Jump to content
  • 0

Tamanho/Organização da Carteira de Renda Fixa

Pergunta

Postado (edited)

Olá equipe! Beleza?

Perdão de antemão caso a minha dúvida seja muito leiga ou adiantada demais pro meu momento no curso. Estou saindo do módulo 3 (renda fixa) agora, e com isso me surgiram algumas duvidas:

Eu sempre achei, por praticidade, organização ou talvez por subestimar os ganhos, não sei, que em renda fixa teríamos poucos ativos.
Por exemplo: eu tenho o CDB do Sofisa ou a caixinha do Nubank para minha reserva de emergência, e o resto eu aloco no tesouro prefixado ou tesouro ipca+, dependendo do momento, e só.

Com as aulas, me abriu todo o universo que se pode ter com renda fixa... e isso me fez dar uma olhadinha nos CDBs e LCs que o Nubank (banco que uso) tem a oferecer, e dai que surgiu a minha duvida: Se diariamente tem coisa aparecendo ali, de diversos bancos, taxas e vencimentos.. todo mês no meu aporte é provável deu pegar um ativo diferente, e no fim ter uma carteira cheia de coisas com vencimentos e taxas diferentes? É assim mesmo que funciona ou eu tô deixando algo passar?

Também, esses ativos oferecidos com a tag "risco baixo/moderado", de bancos que eu nunca nem tinha ouvido falar, são confiáveis mesmo? Já que eles possuem as melhores taxas... vale a pena confiar no FGC por 1%, 2% a mais do que pegaria no próprio tesouro?

E por ultimo.. as ofertas de ativos oferecidos pelos bancos são diferentes, ou posso continuar concentrando todos os meus investimentos no Nubank, pela praticidade e organização? Não queria precisar trocar de banco/corretora, mas também não sei o quanto posso estar perdendo com isso.

Grato a todos que tiraram um tempinho pra ler. 

Editado por Eslan Silva
Errei as siglas. kk
  • Brabo 2

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa tarde, @Eslan Silva !

Apenas complementando nossos amigos.

2 horas atrás, Eslan Silva disse:

Eu sempre achei, por praticidade, organização ou talvez por subestimar os ganhos, não sei, que em renda fixa teríamos poucos ativos.
Por exemplo: eu tenho o CDB do Sofisa ou a caixinha do Nubank para minha reserva de emergência, e o resto eu aloco no tesouro prefixado ou tesouro ipca+, dependendo do momento, e só.

Acredito que isso venha muito da visão sobre o que temos hoje e até mesmo do que nos fora ensinado o passado (a depender de sua idade) onde os mais antigos tinham seu dinheiro guardado na poupança ou até mesmo debaixo do colchão. Em resumo, acho até natural termos uma visão de que se tem poucos lugares e/ou poucas opções para se ter renda fixa.

Com as aulas, me abriu todo o universo que se pode ter com renda fixa... e isso me fez dar uma olhadinha nos CDBs e LCs que o Nubank (banco que uso) tem a oferecer, e dai que surgiu a minha duvida: Se diariamente tem coisa aparecendo ali, de diversos bancos, taxas e vencimentos.. todo mês no meu aporte é provável deu pegar um ativo diferente, e no fim ter uma carteira cheia de coisas com vencimentos e taxas diferentes? É assim mesmo que funciona ou eu tô deixando algo passar?

Você está correto. O ponto chave aqui para entender é que quaisquer investimentos feitos na renda fixa são únicos. Cada compra realizada na renda fixa se refere a compra de um título específico. E isso inclui o Tesouro Direto. Por mais que compremos mensalmente ou que fosse semanalmente um título de algum tipo de Tesouro como, por exemplo, o Tesouro Selic, cada compra é um título com uma taxa. 

Então, o mais natural é que ao investirmos em renda fixa tenhamos diversas safras de títulos com diferentes vencimentos, emissores, etc. Aqui vale o adendo na parte dos emissores como comentado a atenção aos limites de cobertura do FGC.

3 horas atrás, Eslan Silva disse:

Também, esses ativos oferecidos com a tag "risco baixo/moderado", de bancos que eu nunca nem tinha ouvido falar, são confiáveis mesmo? Já que eles possuem as melhores taxas... vale a pena confiar no FGC por 1%, 2% a mais do que pegaria no próprio tesouro?

Essa definições são variáveis por corretoras. As vezes um mesmo título que você vê na corretora X está como moderado e na corretora Y ele está como arrojado.

Cada corretora pode ter um formato de análise de perfil para os títulos sendo oferecidos. Contudo, na minha opinião isso acaba não significando muita coisa uma vez que temos ferramentas suficientes para fazermos uma boa avaliação do emissor do título como consultar ele no banco data, pensar se o título tem cobertura do FGC, avaliar o risco X retorno, etc.

E sempre bato na tecla aqui sobre uma boa avaliação de risco X retorno. Isso é bem pessoal e você precisa avaliar o que lhe cabe mais. Se achar que mesmo com o FGC que pode levar algumas semaninhas para creditar o valor de uma cobertura de um emissor que quebre é uma dorzinha de cabeça, talvez títulos do Tesouro pagando 1 ou 2% a menos mas com maiores garantias, possa lhe fazer sentido.

Não tem certo ou errado. Tem o que lhe é mais confortável!

Mas pense com carinho na questão de renda fixa também como citado pelos nossos amigos sobre os benefícios que você aqui dentro da AUVP Capital: taxa private e cashback na renda fixa. 

E por ultimo.. as ofertas de ativos oferecidos pelos bancos são diferentes, ou posso continuar concentrando todos os meus investimentos no Nubank, pela praticidade e organização? Não queria precisar trocar de banco/corretora, mas também não sei o quanto posso estar perdendo com isso.

