Jump to content
  • 0

tem algum investimento que me rende mais de 1,5% ao mes em renda fixa após 3 anos?

Igor Simoes Santos

Pergunta

Boa noite pessoal, minha duvida é a seguinte, tenho hoje um parente para emprestar 50 k, e ele vai me pagar de 36x a uma taxa de 2% ao mês (Tabela price). Como a ideia é ele antecipar algum valor, entendo que ele deve reduzir o juros pagando as ultimas parcelas e a taxa deve cair até 1,5% ao mês. Minha duvida é, tem algum investimento na janela de 3 anos que possa ter um rendimento melhor em renda fixa?

• Brabo 3
  • HAHAHAHA 1
  • Esse post ficou uma merda 1
Link para compartilhar

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
6 minutes ago, Igor Simoes Santos disse:

Boa noite pessoal, minha duvida é a seguinte, tenho hoje um parente para emprestar 50 k, e ele vai me pagar de 36x a uma taxa de 2% ao mês (Tabela price). Como a ideia é ele antecipar algum valor, entendo que ele deve reduzir o juros pagando as ultimas parcelas e a taxa deve cair até 1,5% ao mês. Minha duvida é, tem algum investimento na janela de 3 anos que possa ter um rendimento melhor em renda fixa?

Oi, boa noite.

Recomendo por experiencia própria não emprestar, parente não se envolve em negócios a menos que você fique com algo tão valioso quanto a divida em garantia.

Dito isto, posso deduzir que você não assistiu todas as aulas, pois está buscando motivos para emprestar o dinheiro acredito, todos nós acreditamos que a bolsa vai subir, então se comprar qualquer coisa praticamente vai render mais que 2% ao mês, mas só daqui a 3 anos você entenderá essa realidade.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
26 minutes ago, Igor Simoes Santos disse:

A questão não é achar um investimento melhor, mas tomar um risco, ainda que seja um parente, tem que pensar nas garantias, sinceramente não faria isso, nas últimas só de boca não funciona, tem que ter uma bom contrato, com clausulas especificas, data de pagamento, pros e contras bem determinados, ainda assim ficaria com pé atrás, nessa situação pensaria no que pode acontecer de errado.

Agora a resposta para sua pergunta seria NÃO, emprestar seria mais vantajoso, porém perigoso (no meu olhar)

Tente simular algumas opções:

🔒 Tesouro IPCA+ 2029 ou maior.

🏦 CDBs de bancos médios (liquidez no vencimento) 

Alguns pagam 120% a 130% do CDI (não sei se tá tendo essa disponibilidade, tem que garimpar)

🏠 LCI/LCA (isentos de IR)

Taxas por volta de 95% a 100% do CDI líquido

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

caso decida ignorar o conselho do @Pablo Rickson e do @Antonio De Matos Teixeira Neto lembresse que mesmo sendo parente existe a chance de tomar um calote, nao e porque e seu parente que nao vai te passar para traz 

so empreste se nao for tao valioso para voce, lembresse do ditado

melhor voce triste porque eu nao emprestei doq eu triste porque nao recebi

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Sendo conservador a gente trabalha com 0,8% a 1% ao mês de rendimento, hoje você tem títulos de CDB chegando a patamares de 18% a 19% préfixado ou beirando os 120% CDI, algo em torno de 16% aa, levando em consideração o IR máximo de 15% esses investimentos caem pra 12% a 16% aa, da em torno de 1,3% am.

Com LCI tu consegue achar alguns isentos com rentabilidade boa, mas que giram em torno desses valores.

Para conseguir mais que isso, se aumenta o risco, ai vai pra ações, que no momento ta tudo em baixa.
Como dito pelo @Pablo Rickson, provavelmente, e assim nós esperamos, essas ações irão subir e passar a rentabilidade de 1,5% am. MAS! Pra haver essa rentabilidade real você vai precisar vender e precisa fazer o calculo de IR em cima da venda... Enfim.

Se for emprestar essa grana, faça com contrato, é um valor alto na minha opinião pra simplesmente emprestar de boca e esperar pela boa vontade da pessoa. Ela esquece, você esquece, rola dor de cabeça e acho que com contrato os dois sabem no que ta se metendo.

