Jump to content
  • 0

Cagacite aguda com Trump e Afins (Psique fraca para o mercado financeiro?)

Pergunta

Postado

Final do ano passado (+- Set/2024) eu tinha iniciado uma estratégia para tentar focar nos dividendos. Por exemplo, me posicionando em alguns FII que curto (MXRF11, BTLG11, BIDB11). Meu foco inicial era possuir próximo a 10 mil reais em cada posição, não sei se essa seria uma métrica razoável já que uns valiam em torno de 100,00 outros em torno de 10,00. No aplicativo do banco era possível ver a ampliação dos ganhos em proventos, mas a desvalorização dos ativos (especialmente MXRF11 = [-20%]) prejudicou um pouco. eu já tinha o MXRF há mais tempo então os ganhos obtidos meio que "compensaram" a queda dele...

Na mesma linha, havia comprado duas ações, BBAS3 e KLBN4, mirando também nos dividendos o que acho que não foi uma sacada muito boa (pois KLBN caiu significativamente nos últimos meses = [+-10% pra baixo]). Mas a estratégia estava fundada nos mesmos termos, tentar chegar a uma posição de 10 mil reais em cada posição. o BB, por outro lado, teve uma valorização de uns 15% no período que permaneci com ele..

Caguei mais uma vez e quando deu um "short squeeze" na CASH3 comprei umas 300 ações (no final da alta, kkkk)... - tendo só negativado enquanto mantive a mesma. Com o aumento das cagadas do Trump, em meados de março/25 eu zerei minhas posições e posicionei tudo em alguma forma de renda fixa.

Seguindo as orientações relacionados à Reserva de Emergência reorganizei as finanças posicionando 1/4 em um bancão (BB), 2/4 em dois bancos digitais (sabedor dos riscos, mas posicionados, em tese, em fundos de resgate imediato) e pretendo, nos próximos meses posicionar o 1/4 restante na poupança do bancão (antes indicado).

Hoje estou 100% em RF (excluída nessa métrica em torno de 25% dos meus valores que tenho em Previdência Privada (+-20%) e em um Fundo Multimercado (5%).

O resto está distribuindo em caixinhas Nubank, Tesouro (SELIC 27, IPCA+ 45), Fundo RF - BB, Inter (3) = +- 50 mil reais;

Tenho uma pequena posição (em torno de 7 mil reais em Criptos - BTC, ETH, Solana, XLM e USDC (maior posição BTC).

Queria saber como vocês fazem para lidar com os rompantes psicológicos que os motivam a fazer merdas no mercado financeiro, seja pela compra (CASH3, no final da alta, kkkk), OU, de liquidação de ativos ao menor sinal de problemas (Trump e Afins)...???

As vezes penso que, talvez, eu devesse desistir de negociar em bolsa e terceirizar a tomada de decisão para alguma espécie de fundo ativo (multimercado ou RV)

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Olá, anêmono!

Ignorando o fator "perfil", a sua insegurança em investimento de renda variável me parece ser, pelo seu relato, puramente falta de conhecimento mesmo. Você literalmente não sabe os motivos que te levaram a comprar as ações que você possui, então você não sabe se deve vendê-las ou não. Ou isso, ou você está apostando com dinheiro que você precisa muito (ou acredita que precisará) no curto prazo, o que também é uma má ideia.

41 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

talvez, eu devesse desistir de negociar em bolsa

Em resumo, você está confuso e a sua tese de investimentos não está legal, você só precisa estudar mais.

41 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

terceirizar a tomada de decisão para alguma espécie de fundo ativo

Até pra investir em fundos você precisa saber o que analisar pra não cair em ciladas, bicho.

Senta a bunda na cadeira e estude prestando atenção no que você está estudando, deixe o celular em outro cômodo pra não ficar tentado a uma dose de dopamina barata e confie no processo.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
43 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Final do ano passado (+- Set/2024) eu tinha iniciado uma estratégia para tentar focar nos dividendos. Por exemplo, me posicionando em alguns FII que curto (MXRF11, BTLG11, BIDB11). Meu foco inicial era possuir próximo a 10 mil reais em cada posição, não sei se essa seria uma métrica razoável já que uns valiam em torno de 100,00 outros em torno de 10,00. No aplicativo do banco era possível ver a ampliação dos ganhos em proventos, mas a desvalorização dos ativos (especialmente MXRF11 = [-20%]) prejudicou um pouco. eu já tinha o MXRF há mais tempo então os ganhos obtidos meio que "compensaram" a queda dele...

Na mesma linha, havia comprado duas ações, BBAS3 e KLBN4, mirando também nos dividendos o que acho que não foi uma sacada muito boa (pois KLBN caiu significativamente nos últimos meses = [+-10% pra baixo]). Mas a estratégia estava fundada nos mesmos termos, tentar chegar a uma posição de 10 mil reais em cada posição. o BB, por outro lado, teve uma valorização de uns 15% no período que permaneci com ele..

