Jump to content
  • 0

IR

Pergunta

Postado

Boa tarde !

Esse ano de 2024 eu acabei emprestando 12 mil para o meu tio e ele ficou de me pagar mensalmente esse valor com acréscimo de juros, é necessário declarar esse valor e se sim eu declaro o que ?

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
5 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa tarde !

Esse ano de 2024 eu acabei emprestando 12 mil para o meu tio e ele ficou de me pagar mensalmente esse valor com acréscimo de juros, é necessário declarar esse valor e se sim eu declaro o que ?

Anônimo, até onde eu sei o lançamento na sua declaração seria na aba Bens e Direitos no Grupo 05  e Código 99. E na declaração dele sei na aba Dívidas e Ônus no Código 14.

Por outro lado, foi um valor pontual, não é algo que você faz para ter uma renda. Eu, pessoalmente, não vejo sentido em lançar, porém o ideal seria consultar um Contador para ter uma posição correto da situação.

• Brabo 1
  • 0
Postado
11 horas atrás, Flavio Prado disse:

Anônimo, até onde eu sei o lançamento na sua declaração seria na aba Bens e Direitos no Grupo 05  e Código 99. E na declaração dele sei na aba Dívidas e Ônus no Código 14.

Por outro lado, foi um valor pontual, não é algo que você faz para ter uma renda. Eu, pessoalmente, não vejo sentido em lançar, porém o ideal seria consultar um Contador para ter uma posição correto da situação.

obrigado!

• 0
Postado
9 horas atrás, Sidney Junior de Oliveira Ribeiro disse:

hummm eu chama isso de agiotagem

sou eu que empresto ou agiota de verdade KAKAKAKAKAK

• 0
Postado

Pela legislação, não precisa declarar empréstimos até R$5.000. Acima disso declara da forma que o Flávio Prado explicou. Lembrando que sobre o valor dos juros recebidos incide imposto de renda que deve ser recolhido em carnê-leão. Nesse caso, se os juros recebidos não forem um valor relevante, não haveria problema em não informar 🤐

• Criar novo...