Jump to content

Pergunta

Postado

Pessoal, boa noite!

Eu tenho minha reserva de emergência alocada  em tesouro SELIC em 2 corretoras que utilizava antes de iniciar o curso. Atualmente, tenho utilizado mais a AUVP investimentos.

Na opinião de vocês, vale a pena resgatar essa reserva e transferi-la para a corretora que uso atualmente, mesmo com a perda financeira no resgate - por conta do desconto do IR? 

• Brabo 1

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

@Vitória Siqueira

Se é tesouro Selic, a custódia está na B3, e não na corretora.

Se preferir você pode pedir portabilidade no site do tesouro pra ela ficar associada a nova corretora. Mas esse efeito só será mais pra desencargo de consciência.

Claro que quando o título for resgatado, ele vai pra o saldo da corretora onde originalmente você comprou ou fez portabilidade.

• Brabo 1
  • 0
Postado
Just now, Vitória Siqueira disse:

Pessoal, boa noite!

Eu tenho minha reserva de emergência alocada  em tesouro SELIC em 2 corretoras que utilizava antes de iniciar o curso. Atualmente, tenho utilizado mais a AUVP investimentos.

Na opinião de vocês, vale a pena resgatar essa reserva e transferi-la para a corretora que uso atualmente, mesmo com a perda financeira no resgate - por conta do desconto do IR? 

Boa noite!

Reserva de emergência não é pra deixar em corretora, vc deve manter sua reserva de emergência, pelo menos uma parte dela, em uma conta de grandes bancos para ter acesso rápido e fácil...pode até deixar uma uma quantia no Tesouro Selic, mas sabendo que é de Liquidez D+2.

A reserva de emergência é pra acesso imediato.

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

Pessoal, boa noite!

TL;DR - Não vale a pena

Mas a depender da situação, pode fazer sentido. Por exemplo:

1. Se pra vc for muuuuito importante ter todas as suas finanças centralizadas
  2. Se vc tiver pouco dinheiro investido e precisar da reserva pra bater os 50k que te dão benefícios no ecossistema da AUVP

Só consigo pensar nesses dois casos.

Mas vale ressaltar que esse montante vai entrar na conta do fee based se vc trouxer pra cá.

• 0
Postado
3 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Pessoal, boa noite!

Olá @Vitória Siqueira, tudo joia?

Sobre sua dúvida da reserva de emergência, o no material da AUVP tem algumas orientações interessantes.

No Módulo 3, o Raul explica que o Tesouro Selic é justamente "onde muitos investidores colocam um pedaço da sua reserva de emergência" por ter boa liquidez. Porém, é importante lembrar que existe a tributação regressiva do IR que você mencionou.

De acordo com o Módulo 3, "se o valor investido no Tesouro Selic for retirado em menos de 30 dias, você perde uma parte da rentabilidade" e a tributação varia conforme o tempo de aplicação (22,5% para resgates até 180 dias, diminuindo até 15% para prazos acima de 720 dias).

No Módulo 2, quando fala sobre poupança, o material menciona que ela "pode ser útil apenas para a reserva de emergência, pois esse dinheiro precisa estar disponível a qualquer momento" - diferente do Tesouro Selic que pode ter limitações em feriados e fins de semana.

Uma estratégia mais eficiente seria manter sua reserva onde está (afinal, o objetivo é ter acesso rápido em emergências) e concentrar seus novos investimentos na AUVP. Com o tempo, você poderia transferir gradualmente quando cada aplicação atingir os 720 dias (tributação de 15%).

O mais importante para reserva de emergência é a disponibilidade, não a máxima rentabilidade! Um outro ponto que o Raul comenta no curso é o uso de bancões para deixar uma parte da grana lá, no caso uma reserva de emergência.

Espero ter ajudado, forte abraço.

• Brabo 4
  • 0
Postado
5 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Pessoal, boa noite!

Por que nao transfere a custodia?

Se a rentabilidade dos titulos que tu tem é pior do que os atuais, vende e compra de novo, considerando que titulos do governo estão ai sempre, nao faz diferença, agora se é um titulo especial ou perto do vencimento, espera, que custa receber um desconto a mais no IR.

Mas a principio tenta transferir. É o que eu acredito ser o melhor

• Brabo 2
  • 0
Postado

Eu gosto de deixar minha reserva de emergência em um CDB de liquidez diária de bancão ou em fundo tesouro selic simples sem taxas de administração ! As duas são boas ideias para se deixar a reserva de emergência ! Sempre é bom lembrar que caso você precise de dinheiro rápido e final de semana, onde você deixa sua reserva de emergência, deve ser fácil sacar inclusive em caixa eletrônico !

• Brabo 2
  • 0
Postado
6 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Pessoal, boa noite!

Oi Vitória,

Só para reforçar o que alguns colegas já disseram, é bom ter parte da sua reserva de emergência em uma conta de banco para poder ter liquidez em caso de emergência. Acredito que você já saiba daquela questão de deixar em "bancão" (ou mesmo em um Nubank da vida, a depender do seu grau de confiança), já que o Tesouro Selic tem um resgate imediato, pero no mucho hahaha.

De toda forma, especificamente sobre a questão que você colocou, eu colocaria as seguintes perguntas:

• Você está em qual prazo do Tesouro Selic? Digo, em qual das alíquotas do IR?
  • Por qual razão você gostaria de centralizar tudo na AUVP?

Veja que são perguntas para você refletir.

Em relação à primeira, eu pessoalmente só faria o resgate se estivesse na alíquota mais baixa do IR.

