Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde a todos,

Sou marinheiro de primeira viagem e estou fazendo minhas primeiras armas nesse caminho dos investimentos.

Estou no meio do módulo de renda variável e fico navegando pelo app da corretora.

Até então só fiz investimentos em renda fixa (Tesouro SELIC e Tesouro IPCA).

Olhando a área de CRA me deparei com uma ruiva de olhos azuis, bonita e malhada, sozinha e puxando papo comigo.

Pois é bom demais e fácil de mais para não ter uma pegadinha.

Essa mussa que descrevi anteriormente foi para mim esse CRA pagando incríveis 17,28% ao ano e com juros mensais isento de IR.

Eu já vi no módulo 3 que CRI e CRA são mais arriscados já que não contam com proteção do FGC e basicamente são empréstimos que estou fazendo para empresas nesse caso que citei do agro, e que muitas vezes são de capital fechado.

Minhas dúvidas são:

1- Algum de vocês já se aventurou em uma viagem louca dessas?

2-Onde posso coletar mais informações da empresa que está oferecendo o CRA para poder avaliar melhor esse investimento

Agradeço quem tiver mais conhecimento e experiência e possa auxiliar este humilde sardinha que está a beira de fazer uma loucura!

Screenshot_20250331_153132_BTG Investimentos.jpg

• Brabo 1

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
4 minutes ago, Carlos Filho disse:

@Ariel Nicolas Vargas Pecapedra entendo seu entusiasmo, mas vamos com calma! Uma taxa de 17,28% a.a. isenta de IR realmente chama a atenção, principalmente comparada à Selic atual de 14,25%.

Já investi em alguns CRAs, mas sempre com muito cuidado. Veja o que observo:

Primeiro, note que é para investidor qualificado (precisa ter pelo menos R$1 milhão investido ou certificação). Se você se enquadra, ok. Se não, a corretora nem deveria estar te mostrando isso (provavelmente está mostrando, talvez, pelo teu perfil ser agressivo de investimento). 

Sobre a taxa alta, geralmente, quando o retorno é muito acima da Selic, existe um risco proporcional. 17,28% sugere um agronegócio de médio/alto risco. A diferença de quase 3% acima da Selic não é à toa.

Para pesquisar a empresa:

• Procure no Google o "Prospecto" e "Termo de Securitização" desse CRA específico
  • Verifique os balanços da empresa no site de Relações com Investidores
  • Pesquise notícias recentes sobre a empresa e o setor
  • Veja o histórico de pagamentos de outros títulos desse mesmo emissor

O vencimento em 2030 é longo e não tem garantia do FGC. Se precisar do dinheiro antes, terá que vender no mercado secundário, possivelmente com deságio.

Mas há alguns pontos que me fez refletir sobre esse CRA, pensa comigo:

1. Juros mensais acaba sendo um diferencial positivo desse CRA. Muitos pagam apenas semestralmente, o que torna esse mais atrativo para quem busca fluxo de caixa regular.
  2. Classificação de risco "Moderado" - Sinceramente, estranho essa classificação. Um CRA pagando 3% acima da Selic geralmente seria classificado como "Arrojado". Isso levanta uma bandeira amarela.
  3. Garantias, pois o prospecto deve informar quais são as garantias (se há alienação fiduciária, aval de sócios, cessão de recebíveis). CRAs sem garantias reais são significativamente mais arriscados.
  4. Diversificação por emissor, mesmo que decida investir, nunca coloque muito em um único CRA. O ideal é não ter mais de 2-3% do seu patrimônio em um único papel de dívida privada (a porcentagem vai depender muito da sua prática, eu particularmente deixo entre 2-3%).
  5. Valor mínimo baixo - R$1.027,32 é um valor mínimo incomumente baixo para CRAs (geralmente são mais de R$10.000). Isso pode significar que estão fracionando para atrair pequenos investidores.
  6. Neste meu sexto pensamento eu fiquei em dúvida, esse CRA é do agronegócio? Caso sim, considere o risco setorial - pois agronegócio tem riscos específicos como clima, pragas e flutuações de preços de commodities que podem afetar drasticamente a capacidade de pagamento do emissor. Todavia, o agro acaba sendo um dos nossos motores aqui no Brasil.

Minha dica é: estudar mais e se sentir tranquilo no que for fazer, pois assim terá consciência do ato.

Forte abraço e espero ter ajudado.

Bela aula, muito esclarecedora.

Concluindo, a ruiva de olhos azuis, bonita e malhada, sozinha e puxando papo com ele pode ter chegado em um Marea Turbo sem manutenção adequada...

Obrigado

• HAHAHAHA 4
  • 0
Postado
6 minutes ago, Marco Antonio Yamamoto disse:

Bela aula, muito esclarecedora.

Concluindo, a ruiva de olhos azuis, bonita e malhada, sozinha e puxando papo com ele pode ter chegado em um Marea Turbo sem manutenção adequada...

Obrigado

Mano, eu gostaria de colocar dois emojis (hahaha e nessa você deu aula), porque tua resposta valeu muito mais a pena kkkkkkk. A comparação é perfeita!

• HAHAHAHA 2
  • 0
Postado
9 minutes ago, Carlos Filho disse:

Mano, eu gostaria de colocar dois emojis (hahaha e nessa você deu aula), porque tua resposta valeu muito mais a pena kkkkkkk. A comparação é perfeita!

Sua resposta foi tão completa que foi a primeira imagem que me veio a mente

😂

Neste mundo dos investimentos, quando o retorno é muito bom, sempre tem que desconfiar de alguma bomba escondida...

• HAHAHAHA 2
  • 0
Postado

vou responder igual no topico de debentures incentivadas

se quer se expor em cri e cra, faça por um FII de papel. Simples

vc vai investir em uma porrada de ativos e de brinde um gestor experiente vai lidar direto com a empresa caso tenha inadimplencia, seja fazendo rolagem, seja uma negociacao ou ate uma explicacao.
duvido mto q se vc tomar calote, vc consegue ir la na porta da empresa com o CRA impresso reclamando hauhaua

mas pega fii decente. 

• Me ajudou 1
  • Criar novo...