Jump to content
  • 0

Qual a maior taxa de administração que vocês estão dispostos a pagar em um FII?

Gabriel Jorge Oliveira Almeida

Pergunta

Estava pesquisando sobre FIIs, e vi que alguns dos FIIs que o Raul recomendou cobram taxas superiores a 1%. Lembro dele comentando algumas aulas sobre como a taxa de administração corrói os investimentos ao longo do tempo, encontrei essa imagem para ilustrar o impacto da taxa de administração no patrimônio gerado ao longo do tempo:

spacer.png

Como dá para ver, investindo $100.000 ao longo de 20 anos, a diferença entre 0.5% e 1% no patrimônio bruto final é de $20.000 (-10% do patrimônio total), muita coisa.

Segue a taxa de administração de alguns FII populares, para referência:

ALZR11: 0.84%

TRXF11: 0.94%

KNRI11: 1.07%

GGRC11: 1.23%

Achei essas taxas meio altas, então resolvi vir perguntar aqui no fórum para saber como vocês decidem se uma taxa de administração de um FII está alta ou não, e qual é o maior valor de taxa de administração que vocês consideram "aceitável" e estariam dispostos a pagar num FII?

E como faço para analisar o impacto dessa taxa de administração vs a distribuição de dividendos? Por exemplo, seria melhor investir num FII que paga ~11.5% ao ano de dividendos, porém tem uma taxa de administração de 1.2%, ou seria melhor escolher um que paga ~9% de dividendos, porém tem taxa de administração de 0.9%?

Obrigado!

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Oi, @Gabriel Jorge Oliveira Almeida. Vamos lá:

10 horas atrás, Gabriel Jorge Oliveira Almeida disse:

Achei essas taxas meio altas, então resolvi vir perguntar aqui no fórum para saber como vocês decidem se uma taxa de administração de um FII está alta ou não, e qual é o maior valor de taxa de administração que vocês consideram "aceitável" e estariam dispostos a pagar num FII?

Cada um tem sua tolerância. Eu, pessoalmente, sinto dor física de ter que pagar qualquer coisa - evito acima de 1% e não tenho nervos pra taxas acima de 1,5, mas isso é trivialmente pessoal. Às vezes, mesmo com uma taxa de administração mais alta, um fundo pode trazer mais retorno por ser muito bem gerido. Via de regra é: Quanto mais baixa a taxa, melhor!

De qualquer forma, a posição em fundos imobiliárias deve ser pensada de forma conservadora: Focando em acrescentar robustez a carteira, volatilidade mais controlada e proventos constantes que podem ser reinvestidos nas melhores oportunidades do momento ao invés de buscar um elevado crescimento patrimonial.

10 horas atrás, Gabriel Jorge Oliveira Almeida disse:

E como faço para analisar o impacto dessa taxa de administração vs a distribuição de dividendos? Por exemplo, seria melhor investir num FII que paga ~11.5% ao ano de dividendos, porém tem uma taxa de administração de 1.2%, ou seria melhor escolher um que paga ~9% de dividendos, porém tem taxa de administração de 0.9%?

A taxa de administração é cobrada sobre o patrimônio líquido do fundo e já afeta os dividendos informados, nesse caso você pode analisar mais simplesmente quais fundos tem um melhor histórico de rendimentos sem fazer grandes cálculos.

No seu último parágrafo você fala sobre os Dys pagos. Este percentual precisa ser olhado com cuidado, pois o cálculo dele é os rendimentos pagos nos últimos 12 meses dividido pela cotação atual. Então se a cotação está em queda isto fará com que o percentual do DY aumente, e o inverso também é verdadeiro, ou seja, se a cotação subir, fará com que o percentual do DY diminua. Portanto, um percentual alto ou baixo não necessariamente é melhor ou pior, respectivamente. Precisamos entender como está se comportando a cotação.

Acrescento apenas uma recomendação prática de manter aberta a aula de FIIs e ir assistindo e pausando ela enquanto analisa os fundos até pegar o jeito!

Link para compartilhar

• 0

Eu nao olho taxa de administracao
Considero que so tenho fundos muito bons e se são bons vale a pena remunerar o gestor.

o que eu quero dizer com isso?
as vezes estamos tao preocupados com taxas, imposto, conversao etc que por causa de peanuts, deixamos de investir.

Editado por Sergio Tanaka
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...