Jump to content

Pergunta

Postado

Oi S@rdinhas,

Meu pai estava arrumando a papelada velha dele e achou uma pasta cheia de ações muito antigas (em papel, algumas até com os cupons de dividendos destacáveis na própria ação).  Entre os ativos, a maioria ao portador e algumas nominativas (tem o nome dele impresso na cautela da ação), tem Banco do Brasil, Bradesco, entre outras.

Alguém sabe dizer se esses títulos ainda tem valor?  Onde é o lugar de "modernizar" a custódia deles (se tiverem valor).  Será que as ações nominativas estão em nome dele da B3?

Mais do que a quantidade de papeis nas mãos dele (literalmente), o que mais temos são dúvidas sobre como descobrir se tem valor e o que fazer com mesmos...

Alguém por aí já se deparou com essa situação e tem uma luz para nos dar?

Agradeço antecipadamente!!

• Brabo 3

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
4 minutes ago, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Meu pai estava arrumando a papelada velha dele e achou uma pasta cheia de ações muito antigas (em papel, algumas até com os cupons de dividendos destacáveis na própria ação).  Entre os ativos, a maioria ao portador e algumas nominativas (tem o nome dele impresso na cautela da ação), tem Banco do Brasil, Bradesco, entre outras.

Alguém sabe dizer se esses títulos ainda tem valor?  Onde é o lugar de "modernizar" a custódia deles (se tiverem valor).  Será que as ações nominativas estão em nome dele da B3?

Mais do que a quantidade de papeis nas mãos dele (literalmente), o que mais temos são dúvidas sobre como descobrir se tem valor e o que fazer com mesmos...

Alguém por aí já se deparou com essa situação e tem uma luz para nos dar?

Agradeço antecipadamente!!

Eita, interessante. O Raul até falou desses papeis no curso.

Não sei como modernizar, mas se colocar em quadro e vender, acho que vai até ganhar mais.

😁

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
  • 0
Postado (edited)

"O investidor deve procurar a instituição financeira depositária responsável pelo atendimento aos acionistas e solicitar a troca do certificado (título em papel) pelo registro eletrônico (a ação como conhecemos atualmente)."

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/da-para-recuperar-o-investimento-quando-se-acha-uma-acao-em-papel/

Mas confesso que estou curioso pra saber se a quantidade de ações seria corrigida pelos desmembramentos e bonificações. E, ainda: o que acontece com os recibos de dividendos não sacados? Eu chutaria que não tem mais valor, mas é curioso pensar sobre isso. 

Talvez enviar e-mail ao RI de cada uma das empresas pra ver quais são as opções seja uma boa enquanto alguém não nos ilumina haha

Editado por Wesley Carvalho
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
19 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Eita, interessante. O Raul até falou desses papeis no curso.

Não sei como modernizar, mas se colocar em quadro e vender, acho que vai até ganhar mais.

😁

Fuçando uns papéis antigos por aqui, também encontrei ações do meu pai. Ele tinha uma linha telefônica, acho que da Telerj, e naquela época, ao comprar a linha, você "ganhava" ações da empresa.

Pela B3, dá sim para transferir as ações para o seu nome, mas é preciso verificar onde está a escritura e entender todo o processo desde a data de aquisição até hoje. No caso do meu pai, acabei perdendo as ações porque a Telerj (se era exatamente essa, não lembro) fechou o capital, depois reabriu, passou por um grupamento de ações e, posteriormente, foi adquirida pela Telemar. Em uma das assembleias (ou no fato relevante do grupamento, não tenho certeza), decidiram que as ações em papel que não formavam um lote do grupamento teriam um prazo – acho que de 20 ou 30 anos – para resgatar os valores do leilão. Esse prazo venceu por volta de 2016, então perdi o direito sobre elas.

Se não houve nenhuma decisão parecida no caminho, suas ações ainda podem ser válidas. Dá uma olhada na data de aquisição e nas empresas envolvidas. Se quiser, manda a lista aqui que posso ajudar a entender o trâmite. Basicamente, você vai precisar solicitar à empresa a conversão dessas ações, e nesse processo, tudo o que aconteceu ao longo do tempo – grupamentos, desdobramentos – será ajustado. Sobre dividendos, não lembro se pagam retroativos, acho que também tem um prazo máximo, algo como os últimos 5 ou 10 anos, depois perde o direito.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
35 minutes ago, Wesley Carvalho disse:

"O investidor deve procurar a instituição financeira depositária responsável pelo atendimento aos acionistas e solicitar a troca do certificado (título em papel) pelo registro eletrônico (a ação como conhecemos atualmente)."

Mas confesso que estou curioso pra saber se a quantidade de ações seria corrigida pelos desmembramentos e bonificações. E, ainda: o que acontece com os recibos de dividendos não sacados? Eu chutaria que não tem mais valor, mas é curioso pensar sobre isso. 

Talvez enviar e-mail ao RI de cada uma das empresas pra ver quais são as opções seja uma boa enquanto alguém não nos ilumina haha

Obrigado.  Primeiro passo é pegar os papeis com meu pai, vou tentar fazer isso esse fds, depois posto o desenrolar da saga aqui...

• Brabo 1
  • 0
Postado
31 minutes ago, Adryan Figueira disse:

se nao me engano o raul falou sobre esses papeis durante o curso

ele disse que esses papeis ainda tem valor e contam como ação mesmo

eu so nao sei te informar sobre como atualizar eles

cara, por favor
poderia tira umas fotos e nos mostrar? gostaria muito de ver como e

Vou fazer, assim que pegar os papeis com meu pai, ele me falou disso ontem.

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 minutes ago, Branca Tresoldi Pires disse:

Eita que hoje é dia de desenterrar coisa antiga rsrsrrrs

Eu procurando umas ações de 17 anos atrás que viraram fantasma e vc com papéis de verdade de mais de 30 anos!!! Fiquei curiosa sobre o desfecho tb, como os outros colegas!

Boa sorte na empreitada!!!

Pessoal tá na sexta da nostalgia kkkkk

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • Criar novo...