Jump to content
  • 0

Préfixado 21% para 2 anos ou 18.4% para 4?

Pergunta

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
5 horas atrás, Cicero Bezerra disse:

Bom dia, recebi uns cachês e me organizei aqui pra pegar mais um pouco do Banco Master, o que seria melhor? 18,4% para 4 anos ou 21% para 2 anos?

Boa tarde, @Cicero Bezerra. Apenas complementando nossos colegas @Carlos Filho e @Sergio Tanaka:

No site do Investidor Sardinha, você tem acesso a uma ferramenta gratuita que compara diferentes títulos de Renda Fixa e facilitam muito pra responder esse tipo de pergunta.

Preenchendo os campos com as informações dadas, foi possível averiguar que:

1. O CDB de 18,4% a.a vai pagar uma alíquota de I.R de 15%, portanto seu rendimento real será de 15,30%a.a. Um investimento de R$1.000,00 nele resultaria em R$1.767,33 em quatro anos.
  2. Já no CDB de 21% a.a + alíquota de 17,5% de I.R, você teria um rendimento anual de 17,32%a.a. Um investimento de R$1.000,00 nesse título lhe resultaria em um montante de R$1.376,40 em dois anos.

Vale também salientar que, além de uma análise de retorno, também há de se fazer a análise de risco.

Por exemplo, os dois títulos são do mesmo banco, então: Você está coberto pelo FGC? Considera seguro permanecer como credor dessa instituição até o vencimento de ambos os títulos?

Para uso futuro, segue o link para a ferramenta Comparador de Renda Fixa:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
31 minutes ago, Carlos Filho disse:

@Cicero Bezerra, bom dia! Para decidir entre essas duas opções, então vamos lá 👏:

Prefixado 21% para 2 anos:

• Rendimento total: (1 + 0,21)² - 1 = 46,41% no período
  • IR (17,5% para 2 anos): 46,41% × 0,825 = 38,29% líquido
  • Valor final líquido para cada R$1.000: R$1.382,90

Prefixado 18,4% para 4 anos:

• Rendimento total: (1 + 0,184)⁴ - 1 = 94,56% no período
  • IR (15% para 4 anos): 94,56% × 0,85 = 80,38% líquido
  • Valor final líquido para cada R$1.000: R$1.803,80

Matematicamente, o de 4 anos oferece maior retorno total. Porém, precisamos considerar:

- Objetivo do dinheiro, a pergunta de milhões: Você vai precisar dele antes de 4 anos? Se sim, o de 2 anos é melhor.
- Expectativa de juros (aqui é só acompanhar o cenário econômico e político) se você acredita que os juros continuarão altos, o prefixado de 2 anos permite reinvestir depois a uma taxa potencialmente boa. Porém, se acha que os juros vão cair, o de 4 anos "trava" uma taxa boa por mais tempo.
- Liquidez se por ventura precisar vender antes do vencimento, o título de 2 anos tem menor risco de desvalorização por marcação a mercado.
- Diversificação em uma estratégia interessante seria dividir o valor e aplicar em ambos.

Se não tem objetivo específico para o dinheiro e pode deixá-lo parado por 4 anos, matematicamente o de 18,4% para 4 anos é mais vantajoso no longo prazo.

Pra ser mais justo, tem q pegar o resultado dos 2 anos e reaplicar por mais 2. 

Aí poderíamos usar uma taxa futura pra brincar com a conta

• Brabo 4
  • 0
Postado (edited)
1 hour ago, Carlos Filho disse:

@Cicero Bezerra, bom dia! Para decidir entre essas duas opções, então vamos lá 👏:

Prefixado 21% para 2 anos:

• Rendimento total: (1 + 0,21)² - 1 = 46,41% no período
  • IR (17,5% para 2 anos): 46,41% × 0,825 = 38,29% líquido
  • Valor final líquido para cada R$1.000: R$1.382,90

Prefixado 18,4% para 4 anos:

• Rendimento total: (1 + 0,184)⁴ - 1 = 94,56% no período
  • IR (15% para 4 anos): 94,56% × 0,85 = 80,38% líquido
  • Valor final líquido para cada R$1.000: R$1.803,80

Matematicamente, o de 4 anos oferece maior retorno total. Porém, precisamos considerar:

- Objetivo do dinheiro, a pergunta de milhões: Você vai precisar dele antes de 4 anos? Se sim, o de 2 anos é melhor.
- Expectativa de juros (aqui é só acompanhar o cenário econômico e político) se você acredita que os juros continuarão altos, o prefixado de 2 anos permite reinvestir depois a uma taxa potencialmente boa. Porém, se acha que os juros vão cair, o de 4 anos "trava" uma taxa boa por mais tempo.
- Liquidez se por ventura precisar vender antes do vencimento, o título de 2 anos tem menor risco de desvalorização por marcação a mercado.
- Diversificação em uma estratégia interessante seria dividir o valor e aplicar em ambos.

