Jump to content

Recommended Posts

Bom dia pessoal,
Tenho uma pergunta sobre o câmbio e queria trocar idéias com vcs. Quando por exemplo, nós olhamos 1 euro custando 5,45 reais, isso quer dizer q pra 1 euro existe 5,45 reais circulando por aí ? Só uma dúvida q me veio do nada, só tou tentando articular meu cérebro pra desenvolver a lógica da economia.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Da Silva Jhonatan São três sistemas de câmbio: o fixo, o flutuante e um terceiro, atrelado, que é um meio a meio entre fixo e flutuante.
Aqui no Brasil o sistema de câmbio é o flutuante, o que significa que os preços das moedas são determinados por oferta e demanda no mercado (não 100\% como deveria ser, pois eventualmente o Banco Central dá uma Interfirida, o que é característica do sistema atrelado).
Um exemplo de mudanças de valor no câmbio é o mercado de importações e exportações: quando um deles está muito mais ativo que o outro a gente observa o dólar cair ou subir na medida em que dólares entram ou saem do país num volume muito diferente entre entrada e saída.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
O conceito que trouxe na pergunta se relaciona a oferta e demanda, deve pensar na moeda como uma mercadoria.
Exemplo, uma maça vale R$ 1, mas devido a diversos fatores esse valor pode variar para baixo ou aumentar.
Então, 1 Euro pode ser comprado por 5 reais, e esse valor pode variar devido a diversos fatores, de forma bem simplificada, como oferta e demanda. Mas não necessariamente por aumento na emissão de moeda. ou seja, não foram criadas 5 moedas de 1 real para compra 1 moeda de 1 Euro.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...