Vou deixar aqui o racional que eu segui para tentar comparar dois títulos, um pré-fixado e outro atrelado a taxa SELIC. Poderiam me dizer se realmente faz sentido, ou se to viajando na maionese?
Hoje temos a SELIC em 14.25%. Em tese, seria interessante investir nesse tipo de título, porém, como discutido nas aulas do módulo 3, muito provavelmente seria o momento de pegar um título pré-fixado e buscar uma rentabilidade bem maior no longo prazo, principalmente quando pensamos em um investimento de 4 anos.
Mas, como eu posso comparar esses títulos pensando nesse cenário de longo prazo, sem ter certeza de quanto vai ser a taxa SELIC? Será que o tesouro SELIC vai render mais que um pré-fixado nesse período de 4 anos?
Forma que encontrei de tentar ter um número mais palpável:
Ir no boletim focus e pegar os valores anuais da SELIC para o espaço de tempo (nesse exemplo vou usar 2025-2028 (4 anos));
Pegar uma aplicação real com uma taxa pré-fixada;
Calcular a média da taxa SELIC através dos dados retirados do boletim focus para o período;
Usar a calculadora do investidor sardinha para comparar ambas as aplicações como se fossem 2 títulos pré-fixados.
Primeiro vamos calcular a média da taxa SELIC usando a última edição do boletim focus (essa é de 21/03/2025):
Dessa forma, temos:
2025 -> 15%
2026 -> 12.5%
2027 -> 10.5%
2028 -> 10%
Calculando a média, temos uma SELIC média no período de:
(15 + 12.5 + 10.5 + 10) / 4 = 12%
Vamos comparar com o seguinte título que encontrei:
Agora sabendo que temos uma rentabilidade média da SELIC de 12% no período e um título pré-fixado, podemos fazer o cálculo de rentabilidade na calculadora do investidor sardinha colocando ambos os títulos como pré-fixados, em pé de igualdade.
Dessa forma, conseguimos perceber que o tesouro SELIC teria uma rentabilidade líquida de 10.2% a.a frente a 12.75% a.a do título pré-fixado.
Pontos de atenção:
O boletim focus já errou fortemente a projeção da SELIC, inclusive em um passado próximo;
Estou supondo que a única fonte desses dados é o boletim focus, será que existem outras fontes?
Será que podemos usar o mesmo racional para títulos atrelados ao IPCA?
Fiquem a vontade para sugerir outras formas de fazer essa projeção ou ainda de falarem que não faz sentido algum. A ideia é estressar a solução a até chegar em uma forma bem próxima do que seria a realidade.
Pergunta
Victor Hugo Lima De Medeiros Macedo
Olá, pessoal. Tudo bem?
Vou deixar aqui o racional que eu segui para tentar comparar dois títulos, um pré-fixado e outro atrelado a taxa SELIC. Poderiam me dizer se realmente faz sentido, ou se to viajando na maionese?
Hoje temos a SELIC em 14.25%. Em tese, seria interessante investir nesse tipo de título, porém, como discutido nas aulas do módulo 3, muito provavelmente seria o momento de pegar um título pré-fixado e buscar uma rentabilidade bem maior no longo prazo, principalmente quando pensamos em um investimento de 4 anos.
Mas, como eu posso comparar esses títulos pensando nesse cenário de longo prazo, sem ter certeza de quanto vai ser a taxa SELIC? Será que o tesouro SELIC vai render mais que um pré-fixado nesse período de 4 anos?
Forma que encontrei de tentar ter um número mais palpável:
Primeiro vamos calcular a média da taxa SELIC usando a última edição do boletim focus (essa é de 21/03/2025):
Dessa forma, temos:
Calculando a média, temos uma SELIC média no período de:
(15 + 12.5 + 10.5 + 10) / 4 = 12%
Vamos comparar com o seguinte título que encontrei:
Agora sabendo que temos uma rentabilidade média da SELIC de 12% no período e um título pré-fixado, podemos fazer o cálculo de rentabilidade na calculadora do investidor sardinha colocando ambos os títulos como pré-fixados, em pé de igualdade.
Dessa forma, conseguimos perceber que o tesouro SELIC teria uma rentabilidade líquida de 10.2% a.a frente a 12.75% a.a do título pré-fixado.
Pontos de atenção:
Fiquem a vontade para sugerir outras formas de fazer essa projeção ou ainda de falarem que não faz sentido algum. A ideia é estressar a solução a até chegar em uma forma bem próxima do que seria a realidade.
Abração!!
Editado por Victor Hugo Lima De Medeiros MacedoTop Posters For This Question
4
2
2
1
DIAS POPULARES
30/Mar
8
31/Mar
1
Top Posters For This Question
Victor Hugo Lima De Medeiros Macedo 4 posts
Eddy Paulini 2 posts
Artur Barbosa 2 posts
Rafael Antunes Teixeira Silva 1 post
DIAS POPULARES
30/Mar 2025
8 posts
31/Mar 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Olá, pessoal. Tudo bem? Vou deixar aqui o racional que eu segui para tentar comparar dois títulos, um pré-fixado e outro atrelado a taxa SELIC. Poderiam me dizer se realmente faz sentido, ou se t
Fiquei pensando aqui também. No seu exemplo, também está sendo calculado crescimento de forma linear. Somente dividindo. Por outro lado, poderíamos considerar também uma média geométrica. Nesse c
Artur Barbosa
Não está de forma linear, mas ponderada ano a ano. 😁 Mas tem um erro no cálculo, pois irá ter juros sobre juros depois de descobrir a taxa equivalente, digamos assim. Exatamente, tem que a
Posted Images
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts