Jump to content

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
5 horas atrás, Rafael Franca Martins disse:

Bom dia, confirmem se eu entendi corretamente. 

Taxa Selic nas alturas atraindo investidores para a renda fixa com isso investimento na b3 acabam perdendo valor, Weg, NVidia entre outras. 

Então no caso começo a investir em renda variável agora ? Claro garantindo alguns investimento pré fixados.

Boa tarde, @Rafael Franca Martins !

Apenas complementando nossos amigos.

Como dito, o diagrama do cerrado segue este contrafluxo entre bolsa de valores e renda fixa naturalmente. O que vale sempre é o reforço de fazer seus investimentos em empresas que você já estudou, já avaliou e decidiu querer se tornar sócio para só então inseri-las nos diagrama e realizar seus aportes com base nas sugestões do mesmo que segue de forma mais racional do que nossas próprias decisões.

• 0
Postado
2 minutes ago, Rafael Franca Martins disse:

Bom dia, confirmem se eu entendi corretamente. 

Taxa Selic nas alturas atraindo investidores para a renda fixa com isso investimento na b3 acabam perdendo valor, Weg, NVidia entre outras. 

Então no caso começo a investir em renda variável agora ? Claro garantindo alguns investimento pré fixados.

Fala Rafael, o Diagrama do Cerrado já irá forçar isso se você estiver mantendo ele equilibrado.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
5 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

na verdade nao, o diagrama é puramente proporcao matematica
ele nao vai avaliar se há oportunidades ou forçar contrafluxo

o raciocinio de aportar na baixa faz bastante sentido, a janela de oportunidades ainda nao acabou

Não, concordo, se a bolsa está em baixa, seus valores apontados no diagrama serão menores desbalanceado para essa lado.

Na minha compreensão, pela matemática, ele irá seguir o contrafluxo.

• 0
Postado
9 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Não, concordo, se a bolsa está em baixa, seus valores apontados no diagrama serão menores desbalanceado para essa lado.

Na minha compreensão, pela matemática, ele irá seguir o contrafluxo.

vc mesmo concordou comigo, vc ja vai estar desbalanceado, e naturalmente para balancear ele vai seguir o contrafluxo
mas nao por causa da oportunidade de agora, e sim pq sua carteira desbalanceou

faz um teste. coloca renda fixa com a % mto abaixo e tua % na bolsa bem alta
ele vai tentar balancear de novo, so que aportando mto mais na renda fixa

vc ta tendo a impressao de q a ferramenta ta seguindo o contrafluxo
ele esta apenas seguindo a sua estrategia de % de alocação, o tal do metodo burro

• 0
Postado
40 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

vc mesmo concordou comigo, vc ja vai estar desbalanceado, e naturalmente para balancear ele vai seguir o contrafluxo
mas nao por causa da oportunidade de agora, e sim pq sua carteira desbalanceou

faz um teste. coloca renda fixa com a % mto abaixo e tua % na bolsa bem alta
ele vai tentar balancear de novo, so que aportando mto mais na renda fixa

vc ta tendo a impressao de q a ferramenta ta seguindo o contrafluxo
ele esta apenas seguindo a sua estrategia de % de alocação, o tal do metodo burro

Acho que estamos falando coisas diferentes, talvez eu não esteja entendendo o seu ponto.

Eu não quero mudar as porcentagens das metas, digamos que meu diagrama está equilibrado e tenho 20% em ações como meta e 40% em renda fixa.

Imaginando, para facilitar a conta que são 20.000,00 e 40.000,00 respectivamente.

Um mês depois, a bolsa vai e as ações estão mais baratas, quando vou ver meu diagrama, ele já não está com 20% em ações, e os valores atuais representam 18%, nessa hora, quando vou fazer um aporte, uma parte maior que de costume irá para ações buscando o balanceamento.

Conclusão, matematicamente o diagrama irá forçar o aporte no contra fluxo.

Não é?

• 0
Postado

Parece que eh. Só que vc tá falando de classes diferentes

O conceito fica mais fácil de explicar qdo vc precisa injetar na mesma classe

Por exemplo. 

imagina q a Selic cai mto .. e o diagrama pede pra vc colocar 10k na renda fixa. O q vc faz? Senta o dedo no pós fixado, pra já se posicionar pra qdo ela voltar a subir

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Sergio Tanaka disse:

Parece que eh. Só que vc tá falando de classes diferentes

O conceito fica mais fácil de explicar qdo vc precisa injetar na mesma classe

Por exemplo. 

imagina q a Selic cai mto .. e o diagrama pede pra vc colocar 10k na renda fixa. O q vc faz? Senta o dedo no pós fixado, pra já se posicionar pra qdo ela voltar a subir

Entendi, mas aí é a análise normal mesmo, mas no caso do post inicial ele estava comentando sobre classes diferentes.

Mas em mesma classe isso também acontece, em ações por exemplo, se uma específica cair, o aporte nela será maior.

Mas acho que estamos concordando, mas não falamos a mesma língua... Hauahauahau

• 0
Postado

Acredito que a frase por si só tem um pensamento correto. 
Geralmente, quando a taxa selic sobe, todos os investimentos em renda fixa passam a render mais. Com a renda fixa pagando mais, torna-se menos atraente correr riscos com a renda variável. 

Porém, acredito que o atual momento da bolsa desmente a frase. 
O atual cenário é o seguinte, selic nas alturas e mais uma alta - provavelmente de 0,75 pontos - indicados pela ata do Banco central. 
Ou seja, a selic vem subindo há algum tempo, está atualmente em patamares altos e ainda temos uma grande e muito provável chance de que ela suba mais um pouco. 

Bom, analisando pela ótica da frase, a bolsa deveria estar nas mínimas.

Afinal, por que eu correria risco na bolsa se temos a RF pagando 14,25(podendo subir mais)?

Vou usar o gráfico do Ibovespa pra responder a pergunta. 

Adicionei a imagem abaixo pra mostrar que - apesar do atual contexto - a bolsa está perto das máximas dos últimos 5 anos! Ela subiu 9,66% em 2025! 

O que demonstra claramente que dos últimos 12 meses, esse é o segundo pior momento de investir! 

Nos últimos 12 meses,  a Bolsa brasileira só esteve acima desse ponto em 25 de agosto do ano passado. 

nós estaríamos comprando perto da máxima…

Pra concluir, entendo que a taxa selic influencia muito na bolsa, mas não é somente este ponto que devemos analisar para decidir se é ou não o momento de investir na bolsa.

IMG_2680.png

• Brabo 1
  • Criar novo...