Caguei mais uma vez e quando deu um "short squeeze" na CASH3 comprei umas 300 ações (no final da alta, kkkk)... - tendo só negativado enquanto mantive a mesma. Com o aumento das cagadas do Trump, em meados de março/25 eu zerei minhas posições e posicionei tudo em alguma forma de renda fixa.

Seguindo as orientações relacionados à Reserva de Emergência reorganizei as finanças posicionando 1/4 em um bancão (BB), 2/4 em dois bancos digitais (sabedor dos riscos, mas posicionados, em tese, em fundos de resgate imediato) e pretendo, nos próximos meses posicionar o 1/4 restante na poupança do bancão (antes indicado).

Hoje estou 100% em RF (excluída nessa métrica em torno de 25% dos meus valores que tenho em Previdência Privada (+-20%) e em um Fundo Multimercado (5%).

O resto está distribuindo em caixinhas Nubank, Tesouro (SELIC 27, IPCA+ 45), Fundo RF - BB, Inter (3) = +- 50 mil reais;

Tenho uma pequena posição (em torno de 7 mil reais em Criptos - BTC, ETH, Solana, XLM e USDC (maior posição BTC).

Queria saber como vocês fazem para lidar com os rompantes psicológicos que os motivam a fazer merdas no mercado financeiro, seja pela compra (CASH3, no final da alta, kkkk), OU, de liquidação de ativos ao menor sinal de problemas (Trump e Afins)...???

As vezes penso que, talvez, eu devesse desistir de negociar em bolsa e terceirizar a tomada de decisão para alguma espécie de fundo ativo (multimercado ou RV)

Anônimo, não ficar antenado em notícias de mercado financeiro já pode ser um bom começo.

O segundo e principal ponto em tudo que você diz, eu diria que é: focar nos estudos. 

As decisões que você tomou nenhuma me parece ter sido uma decisão mais concisa. "fundos imobiliários que eu curto". Curte por que? Por serem famosinhos? Por ter um DY alto? Ou porque estudou eles, leu dúzias de relatórios de cada um deles?

Vou ser chato em dizer isso, mas tudo me parece especulação pura ou análise muito superficial. As chances disso é fazer cagada mesmo. Patrimônio vai pro vinagre e o desânimo bate com força. 

Por isso a ênfase em estudos. Você precisa consolidar mais suas decisões para entender no que você está se vinculando, riscos envolvidos e não deixar emoções falarem mais alto. Tanto que aqui existem ferramentas para isso como, por exemplo, o diagrama do cerrado. Só que ele só vai funcionar com um estudo antes.

E por fim, reforço as palavras do amigo @Wesley Carvalho: não terceirize da forma que está pensando seus investimentos. É pedir pra desanimar de vez. Exceto caso você tenha um patrimônio considerável e tenha pensando em uma consultoria de investimentos. Aí o jogo muda e eu concordo sobre você ter um bom auxílio. Mas se a ideia é ser assessorado, algo neste sentido, eu acho que só firmaria a má impressão que você tem hoje sobre seus investimentos.

Espero que ajude a refletir!

• Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado (edited)

Tem uma coisa mto simples que qdo vc coloca na cabeça, fica mais facil de lidar com a variação.

vou usar de exemplo o bitcoin mas a mesma regra se aplica pra FII ou acoes q sejam

vc tem bitcoin a 1000 reais e do nada comeca a cair, vai caindo, caindo, caindo até chegar num ponto de que ele vira uma oportunidade, com isso mtas pessoas vao ver a chance de entrar novamente e o valor comeca a subir. Simples assim.

Se o ativo, seja acao, fii, cripto nao perdeu fundamento, é somente oferta e demanda.

Fii por exemplo, se o mxrf11 cair 50% mas nao tomar nenhuma inadimplencia, ele vai continuar pagando os dividendos normalmente, nada aconteceu com ele, foi so fogo no rabo/medo dos cotistas

pensa q quem ja entende esse ciclo, torce pra que as cotas caiam sem perder os fundamentos, pq abre uma janela e qdo essa galera comeca a entrar, o valor da cota comeca a subir

uma coisa q me ajudou mto foi entender como o livro de ofertas funciona.
da uma pesquisada nisso, q vc vai entender pq q os precos sobem ou descem

Editado por Sergio Tanaka
  • 0
Postado

aproveitando q a galera citou q eh falta de conhecimento, so cuidado com isso aqui 

"Hoje estou 100% em RF (excluída nessa métrica em torno de 25% dos meus valores que tenho em"

estude enqto eh tempo, pq quando a renda fixa cair, vc vai ver a bolsa invertendo o jogo e ai vc vai querer entrar na alta

• Criar novo...