Como comentado pelo pessoal e como indiquei acima, a tendência é você achar títulos melhores dentro do BTG sendo aluno da AUVP por conta da taxa private. Apenas reforçando que ela é a taxa que as corretoras oferecem para  investidores com 10 milhões ou mais investidos. Dentro da AUVP o aluno tem acesso a essa taxa independente de seu valor investido. 

Apenas compartilhando com você sobre quando eu era aluno e entrei aqui há quase 2 anos atrás. Usávamos uma plataforma própria da AUVP custodiada pela Órama e também tínhamos a taxa private. Eu tinha outras duas ou três corretoras na época e fazia o exercício que era recomendado nas aulas de comparar taxas nas corretoras. Pela AUVP sempre saiam taxas melhores. Depois de uns dois ou três meses nesse comparativo, larguei mão e foquei só na AUVP Hhaha

Espero que agregue um pouco mais à discussão!

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
33 minutes ago, Eslan Silva disse:

Por exemplo: eu tenho o CDB do Sofisa ou a caixinha do Nubank para minha reserva de emergência, e o resto eu aloco no tesouro prefixado ou tesouro ipca+, dependendo do momento, e só

Oi, Bom dia, espero que tenha metade da reserva em casa guardado em dinheiro vivo.

34 minutes ago, Eslan Silva disse:

Se diariamente tem coisa aparecendo ali, de diversos bancos, taxas e vencimentos.

Sim, correto, todos os dias aparecem e somem titulos, mas isso em todos os bancos de investimento, pode ter alguns titulos que nao tem em alguns bancos.

35 minutes ago, Eslan Silva disse:

todo mês no meu aporte é provável deu pegar um ativo diferente, e no fim ter uma carteira cheia de coisas com vencimentos e taxas diferentes? É assim mesmo que funciona ou eu tô deixando algo passar?

depende do que o seu diagrama estiver dizendo, pode ser assim, mas tem que acertar as porcentagens no diagrama, os titulos de renda fixa do tesouro podem ser adicionados no diagrama e quando eles acusarem compra, voce pode ver se algum cdb rivaliza em risco e rentabilidade, mas lembrando que a nota dos titulos do tesouro é 10, os demais podem variar dependendo do emissor, Vai depender do risco que voce quer correr pela rentabilidade.

39 minutes ago, Eslan Silva disse:

Voce tem que analisar, entrar no BancoData e ver a situação, as vezes acontece de ter uma boa oportunidade.

40 minutes ago, Eslan Silva disse:

Posso te dizer que trazendo seus aportes para o AUVP/BTG provavelmente voce vai economizar em taxas pois o Raul da cashback se investir em Renda Fixa pela corretora dele, pra começar quem sabe nao valeria mais a pena pra voce começar a aportar pela AUVP e testar como funciona e ver se consegue se acostumar.

Espero ter ajudado

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

todo mês no meu aporte é provável deu pegar um ativo diferente, e no fim ter uma carteira cheia de coisas com vencimentos e taxas diferentes? É assim mesmo que funciona ou eu tô deixando algo passar?

Sim, diversificação, lógico que você vai ver mais para frente, que o Diagrama vai ter pesos diferentes para cada tipo dentro da RF.

• Brabo 3
  • 0
Postado

Oi, @Eslan Silva. Apenas complementando o colega @Pablo Rickson em dois pontos:

Além do FGC e de análise no BancoData, você pode pesquisar também pelo rating que prestigiadas agências de risco fizeram do banco que desejar analisar, como a Moody's, a Fitch e a S&P Global Ratings.

Nesse caso, sabendo que como alunos temos muitas vantagens na renda fixa dentro da base da AUVP no BTG Pactual, sugiro que considere ao menos observar as opções disponíveis em ambos os apps, pois na renda fixa, além da taxa private, temos também o cashback. Mas, no fim das contas, faça o que ficar melhor para você se organizar, pois o conhecimento que você tem já é de muito valor. É apenas uma sugestão :)

• Brabo 4
  • 0
Postado

Ainda me sinto um pouco inseguro sobre o assunto, mas acho que entendi os pontos principais das minhas duvidas.
Obrigado galera!
Ah, seguindo o fluxo das respostas... vou ter mais aulas sobre o diagrama depois do módulo 3? A principio, achei um pouco complicado ter que pontuar os investimentos.

E eu vou dar uma lida sobre a BTG AUVP de novo... quando vi sobre a taxa feebased, por não entender bem e não querer sair do Nubank acabei deixando passar.

Enfim, obrigado novamente pessoal. :)

• Brabo 1
  • 0
Postado

Ainda me sinto um pouco inseguro sobre o assunto, mas acho que entendi os pontos principais das minhas duvidas.
Obrigado galera!
Ah, seguindo o fluxo das respostas... vou ter mais aulas sobre o diagrama depois do módulo 3? A principio, achei um pouco complicado ter que pontuar os investimentos.

E eu vou dar uma lida sobre a BTG AUVP de novo... quando vi sobre a taxa feebased, por não entender bem e não querer sair do Nubank acabei deixando passar.

Enfim, obrigado novamente pessoal. :)

@Eslan Silva isso é perfeitamente normal!

Sim, você terá mais aulas sobre o diagrama após o módulo 3. Na verdade, o curso foi pensado para que você comece a investir após concluir o último módulo, o 8. Contudo, ainda será tudo muito novo e nunca vai ao todo embora.

O que posso recomendar no momento é que vá fazendo as lições de casa entre aulas (quando ele mencionar), leia os ebooks para fixação, reveja as aulas quando começar a investir após a conclusão do curso, leia os livros indicados e assista à última live de segunda-feira que, coincidentemente, trata justamente dessa insegurança!

Forte abraço!

• Brabo 1
  • Criar novo...