Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Bom dia, boa tarde, boa noite para todos na comunidade!

Estava estudando pelo site da ANBIMA Edu e me deparei com a seguinte afirmação: 'O Tesouro Pré-fixado oferece remuneração fixa, sendo mais indicado para quem busca previsibilidade nos retornos. No entanto, pode ser arriscado em cenários de alta inflação ou aumento da taxa Selic.'

Minha dúvida é: em cenários de alta da Selic, realmente não seria ideal adquirir títulos Pré-fixados? Se não, qual o risco específico de comprá-los durante um ciclo de alta da taxa Selic?

Editado por Andre Nonaka Madeira
  • Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
13 minutes ago, Andre Nonaka Madeira disse:

Estava estudando pelo site da ANBIMA Edu e me deparei com a seguinte afirmação: 'O Tesouro Pré-fixado oferece remuneração fixa, sendo mais indicado para quem busca previsibilidade nos retornos. No entanto, pode ser arriscado em cenários de alta inflação ou aumento da taxa Selic.'

Minha dúvida é: em cenários de alta da Selic, realmente não seria ideal adquirir títulos Pré-fixados? Se não, qual o risco específico de comprá-los durante um ciclo de alta da taxa Selic?

Fala André, acho que é no sentido de comprar um prefixado de 5% em uma época de Selic baixa e a Selic subir para 14% e a inflamação para 7%. Você perderá dinheiro.

O negócio é seguir o contrafluxo e prefixado é bom com Selic alta e tendência de baixa.

• Brabo 2
  • 0
Postado
10 minutes ago, Andre Nonaka Madeira disse:

Bom dia, @Andre Nonaka Madeira !

Apenas complementando nosso amigo @Artur Barbosa.

Vamos analisar o comportamento de um tesouro prefixado nestes cenários:

- Aumento da Selic (taxa de juros): aqui enxergo dois pontos. O primeiro é referente a marcação a mercado. Em um resumo bem resumido temos que quando a taxa de juros aumenta, o preço do título cai. Isso impediria uma marcação a mercado. Só que prática isso não chega a ser um problema de perda de capital caso não façamos a venda. O segundo ponto é a rentabilidade real que ser almejada em prazos mais curtos. Por exemplo, compor um prefixado de 14%a.a. mas a Selic sobe para 16%a.a. Veja que como o meu título prefixado é travado nessa rentabilidade, ele estaria de imediato rendendo menos que um título atrelado a taxa de juros. Mas isso é na minha opinião uma visão mais de curto prazo;

- Aumento do IPCA (inflação): aqui teremos a questão de se corroer a rentabilidade real. A grosso modo apenas para ilustrar. Tenho um prefixado travado a 15%a.a. Só que a inflação chega a 10%. O ganho real do meu prefixado é de 5%.

Espero que tenha ficado claro!

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Obrigado pelas respostas @Artur Barbosa e @Eddy Paulini.

Se entendi bem, o risco seria o seguinte: se a Selic ainda está em processo de alta, é possível inferir que a inflação permanece descontrolada, o que me faria perder rentabilidade real devido à erosão causada pela inflação. 

Além disso, eu também perderia oportunidades futuras, já que, em teoria, a Selic continuará subindo até que a inflação se estabilize, certo?

• Brabo 1
  • 0
Postado
38 minutes ago, Andre Nonaka Madeira disse:

Obrigado pelas respostas @Artur Barbosa e @Eddy Paulini.

Se entendi bem, o risco seria o seguinte: se a Selic ainda está em processo de alta, é possível inferir que a inflação permanece descontrolada, o que me faria perder rentabilidade real devido à erosão causada pela inflação. 

Além disso, eu também perderia oportunidades futuras, já que, em teoria, a Selic continuará subindo até que a inflação se estabilize, certo?

O aumento da Selic não somente afeta no que tange a inflação (seu raciocínio está correto pois o aumento da Selic pode estar relacionado sim com uma inflação elevada) como também pode estar relacionado a rentabilidade. Tem um risco por assim dizer de um título atrelado a Selic estar pagando pagando que um prefixado a qual travamos a taxa. Mas isso na minha opinião não é necessariamente, digo, este ponto de eventualmente a taxa de juros estar mais alta do que um prefixado. Ao longo do tempo que iremos investindo, teremos diversos títulos com diversos indexadores de diferentes safras. Isso fará uma carteira diversificada onde inevitavelmente SEMPRE teremos títulos rendendo legal. Uns provavelmente não estarão rendendo tanto naquele momento, mas isso é porque ou ele já rendeu antes em um outro ciclo de mercado (podemos dizer que ele já cumpriu com seu papel) e outros ainda irão se beneficiar no futuro.

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...