Jump to content

Pergunta

Postado

Por favor alguém me corrija porque algo me diz que estou errado. 😅

Eu estava pra clicar pra comprar Tesouro Pré a 14,88% aa quando me ocorreu que o BC já meio que avisou que vai subir a SELIC provavelmente mais 2 vezes, então, provavelmente 0,5% a mais, pra 14,75%.
Acontecendo isso esse Tesouro Pré não vai acabar automaticamente subindo também? Porque o Tesouro SELIC ja vai pagar pouco mais de 14,75% e ai o Pré deveria pagar mais pelo risco.
É segurar o aporte por um mês e ja contratar uma taxa melhor que essa.

Faz sentido? (é que vou mover um valor que está rendendo 100% do CDI)

• Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
15 minutes ago, Renato Tadeu Gaspar disse:

Eu estava pra clicar pra comprar Tesouro Pré a 14,88% aa quando me ocorreu que o BC já meio que avisou que vai subir a SELIC provavelmente mais 2 vezes, então, provavelmente 0,5% a mais, pra 14,75%.
Acontecendo isso esse Tesouro Pré não vai acabar automaticamente subindo também?

Porque o Tesouro SELIC ja vai pagar pouco mais de 14,75% e ai o Pré deveria pagar mais pelo risco.

Oi, Bom dia.

Sim, está correto seu raciocínio mas lembre-se que a reunião do BC não é mensal, é a cada 45 dias. 

Se o diagrama está sugerindo comprar Tesouro Pré, sugiro pegar os títulos neste momento para não perder rentabilidade futura, temos o diagrama para esses momentos, nada é garantido que eles irão aumentas (tecnicamente ele pode pegar e reduzir, nada impede de acontecer, mas sabemos qual é a realidade brasileirinha).

Lembre-se que nao conseguimos picos, queremos pegar uma boa media. 

Espero ter ajudado

• Brabo 1
  • 0
Postado
24 minutes ago, Renato Tadeu Gaspar disse:

Acontecendo isso esse Tesouro Pré não vai acabar automaticamente subindo também? Porque o Tesouro SELIC ja vai pagar pouco mais de 14,75% e ai o Pré deveria pagar mais pelo risco.

Vou colocar mais um pitaco, será que para por aí com o governo injetando dinheiro na economia?

E quando virá a tendência de baixa?

• 0
Postado
11 horas atrás, Renato Tadeu Gaspar disse:

Boa noite, @Renato Tadeu Gaspar.

Seu raciocínio está parcialmente certo. 

Lembre-se de uma coisa que o @Raul fala muito: se todo o mercado sabe de um movimento, ele já está precificado. 

O Tesouro Prefixado não acompanha a selic. Pode parecer contraditório, mas não é. O que o Tesouro Prefixado faz é precificar a média de juros entre hoje e a sua data de vencimento. Nisso, inclui-se que a selic vai subir e vai cair. Ele se baseia mais na expectativa de selic futura, até seu vencimento, que nos próximos aumentos em si. Se houver um consenso no mercado que, após esses aumentos, a selic vai entrar em tendência de queda, o que vai acontecer com o prefixado é diminuir a taxa, porque a média da expectativa de juros caiu. Essas médias são sempre um retrato que precificam as expectativas presentes e podem sempre se alterarem a medida que os cenários vao se alterando.

Para ter uma noção melhor, você pode conferir o DI futuro operado na B3 e o Boletim Focus, que apresenta o consenso das expectativas do mercado.

Ao longo do tempo de investimento você vai fazer uma média de taxas, não tem como acertar sempre a crista da onda. Se fosse tão simples prever, ninguém investiria em outro momento e todos ganhariam o máximo, mas, como isso é móvel, então o que fazemos é sempre uma média das melhores taxas. Somos investidores de longo prazo, então não vamos fazer só um aporte. Inclusive, esse ano tive os meis primeiros títulos prefixados que se venceram. 

Todos os meses, vamos aportando um pouco. É assim sempre para os buy and hold.

• Brabo 1
  • 0
Postado
11 horas atrás, Renato Tadeu Gaspar disse:

@Renato Tadeu Gaspar complementando os colegas, seu raciocínio está errado. As possíveis altas da Selic já estão precificadas, os juros não sobem se a Selic subir, a Selic influencia, mas não assim diretamente e imediatamente.

Como disseram, investir não é acertar a cotação mais baixa, nem o pico da rentabilidade. É aportar no melhor título que você encontrar hoje, pois amanhã pode estar melhor ou pior, não temos como saber, mas no tempo a rentabilidade sempre será muito boa. 

• Brabo 2
  • 0
Postado
15 horas atrás, Renato Tadeu Gaspar disse:

Olá Renato,

Então, esse "algo" que te diz que você está errado, está certo, rsrsrs.

O Tesouro Prefixado não acompanha a taxa Selic. Ele é oferecido com aquela porcentagem fixa e vai render aquilo dali, faça chuva ou faça sol. Se você contratar hoje um prefixado a 15% e a Selic subir para 50%, você continua recebendo seus 15%. E se a Selic for a 0,1%, você continua recebendo seus 15%.

Então, nesse sentido, não adianta você esperar por mais um tempo para aí investir. Conforme dito na aula sobre contrafluxo, o investidor deve buscar aquilo que tem de melhor e que está disponível no momento, porque com isso ele consegue pegar uma "média dos melhores", em vez de tentar acertar sempre o topo e tentar fugir sempre do fundo (o que, na prática, acaba sendo impossível).

Sem ser recomendação de investimento, eu pessoalmente entendo que os prefixados, no momento, são a nata, considerando-se especialmente a expectativa cíclica de redução da Selic em curto-médio prazo. E há prefixados pagando mais do que esses 14,88% que você mencionou. Ontem mesmo, peguei um para 2028 com 19,60% (e só fiquei triste por não ter mais caixa no momento).

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Criar novo...