Jump to content
  • 0

Reinvestimento de dividendos conta como aporte? Registra no orçamento doméstico?

Pergunta

Postado (edited)

Olá pessoaaaas, bom dia! Uma dúvida: reinvestimento de dividendos recebidos conta como aporte? Eu ainda não vivo de renda, então reinvisto todos os dividendos, não necessariamente em ações. Esse mês mandei 2000 pra corretora (de aporte mesmo da minha renda). Aí surgiu a oportunidade de um bom CDB, interei com mais 300,00 que já tinha de saldo proveniente de dividentos.

Atualmente eu NÃO lanço o reinvestimento como aporte. Isso porque se eu lançar, eu vou precisar colocar os dividendos na renda também. Só que, por exemplo R$ 300,00 de dividendos na renda, ele vai distribuir entre custos fixos, confortos etc. Na prática, considero então o aporte (Liberdade Financeira) apenas como sendo os 2.000,00. Sei que é bobeira, mas pra quem já investe há mais tempo, esse tipo de organização interfere em algo no longo prazo? Atrapalha?

EDITADO: não é no diagrama, é no orçamento doméstico

Editado por Paulo Henrique Guedes

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, Paulo Henrique Guedes disse:

Olá pessoaaaas, bom dia! Uma dúvida: reinvestimento de dividendos recebidos conta como aporte? Eu ainda não vivo de renda, então reinvisto toso os dividendos, não necessariamente em ações. Esse mês mandei 2000 pra corretora (de aporte mesmo da minha renda). Aí surgiu a oportunidade de um bom CDB, interei com mais 300,00 que já tinha de saldo proveniente de dividentos.

Atualmente eu NÃO lanço o reinvestimento como aporte. Isso porque se eu lançar, eu vou precisar colocar os dividendos na renda também. Só que, por exemplo R$ 300,00 de dividendos na renda, ele vai distribuir entre custos fixos, confortos etc. Na prática, considero então o aporte (Liberdade Financeira) apenas como sendo os 2.000,00. Sei que é bobeira, mas pra quem já investe há mais tempo, esse tipo de organização interfere em algo no longo prazo? Atrapalha?

boa tarde Paulo

possivelmente eu que nao soube interpretar a duvida, mas vamos la

na hora de jogar no diagrama o novo aporte, eu sempre coloco o valor atual q eu tenho na corretora, seja por causa de cdb, dividendos, transferencia enganada (kkkkk) mais os 25% do meu orçamento do mes, assim na hora de investir o diagrama ja me fala certinho onde vou colocar cada real daquele mes

espero ter ajudado, qualquer coisa tamo ai

• Brabo 1
  • 0
Postado
5 horas atrás, Eduardo Kazuyuki Kumi disse:

boa tarde Paulo

possivelmente eu que nao soube interpretar a duvida, mas vamos la

na hora de jogar no diagrama o novo aporte, eu sempre coloco o valor atual q eu tenho na corretora, seja por causa de cdb, dividendos, transferencia enganada (kkkkk) mais os 25% do meu orçamento do mes, assim na hora de investir o diagrama ja me fala certinho onde vou colocar cada real daquele mes

espero ter ajudado, qualquer coisa tamo ai

Oi Eduardo, editei o post porque acho que não ficou claro mesmo. Não é o lançamento no Diagrama, é no ORÇAMENTO DOMÉSTICO. Na categoria de liberdade financeira, que é o que eu separo pra aportar da minha renda do mês. Por isso falei que não lanço os reinvestimentos lá (por reinvestimentos, são os dividendos, JCP e rendimentos dos meus investimentos atuais). Queria entender se o correto seria lançar

• 0
Postado
1 minute ago, Eduardo Kazuyuki Kumi disse:

por um acaso acabei de ver o editado nesse instante kkkkkk, no orçamento voce so coloca do orçamento, na aba novo aporte voce coloca o valor do orçamento + o valor que esta na corretora

Valeu, então... isso é o que faz sentido na minha cabeça, mas vai que estou fazendo besteira né. Por isso resolvi consultar.

• 0
Postado

Pessoal, estava com essa mesma dúvida por aqui... E ainda tenho uma pequena dúvida (pode ser boba, já adiantando).
Quando fazemos aquele cálculo de juros compostos para longo prazo (8% de rendimento), se eu estiver aportando DO MEU SALÁRIO R$4000,00 e mais R$800,00 de dividendos, considero 4000 ou 4800 de aporte mensal?
Creio que os 8% já seja considerando o reinvestimento dos dividendos, justamente por isso que é juros compostos, correto?

• Brabo 1
  • 0
Postado
7 minutes ago, Arthur De Souza disse:

Pessoal, estava com essa mesma dúvida por aqui... E ainda tenho uma pequena dúvida (pode ser boba, já adiantando).
Quando fazemos aquele cálculo de juros compostos para longo prazo (8% de rendimento), se eu estiver aportando DO MEU SALÁRIO R$4000,00 e mais R$800,00 de dividendos, considero 4000 ou 4800 de aporte mensal?
Creio que os 8% já seja considerando o reinvestimento dos dividendos, justamente por isso que é juros compostos, correto?

Apenas os 4000, que seria o investimento novo.

O outro fica rodando e faz a mágica dos juros compostos acontecer. (Na calculadora você pode colocar zero de novos aportes que ainda vai crescer, pois considera o reinvestimento "interno')

• 0
Postado
21 horas atrás, Paulo Henrique Guedes disse:

reinvestimento de dividendos recebidos conta como aporte?

Bem simples e didático: Não! 😅

Brincadeira...

Imagina que são duas contas, e são, a do banco e a do investimentos. Os dividendos e outros já caem direto na conta investimento, deixe lá.

Tudo que você recebe, entra na conta do banco, paga uma taxa, a minha é 25% e se recebo 10k hoje 2,5k já vai para a conta investimento. Pedágio.

No final do mês, ou no início, você atualiza seu Cerrado, vê o saldo da conta investimento e faz o cálculo do aporte.

Forte abraço.

• 0
Postado

@Paulo Henrique Guedes

Eu entendo seu raciocínio. No meu caso, todo valor em dividendos eu coloco lá no orçamento doméstico como entrada, mas ao invés de me permitir a prazeres ou outro tipo de gasto que não seja metas ou investimentos, eu estico esses no orçamento.

Gera uma diferença onde você deixa de gastar com certa meta e estoura a dos investimentos, sim. Mas pelo menos tenho um controle maior.

• Criar novo...