Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, tenho uma duvida quanto a venda de ações.

Por uma jogada do destino, comprei um ações que valorizaram 25% em menos de um mês (MRFG4).

Nesse mesmo momento, vejo também muitas empresas sólidas que estão despencando com toda essa bagunça de tarifas do Trump.

Faz sentido vender essas ações que dispararam (MRFG4, disparou antes do tarifaço) e reinvestir nessas que caíram? Posso imaginar facilmente o valor caindo com todo o panico.

Em compensação, as empresas que caíram com todo esse susto podem recuperar o valor muito mais rapidamente, quando o desepero passar. Recuperar 10% de valor é muito mais provável que Marfrig crescer mais 10%.

Basicamente, faz sentido concretizar esses ganhos e reinvestir?

• Brabo 1
  • Sad 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
38 minutes ago, Kaue Beserra Da Silva disse:

Por uma jogada do destino, comprei um ações que valorizaram 25% em menos de um mês (MRFG4).

Nesse mesmo momento, vejo também muitas empresas sólidas que estão despencando com toda essa bagunça de tarifas do Trump.

Faz sentido vender essas ações que dispararam (MRFG4, disparou antes do tarifaço) e reinvestir nessas que caíram? Posso imaginar facilmente o valor caindo com todo o panico.

Em compensação, as empresas que caíram com todo esse susto podem recuperar o valor muito mais rapidamente, quando o desepero passar. Recuperar 10% de valor é muito mais provável que Marfrig crescer mais 10%.

@Kaue Beserra Da Silva, boa tarde! Tudo joia?

Essa estratégia de vender o que subiu e comprar o que caiu faz sentido em teoria, mas tem alguns detalhes importantes pra considerar:

Primeiro, pense no IR. Se você vender MRFG4 com lucro, vai pagar 15% sobre o ganho. Vale a pena esse custo? (Lembrando que isso ara operações de swing trade que excederem o limite de vendas de R$ 20 mil dentro de um mês, a alíquota do Imposto de Renda sobre os lucros é de 15%.)

Segundo, pergunte a si mesmo: a razão pela qual você comprou Marfrig ainda é válida? Se os fundamentos continuam bons e a empresa não está supervalorizada, talvez vender seja precipitado só porque subiu. Sobre comprar o que caiu - sim, geralmente as quedas por pânico de mercado oferecem boas oportunidades, principalmente em empresas sólidas. Mas lembre-se que é impossível acertar o fundo (o famoso "timing"), até porque o Raul comentou em algum vídeo recentemente que quem vive tentando acertar o tempo do fundo, acaba no prejuízo. Creio que foi no penúltimo ou último vídeo dele no canal.

Uma abordagem mais equilibrada seria (isso não é recomendação, é só para ajudar a pensar):

• Realizar parte dos lucros (ex: vender metade da posição).
  • Manter uma parte da Marfrig se ainda acredita na empresa.
  • Diversificar nas empresas que você acha que estão injustamente descontadas.

No fim, o que importa não é tanto o movimento de curto prazo, mas se as empresas que você está comprando têm bons fundamentos e estão a preços razoáveis.

Forte abraço e espero ter ajudado.

• Brabo 3
  • 0
Postado
1 hora atrás, Kaue Beserra Da Silva disse:

NÃO. Tem que desapegar desse tipo de crenças.

A primeira vista parece que faz sentido, mas se for por esse caminho, achando que pode adivinhar os pontos de venda e compra, esta fora do que foi ensinado, e vai acabar derretendo o patrimônio

Imagina que você plantou milho, e algumas plantas cresceram antes que as outras, ai você as sacrifica para servir de adubo as outras que não cresceram tanto... você esta penalizando o crescimento.

Patrimônio é igual a sabonete, quanto mais mexe, menor fica.

• 0
Postado
3 horas atrás, Kaue Beserra Da Silva disse:

Boa noite, @Kaue Beserra Da Silva. Apenas acrescentando duas ponderações que considero relevantes ao que os colegas já disseram:

1. Você acha que seria uma boa estratégia penalizar uma empresa por ter se saído acima das expectativas e, ao mesmo tempo, beneficiar as que tiveram um desempenho menor ou até mesmo ruim?

2. Considere-se também sempre como um sócio dessa empresa. Você escolheu fazer parte dela. É realmente de seu interesse ter menos participação nela quando ela se sobressai?

• 0
Postado

Eu sigo a filosofia de nunca vender. Vou equilibrando a carteira com os novos aportes. 

Senão perderia os papéis que já valorizaram 100% e ainda vejo crescimento nisso (Weg e S&P500 pelo que me lembro agora).

Vender só pq valorizou é especulação, acho que nosso jogo aqui é outro

• Criar novo...