aplicações curtas. Antecipação por "call" onde algumas LCIs/LCAs têm cláusulas que permitem ao banco recomprar antecipadamente quando os juros caem, desmantelando sua escadinha justamente quando você não quer. Muita gente divide por prazo mas esquece de dividir por emissor. Mesmo na renda fixa, é importante não concentrar tudo em 1-2 bancos. Armadilha do "após carência" onde alguns títulos anunciam "liquidez diária após carência", mas a carência pode ser de 90, 180 dias ou mais - leia sempre o regulamento. Marcação a mercado, mesmo que seu plano seja manter até o vencimento, circunstâncias imprevistas podem forçar vendas antecipadas com deságio se os juros subirem. Uma alocação equilibrada seria: 40% em renda fixa diversificada Tesouro Direto e algum CDB com liquidez diária. 30% em FIIs de diferentes segmentos 30% em ações pagadoras de dividendos (Brasileiras e Americanas). Essa combinação cria um fluxo quase constante de renda: quando os FIIs distribuem menos, as ações ou a renda fixa podem compensar. Além disso, você fica protegido contra diferentes cenários econômicos, já que cada classe de ativo responde diferentemente a juros, inflação e crescimento econômico. Forte abraço e espero ter te ajudado. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Felipe Braz Sant'anna Postado Quarta-feira às 20:22 Compartilhar Postado Quarta-feira às 20:22 @Pablo Rickson os FIIs são bons pois te dão quase uma garantia de renda mensal, atualmente meu objetivo é ter um rendimento de FII que cubra minhas despesas básicas. Já as ações você tem que olhar o cenário de um ano, vai ter mês que vai receber muito e mês que quase não vai receber, ao viver de renda 'passiva' vai ter que organizar isso para guardar nos meses bons para cobrir o buraco nos outros meses. Estou alinhado com o @Carlos Filho que nesta mistura também tem que entrar a Renda Fixa para ter mais segurança, e conforme for ficando mais velho eu aumentaria o % de renda fixa. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Marcelo Ferraz Dos Santos Postado Quarta-feira às 22:42 Compartilhar Postado Quarta-feira às 22:42 3 horas atrás, Rayan Da Rosa Pelicioli disse: pra quem quer ter uma renda mensal, é melhor fundos imobiliarios do que açoes? por distribuir mais lucros do que açoes ? Essa questão é uma eterna discussão. Vou tentar ser breve pq não gosto de textão rs. Tudo que vou falar aqui é considerando que você está em fase de acumulação, se vc está na fase de viver de renda não se aplica. - Fundos Imobiliários são importantes, pois fazem o trabalho de imóveis na sua carteira, além de te devolver os aluguéis mensamenlte para aumentar seus aportes recorrentes. - Ações contam com a valorização da empresa mediante ao resultado gerado por elas, coisa que os FIIs não fazem, eles apenas devolvem o aluguél para os cotistas. Resumindo (pq já escrevi até demais pra um resumo rs) Ambos são importantes para a composição de uma carteira. Um não substitui o papel do outro. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Pablo Rickson Postado Quarta-feira às 22:54 Compartilhar Postado Quarta-feira às 22:54 (edited) 2 horas atrás, Felipe Braz Sant'anna disse: @Pablo Rickson os FIIs são bons pois te dão quase uma garantia de renda mensal, atualmente meu objetivo é ter um rendimento de FII que cubra minhas despesas básicas. Já as ações você tem que olhar o cenário de um ano, vai ter mês que vai receber muito e mês que quase não vai receber, ao viver de renda 'passiva' vai ter que organizar isso para guardar nos meses bons para cobrir o buraco nos outros meses. Estou alinhado com o @Carlos Filho que nesta mistura também tem que entrar a Renda Fixa para ter mais segurança, e conforme for ficando mais velho eu aumentaria o % de renda fixa. Exatamente, eu apenas apresentei cada opção. Não poderia me delongar muito como o Edddy faz pois eu respondi rapido em um momento que abri a comunidade sem querer no trabalho kkk Editado Quarta-feira às 22:55 por Pablo Rickson complemento 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Rayan Da Rosa Pelicioli Postado Quinta-feira às 17:03 Author Compartilhar Postado Quinta-feira às 17:03 18 horas atrás, Marcelo Ferraz Dos Santos disse: Essa questão é uma eterna discussão. Vou tentar ser breve pq não gosto de textão rs. Tudo que vou falar aqui é considerando que você está em fase de acumulação, se vc está na fase de viver de renda não se aplica. - Fundos Imobiliários são importantes, pois fazem o trabalho de imóveis na sua carteira, além de te devolver os aluguéis mensamenlte para aumentar seus aportes recorrentes. - Ações contam com a valorização da empresa mediante ao resultado gerado por elas, coisa que os FIIs não fazem, eles apenas devolvem o aluguél para os cotistas. Resumindo (pq já escrevi até demais pra um resumo rs) Ambos são importantes para a composição de uma carteira. Um não substitui o papel do outro. por exemplo, uma wege3, paga so 0,78 por açao de dividendo, uma Flls, pagam bem mais, o investimento nas açoes seria maior e receberia bem menos com dividendos, a nao ser que eu compre e venda açoes com a valorizaçao. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Marcos Santos Postado Quinta-feira às 17:26 Compartilhar Postado Quinta-feira às 17:26 22 horas atrás, Rayan Da Rosa Pelicioli disse: pra quem quer ter uma renda mensal, é melhor fundos imobiliarios do que açoes? por distribuir mais lucros do que açoes ? @Rayan Da Rosa Pelicioli Boa tarde! Espero que estejam tudo bem. Deixando aqui minha contribuição para o tema: na minha opinião, você deve fazer uma análise do seu atual momento, verificar o que foi recomendado pelo PIAR e se o montante ideal para viver de renda já foi atingido. Dito isso, imagino que uma montagem de carteira para viver de renda tende a ter uma proporção maior em renda fixa e FII, e menor em ações e ativos de maior risco. Mas também temos exemplos como o Luiz Barsi, que está alocado 100% em ações, mas é uma exceção à regra. Tem que ser uma carteira, como o pessoal costuma dizer, que te permita dormir tranquilo. Espero ter contribuindo! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Tales Lima Da Cruz Postado Quinta-feira às 17:52 Compartilhar Postado Quinta-feira às 17:52 Excelente pergunta. Em termos práticos, FIIs ganham de ações no quesito renda mensal. Mas estar exposto somente a FIIs é um perigo. Brasileiro gosta de renda mensal pingando na conta, é um fato comprovado. Mas a diversificação sempre será benéfica a longo prazo. Caso você esteja na fase de aproveitar a renda que você acumulou, aí sim, FIIs podem ser uma boa solução, mas eu colocaria mais renda fixa do que fii em minha alocação de viver de renda. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Rayan Da Rosa Pelicioli
pra quem quer ter uma renda mensal, é melhor fundos imobiliarios do que açoes? por distribuir mais lucros do que açoes ?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
1
1
DIAS POPULARES
26/Mar
8
27/Mar
3
Top Posters For This Question
Pablo Rickson 2 posts
Rayan Da Rosa Pelicioli 2 posts
Tales Lima Da Cruz 1 post
Marcos Santos 1 post
DIAS POPULARES
26/Mar 2025
8 posts
27/Mar 2025
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Carlos Filho
@Rayan Da Rosa Pelicioli, joinha? Para quem busca renda mensal, uma estratégia diversificada é o caminho mais seguro. Hoje eu faço dessa forma, não com os mesmos ativos, mas a estrutura:
Felipe Braz Sant'anna
@Pablo Rickson os FIIs são bons pois te dão quase uma garantia de renda mensal, atualmente meu objetivo é ter um rendimento de FII que cubra minhas despesas básicas. Já as ações você tem que olhar o c
Rayan Da Rosa Pelicioli
pra quem quer ter uma renda mensal, é melhor fundos imobiliarios do que açoes? por distribuir mais lucros do que açoes ?
10 respostas para essa pergunta
Recommended Posts