Se não tem objetivo específico para o dinheiro e pode deixá-lo parado por 4 anos, matematicamente o de 18,4% para 4 anos é mais vantajoso no longo prazo.

Rapaz, fui olhar em outras plataformas (fora do BTG) e achei 21,25 pra 2032 e 2030 e 2029, acabei fazendo a escada que o @Sergio Tanaka comentou. 

Editado por Cicero Bezerra
  • Brabo 2
  • 0
Postado
3 horas atrás, Bolívar Luiz disse:

Boa tarde, @Cicero Bezerra. Apenas complementando nossos colegas @Carlos Filho e @Sergio Tanaka:

No site do Investidor Sardinha, você tem acesso a uma ferramenta gratuita que compara diferentes títulos de Renda Fixa e facilitam muito pra responder esse tipo de pergunta.

Preenchendo os campos com as informações dadas, foi possível averiguar que:

1. O CDB de 18,4% a.a vai pagar uma alíquota de I.R de 15%, portanto seu rendimento real será de 15,30%a.a. Um investimento de R$1.000,00 nele resultaria em R$1.767,33 em quatro anos.
  2. Já no CDB de 21% a.a + alíquota de 17,5% de I.R, você teria um rendimento anual de 17,32%a.a. Um investimento de R$1.000,00 nesse título lhe resultaria em um montante de R$1.376,40 em dois anos.

Vale também salientar que, além de uma análise de retorno, também há de se fazer a análise de risco.

Por exemplo, os dois títulos são do mesmo banco, então: Você está coberto pelo FGC? Considera seguro permanecer como credor dessa instituição até o vencimento de ambos os títulos?

Para uso futuro, segue o link para a ferramenta Comparador de Renda Fixa:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Boa noite @Bolívar Luiz.  Eu estou bem abaixo do limite do FGC ao mesmo tempo dá um medo né?! principalmente no de 2032.  Se tiver seus 2 centavos para contribuir sobre o risco atual desses CDBs eu tô aceitando opinião.

Abraços!

• Brabo 1
  • 0
Postado
14 horas atrás, Cicero Bezerra disse:

Boa noite @Bolívar Luiz.  Eu estou bem abaixo do limite do FGC ao mesmo tempo dá um medo né?! principalmente no de 2032.  Se tiver seus 2 centavos para contribuir sobre o risco atual desses CDBs eu tô aceitando opinião.

Abraços!

Entendo, @Cicero Bezerra. Rsrs Essa sensação nunca vai realmente embora. Ainda mais com todo o bafafá que tá rolando com o Banco Master agora, mas ele sempre foi um tanto mais arriscado, operando com um Índice de Basileia meio apertado próximo ao mínimo exigido. 

Sobre isso, minha única recomendação é que faça uma análise neutra e criteriosa conforme ensinado no módulo 3. Claro, considere também fatores próprios, como o PIAR no Módulo 8 e o Diagrama do Cerrado pra ter uma ideia melhor do quanto se expôr conforme suas próprias métricas de segurança.

Aí acredito que ficará mais claro o que é mais adequado para você considerando risco x retorno (um, o outro ou nenhum dos dois títulos - isso não é uma recomendação nem de compra nem de venda).

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Pessoal,

só complementando também com oq ja foi conversado por aqui...vale lembrar também que quanto menos tempo com um título, menor a exposição a esse banco...inclusive esse é um ponto das aulas...se temos títulos com rentabilidade parecida busque o de menor tempo para vencimento.

Entendo que no exemplo aqui do Banco master, existem taxas diferentes nos prazos, mas vale considerar q quanto menor o prazo, menor a exposição. Ambos com taxas ótimas.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Criar novo...