Jump to content
  • 0

Por que eu consigo sacar LCI/LCA/CDB antes do vencimento?

Pergunta

Postado

Não era pra eu conseguir sacar somente no vencimento? Pensei que só pudesse sacar no vencimento, no caso 2026, ou 28 ou 30. Essa seria uma daquelas situações que eu assumo o talvez IOF + o IR do momento e o título que eu vendi vai para o mercado secundário para ser vendido novamente para outra pessoa? Como funciona isso? Sei que o ideal seria eu manter o dinheiro até o vencimento e que eu não deveria contar com um possível saque, mas é realmente possível? Pois o botão de resgate está bem ali.

Screenshot_20250409_135817_BTG Investimentos.jpg

Screenshot_20250409_135751_BTG Investimentos.jpg

Screenshot_20250409_134852_BTG Investimentos.jpg

• Brabo 3

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa tarde, @Lucas Bandeira e @Aline N Vieira !

Sim, até pode ser possível vender um título de renda fixa antes do vencimento. É quando o título vai para o famigerado mercado secundário que nada mais são do que investidores vendendo seus títulos antes do vencimento por qualquer motivo que seja.

Só que para isso ser feito, a corretora para cobrar taxas as quais vão comer uma parcela da rentabilidade e até mesmo de capital dado que o título no ato da venda pode ser marcado a mercado.

Além disso, tem títulos que a corretora sequer coloca o título para venda. O processo é abortado no meio do caminho quando o título não possui liquidez o que é comum acontecer com CRIs, CRAs e debêntures.

Espero que tenha ficado claro!

• Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
9 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Lucas Bandeira e @Aline N Vieira !

Sim, até pode ser possível vender um título de renda fixa antes do vencimento. É quando o título vai para o famigerado mercado secundário que nada mais são do que investidores vendendo seus títulos antes do vencimento por qualquer motivo que seja.

Só que para isso ser feito, a corretora para cobrar taxas as quais vão comer uma parcela da rentabilidade e até mesmo de capital dado que o título no ato da venda pode ser marcado a mercado.

Além disso, tem títulos que a corretora sequer coloca o título para venda. O processo é abortado no meio do caminho quando o título não possui liquidez o que é comum acontecer com CRIs, CRAs e debêntures.

Espero que tenha ficado claro!

Tks!

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Lucas Bandeira disse:

Não era pra eu conseguir sacar somente no vencimento? Pensei que só pudesse sacar no vencimento, no caso 2026, ou 28 ou 30. Essa seria uma daquelas situações que eu assumo o talvez IOF + o IR do momento e o título que eu vendi vai para o mercado secundário para ser vendido novamente para outra pessoa? Como funciona isso? Sei que o ideal seria eu manter o dinheiro até o vencimento e que eu não deveria contar com um possível saque, mas é realmente possível? Pois o botão de resgate está bem ali.

basicamente: Se tiver alguém que queira comprar, você vai poder vender

isso se chama marcado secundário, quando alguém por necessidade ou antecipação, decide se desfazer de um titulo, ele pode pedir "ajuda" ao banco que o coloca a venda (não de graça)

• se resgatar (vender) antes de 30 dias perde quase todo o rendimento pelo IOF
  • sofre marcação a mercado, que nem sempre sera positiva
  • o que o titulo oferece é "juros no vencimento", uma "garantia de rendimento" negociada na compra que vai ser cumprida no vencimento, se vender antes, não tem o mesmo rendimento
  • Brabo 2
  • Criar novo...