Lembrando que de forma legal segundo o Código Civil de 2002, Art 389, 406 e 591: a taxa máxima de juros que será cobrado caso não tenha um contrato é a Selic - IPCA. Então: 14,25 - 5,06 = 9,19% aa, 0,76% am

E em contrato é 12% aa, 1% am.

A, e se for totalmente legal ainda tem o IR em cima do valor de 50k, apenas 5k é isento.

Editado por Yan Fonseca
IR em cima do valor emprestado.
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Igor Simoes Santos disse:

Olá Caro Confrade!! 

A agiotagem é crime no Brasil. A prática é considerada usura e está prevista no artigo 4º da Lei de Usura. 

As punições para o crime de agiotagem podem incluir: Prisão de 6 meses a 2 anos, Multas, Processos criminais. 

A agiotagem é a prática de emprestar dinheiro a juros exorbitantes. A cobrança de dívidas deve ser feita dentro do que a legislação permite.

• Brabo 2
  • Esse post ficou uma merda 3
Link para compartilhar

• 0
On 27/03/2025 at 06:34, Adryan Figueira disse:

caso decida ignorar o conselho do @Pablo Rickson e do @Antonio De Matos Teixeira Neto lembresse que mesmo sendo parente existe a chance de tomar um calote, nao e porque e seu parente que nao vai te passar para traz 

so empreste se nao for tao valioso para voce, lembresse do ditado

melhor voce triste porque eu nao emprestei doq eu triste porque nao recebi

Vou ainda mais longe...

É justamente por ser parente que existe a chance de calote.
O brasileiro ainda tem a premissa do amor para perdões financeiros.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 27/03/2025 at 07:23, Renan Porto Sanches disse:

Olá Caro Confrade!! 

A agiotagem é crime no Brasil. A prática é considerada usura e está prevista no artigo 4º da Lei de Usura. 

As punições para o crime de agiotagem podem incluir: Prisão de 6 meses a 2 anos, Multas, Processos criminais. 

A agiotagem é a prática de emprestar dinheiro a juros exorbitantes. A cobrança de dívidas deve ser feita dentro do que a legislação permite.

Uai, mas o governo permitiu emprestar nosso dinheiro do FGTS com no mínimo 3,5% ao mês! Isso é agiotagem?

🤪

Editado por Artur Barbosa
  • Esse post ficou uma merda 1
Link para compartilhar

• 0
On 26/03/2025 at 22:55, Igor Simoes Santos disse:

Se entrou na AUVP para aprender a investir, sugiro realmente fazer seus próprios investimentos ao invés de emprestar dinheiro para algum parente ou amigo. O risco de você perder esse dinheiro e ainda perder uma amizade e criar uma situação desagradável para você, é muito grande. Aloque o dinheiro em um investimento seguro e não fique procurando apenas altas rentabilidades.

Segurança em primeiro lugar amigão!!!!!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 26/03/2025 at 22:55, Igor Simoes Santos disse:

Maior taxa maior risco !

se 50k for um dinheiro relevante para você , sugiro estudar e não brincar de agita , isto pode acabar sendo um pesadelo! 
precisamos ser realistas , juros do Brasil está na casa de 14,25% selic , e sendo honesto no máximo vai encontrar algo perto de 17 a 18% ao ao em títulos secundários , talvez cri e cra, 

mas sem garantia de fgc!

a máxima será o tripé do investimento

Rentabilidade

Segurança  

Liquidez 

Hoje com selic em alta você tem boas taxas , com liquidez e segurança no tesouro 

menos liquidez mas taxa alta e segurança nos cdbs!

enfim , investimento não é aposta ! 

Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Artur Barbosa disse:

Uai, mas o governo permitiu emprestar nosso dinheiro do FGTS com no mínimo 3,5% ao mês! Isso é agiotagem?

🤪

Mas você não é o governo e ele pode te pegar … se arriscar com isso beira insanidade , a não ser que a pessoa não tenha família ou nem Pense em si mesmo … 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...