Thiago Cancelier Postado 26 de Março Postado 26 de Março (edited) Olá pessoal, Não sei se sei corretamente o conceito e cálculo do preço justo de uma ação, mas no Auvp Analitica temos o preço justo sa WEGE3 como R$9,43. Está certo?? Editado 26 de Março por Thiago Cancelier 1
0 Post popular Michel Dias Postado 26 de Março Post popular Postado 26 de Março (edited) Amigo, o preço justo é referente ao cálculo de Bazin, que diz que a empresa precisa remunerar o acionista em pelo menos 6% da cotação atual Basicamente, ele pega a média de dividendos dos últimos anos e a partir dessa média ele diz quanto você precisa pagar para receber esses 6% Só que esse tipo de preço teto por dividendos passados não dá pra usar de base com empresas como a WEGE, grande parte do retorno dela vem da cotação Vou fazer um cálculo aqui só pra te dar um exemplo: Digamos que em 2025 a WEGE lucre um total de 6,5B Atualmente ela conta com 4195510372 cotas em circulação Teríamos então um LPA de R$1,55 (Lucro Por Ação) Mesmo que ela defina o payout em 100%, sendo então o dividendo por ação DPA em R$1,55 também, ela não chegaria nem em 4% de DY Na cotação de R$46,71 ela chegaria em 3,3% de DY Então, não dá pra usar preço teto por dividendos em qualquer empresa, depende do que você espera dela Espero que isso te ajude em algo. Editado 26 de Março por Michel Hytler De Souza Dias Editei a 4% linha onde coloquei 100% ao invés de 6% 3 1 1
0 Carlos Filho Postado 26 de Março Postado 26 de Março 23 minutes ago, Thiago Cancelier disse: Olá pessoal, Não sei se sei corretamente o conceito e cálculo do preço justo de uma ação, mas no Auvp Analitica temos o preço justo sa WEGE3 como R$9,43. Está certo?? @Thiago Cancelier, tudo joia? Sim, pelo método Bazin, que é o que aparece na sua tela, esse preço justo de R$9,43 está "matematicamente correto", mas precisa ser interpretado com cuidado. O método Bazin se baseia principalmente nos dividendos. A fórmula básica é: Preço Justo = (DY médio dos últimos anos × 100) / Taxa de Atratividade. O que mostra nesta imagem que você trouxe: A WEG tem um dividend yield historicamente baixo (entre 1-2%). O Bazin usa uma taxa de atratividade padrão (geralmente entre 6-9%). Resultado: preço justo bem abaixo do preço atual. Já o método de Benjamin Graham (que o AUVP não mostra nessa tela, mas tem na Analítica) seria diferente: Graham considera fatores como crescimento, estabilidade e saúde financeira. Usa múltiplos como P/L e P/VPA com ajustes de crescimento. Para empresas de alta qualidade e crescimento como a WEG, Graham permitiria múltiplos mais altos. A WEG é considerada uma empresa premium no mercado brasileiro, pois o crescimento consistente há décadas. Além disso é Internacionalizada e bem posicionada e para fechar com chave de ouro possui dívida baixa (como mostra o indicador Dívida Líquida/EBITDA). Por isso muitos investidores aceitam pagar um prêmio grande sobre o "preço justo" do Bazin. O método funciona melhor para empresas maduras que distribuem boa parte do lucro, não tanto para empresas de crescimento que reinvestem muito. Na minha visão, essa diferença não significa necessariamente que a WEG esteja "cara demais" - apenas que o método Bazin não captura bem o valor de empresas com esse perfil. Forte abraço, espero ter te ajudado. 1 1 1
0 Thiago Cancelier Postado 26 de Março Author Postado 26 de Março Muito obrigado pelas explicações pessoal!! Show de bola. Neste caso, a WEGE3 não seria uma boa ação para quem já chegou ao objetivo de viver de renda? (Não é o meu caso hehe)... Pois não paga muitos dividendos. E para nós que ainda estamos no processo, seria uma empresa para ganhar com a valorização e num futuro distante liquidar esse resultado? Vender. 3
0 Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 20:41 Postado Quarta-feira às 20:41 8 minutes ago, Thiago Cancelier disse: Muito obrigado pelas explicações pessoal!! Show de bola. Neste caso, a WEGE3 não seria uma boa ação para quem já chegou ao objetivo de viver de renda? (Não é o meu caso hehe)... Pois não paga muitos dividendos. E para nós que ainda estamos no processo, seria uma empresa para ganhar com a valorização e num futuro distante liquidar esse resultado? Vender. Boa tarde, @Thiago Cancelier ! Não tem muita regra neste caso e só o futuro poderá dizer melhor. Hoje a Weg foca muito no crescimento e em sua evolução. Isso consequentemente faz com que ela direcione mais recursos em sua valorização (que também é benéfico ao acionista) do que em fazer pagamentos. Mas pode ser que daqui a 20 anos, ela entenda que chegou a um patamar onde ela não tenha mais para onde crescer e comece a optar por remunerar seus acionistas em forma de proventos. Ou mesmo que ela ainda esteja em fase de expansão no futuro (o que eu não duvidaria muito 😂) pode ser que você tenha um patrimônio que já supra um valor mensal suficiente para você viver com renda dos ativos não necessitando de uma venda de ativos. E mesmo que seja necessário, isso é feito de forma planejada e bem feitinha. E por fim, gostaria de deixar uns adendos e complemento aos amigos @Michel Hytler De Souza Dias e @Carlos Filho no quesito de preço dos ativos. A essa altura talvez já tenhamos consolidado que preço é diferente de valor. E existem por aí muitos métodos de investimentos inclusive aqueles mais voltados ao preço. Falando sobre Weg especificamente, podemos olhar todo o histórico dela e poderemos ver que ela nunca esteve barata. Jamais ela passaria nas métricas de Bazin ou Graham. Isso significa que ela é uma empresa ruim? Com certeza não. O que acontece é que a nossa métrica do buy and hold, o preço não faz diferença. Vamos nos lembrar que a ideia é fazer compras regulares todo mês. Isso fará com que naturalmente criemos um bom preço médio, ora comprando um pouco mais caro e ora comprando mais barato e em maior quantidade. O que estamos buscando é o valor que a empresa gera e não seu preço. Preço é especulativo. Valor é dado, é número, é resultado, é palpável em relatórios. Espero que agregue ao tema! 1
Pergunta
Thiago Cancelier
Olá pessoal,
Não sei se sei corretamente o conceito e cálculo do preço justo de uma ação, mas no Auvp Analitica temos o preço justo sa WEGE3 como R$9,43. Está certo??

Editado por Thiago CancelierTop Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
26/Mar
5
Top Posters For This Question
Thiago Cancelier 2 posts
Eddy Paulini 1 post
Carlos Filho 1 post
Michel Dias 1 post
DIAS POPULARES
26/Mar 2025
5 posts
Os mais famosos desse tópico
Michel Dias
Amigo, o preço justo é referente ao cálculo de Bazin, que diz que a empresa precisa remunerar o acionista em pelo menos 6% da cotação atual Basicamente, ele pega a média de dividendos dos últimos an
Carlos Filho
@Thiago Cancelier, tudo joia? Sim, pelo método Bazin, que é o que aparece na sua tela, esse preço justo de R$9,43 está "matematicamente correto", mas precisa ser interpretado com cuidado. O métod
Thiago Cancelier
Muito obrigado pelas explicações pessoal!! Show de bola. Neste caso, a WEGE3 não seria uma boa ação para quem já chegou ao objetivo de viver de renda? (Não é o meu caso hehe)... Pois não paga mui
Posted Images
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts