Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Estou pensando em sair da minha posiçao em mxrf11 de 20k, que hoje tem um desagio de aproximadamente 2% e fazer um aporte em um ETF internacional. Dito isso, me veio a seguinte duvida: Com esse valor seria melhor eu adquirir apenas um etc ( SPY ), ou diluir esse valor em 3 etfs para ter ainda mais diversificaçao ? 

Editado por Leandro Portela
  • Brabo 1

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hour ago, Leandro Portela disse:

Estou pensando em sair da minha posiçao em mxrf11 de 20k, que hoje tem um desagio de aproximadamente 2% e fazer um aporte em um ETF internacional. Dito isso, me veio a seguinte duvida: Com esse valor seria melhor eu adquirir apenas um etc ( SPY ), ou diluir esse valor em 3 etfs para ter ainda mais diversificaçao ? 

Bom, eu diversificaria, mas vai muito de cada um. Eu pegaria um IVV, uma Europa e Emergentes talvez. 

Mas depende dos seus estudos.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Leandro Portela disse:

Eu tbm diversificaria...são muitos ETFs para ficar limitado apenas a um único.   

Aqui na comunidade mesmo, tem vários ETFs que o Raul e toda galera indica para que você possa dar um analisar mais a fundo. Não sei se você já deu uma olhada, mas vou deixar o link onde o pessoal fala um pouco mais sobre os ETFs.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Leandro Portela disse:

Boa tarde, @Leandro Portela !

Também parto da mesma ideia dos nossos amigos que a diversificação é bacana.

Só fique atento para ver se os ETFs que optar por investir não tem algum nível de correlação o que talvez não seja legal caso a correlação entre eles seja elevada. 

Tem um site legal que dá este panorama de correlação que você pode usar que é o:  https://www.etfrc.com/funds/overlap.php

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Leandro Portela !

Também parto da mesma ideia dos nossos amigos que a diversificação é bacana.

Só fique atento para ver se os ETFs que optar por investir não tem algum nível de correlação o que talvez não seja legal caso a correlação entre eles seja elevada. 

Tem um site legal que dá este panorama de correlação que você pode usar que é o:  https://www.etfrc.com/funds/overlap.php

Espero que ajude!

Boa tarde, eddy. É onde venho tendo mais dificuldades para escolher mais de um. Pensei em diluir esse valor de 21k entre 3 etfs, depois de tirar a minha duvida aqui com voces. 

• Brabo 2
  • 0
Postado
2 horas atrás, Fabio Augusto De Araujo disse:

Aproveitando o topico, 

como vcs colocam ETF no metodo do Cerrado, e quantos % deixam referente os de mesma classe 

Boa tarde, @Fabio Augusto De Araujo !

O que é feito é analisar o ETF a parte (semelhante ao que fazemos com renda fixa) e lançar uma nota marcando perguntas como sim ou não até chegar a uma nota desejada para o ativo.

Vou deixar abaixo também algumas sugestões do que se pode avaliar no ETF e que inclusive são sugestões que costumo deixar aqui na comunidade e das quais eu uso:

- estratégia que o ETF segue;

- taxa de administração;

- tempo de mercado;

- gestão passiva o ativa;

- número de ativos e seus percentuais;

- DY;

- beta;

- correlação de ativos com relação a sua carteira e outros ETFs.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • 0
Postado
10 minutes ago, Leandro Portela disse:

Boa tarde, eddy. É onde venho tendo mais dificuldades para escolher mais de um. Pensei em diluir esse valor de 21k entre 3 etfs, depois de tirar a minha duvida aqui com voces. 

@Leandro Portela acho que vale a pena. Só ver no que o ETF que você escolher tem mais ênfase e onde ele atua. Tem ETFs mais voltados para tecnologia nos EUA, tem ETFs mais voltados ao setor financeiro, aos REITs, ETFs de exposição global, e por aí vai.

Tem uma gama gigante.

O link que o amigo @Andre Nonaka Madeira postou na minha opinião é um excelente pontapé inicial!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
5 horas atrás, Leandro Portela disse:

pq vc sairia dele?
o que vc espera desses etfs q o mxrf11 nao te atende?

eh pq como sao categorias mto diferentes, fiquei curioso pra saber pq sairia com prejuizo e entraria em outra categoria de ativo

• 0
Postado

quero sair dele pq primeiro que minha posiçao de papel na carteira anda desbalanceada, tenho uma posiçao alta de mcre(um fundo q eu particularmente gosto mt) e mais alguns. Esse começo de ano decidi focar mais em fiis de tijolo, dado o desconto que tivemos nos ultimos meses..

E a saida do mxrf pra mim com apenas 2% de desagio nao seria tao ruim, dado o desconto que temos nesse momento no mercado internacional. 

• Criar novo...