Em relação à segunda, há uma série de vantagens, sem dúvida alguma - especificamente no momento de declaração do imposto de renda, além do aumento do seu crédito junto à instituição. Mas lembre-se de que se você transferir, irá pagar a porcentagem do fee based também sobre o que está no Tesouro Selic, já que a cobrança é feita em relação a todo o patrimônio que você tem na plataforma.

Acho que seria uma questão de você pensar na relação custo x benefício: centralizar tudo em uma só e ter as vantagens e facilidades compensa em relação à alíquota do IR e ao fee based? Se compensar, manda ver!

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • 0
Postado
15 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Pessoal, boa noite!

Bom dia, @Vitória Siqueira

Apenas reforçando o que foi dito pelos colegas:

• Não deixe toda a reserva no Tesouro Selic, apenas uma fração dela, pois a função de uma reserva de emergência não é render, não é ser um investimento, é te atender em alguma emergência
  • Qual seria a vantagem de resgatar e ter que pagar qualquer alíquota de IR que seja ao invés de simplesmente fazer uma transferência?
  • Lembre-se que, no momento que for transferida para a base da AUVP Capital, ela não vai diferenciar essa sua reserva de um investimento e vai cobrar a taxa fee based. Pode não compensar sem algum incentivo promocional.
  • Reservas de emergência ficam melhores alocadas não em corretoras, mas em um bancão varejo, onde você facilmente encontra uma sede em qualquer cidade.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado (edited)
On 09/04/2025 at 20:14, Francisco Vianna disse:

TL;DR - Não vale a pena

Mas a depender da situação, pode fazer sentido. Por exemplo:

1. Se pra vc for muuuuito importante ter todas as suas finanças centralizadas
  2. Se vc tiver pouco dinheiro investido e precisar da reserva pra bater os 50k que te dão benefícios no ecossistema da AUVP

Só consigo pensar nesses dois casos.

Mas vale ressaltar que esse montante vai entrar na conta do fee based se vc trouxer pra cá.

Então, eu tinha pensado exatamente nisso, @Francisco Vianna.. nos benefícios da conta AUVP, já que tenho pouco ainda investido. Mas não tinha pensado nesse fato do fee based também ...

Editado por Vitória Siqueira
  • 0
Postado (edited)
On 10/04/2025 at 02:20, Matheus P S disse:

Oi Vitória,

Só para reforçar o que alguns colegas já disseram, é bom ter parte da sua reserva de emergência em uma conta de banco para poder ter liquidez em caso de emergência. Acredito que você já saiba daquela questão de deixar em "bancão" (ou mesmo em um Nubank da vida, a depender do seu grau de confiança), já que o Tesouro Selic tem um resgate imediato, pero no mucho hahaha.

De toda forma, especificamente sobre a questão que você colocou, eu colocaria as seguintes perguntas:

• Você está em qual prazo do Tesouro Selic? Digo, em qual das alíquotas do IR?
  • Por qual razão você gostaria de centralizar tudo na AUVP?

Veja que são perguntas para você refletir.

Em relação à primeira, eu pessoalmente só faria o resgate se estivesse na alíquota mais baixa do IR.

Em relação à segunda, há uma série de vantagens, sem dúvida alguma - especificamente no momento de declaração do imposto de renda, além do aumento do seu crédito junto à instituição. Mas lembre-se de que se você transferir, irá pagar a porcentagem do fee based também sobre o que está no Tesouro Selic, já que a cobrança é feita em relação a todo o patrimônio que você tem na plataforma.

Acho que seria uma questão de você pensar na relação custo x benefício: centralizar tudo em uma só e ter as vantagens e facilidades compensa em relação à alíquota do IR e ao fee based? Se compensar, manda ver!

Espero ter ajudado!

Obrigada pela resposta, Matheus.

Como comentei acima, a intenção era realmente conseguir um aumento de crédito junto a AUVP... porém, essa questão do fee based agora me desanimou um pouco rs

Não tinha me atentado também a essa questão da liquidez.... agora, pretendo resgatar uma parte do que foi investido no tesouro e transferir para uma das contas de "bancão" que tenho

Editado por Vitória Siqueira
  • 0
Postado
On 09/04/2025 at 23:15, Carlos Filho disse:

Olá @Vitória Siqueira, tudo joia?

Sobre sua dúvida da reserva de emergência, o no material da AUVP tem algumas orientações interessantes.

No Módulo 3, o Raul explica que o Tesouro Selic é justamente "onde muitos investidores colocam um pedaço da sua reserva de emergência" por ter boa liquidez. Porém, é importante lembrar que existe a tributação regressiva do IR que você mencionou.

De acordo com o Módulo 3, "se o valor investido no Tesouro Selic for retirado em menos de 30 dias, você perde uma parte da rentabilidade" e a tributação varia conforme o tempo de aplicação (22,5% para resgates até 180 dias, diminuindo até 15% para prazos acima de 720 dias).

No Módulo 2, quando fala sobre poupança, o material menciona que ela "pode ser útil apenas para a reserva de emergência, pois esse dinheiro precisa estar disponível a qualquer momento" - diferente do Tesouro Selic que pode ter limitações em feriados e fins de semana.

Uma estratégia mais eficiente seria manter sua reserva onde está (afinal, o objetivo é ter acesso rápido em emergências) e concentrar seus novos investimentos na AUVP. Com o tempo, você poderia transferir gradualmente quando cada aplicação atingir os 720 dias (tributação de 15%).

O mais importante para reserva de emergência é a disponibilidade, não a máxima rentabilidade! Um outro ponto que o Raul comenta no curso é o uso de bancões para deixar uma parte da grana lá, no caso uma reserva de emergência.

Espero ter ajudado, forte abraço.

Obrigada pela resposta @Carlos Filho

Vou seguir a estratégia de resgatar uma parte do tesouro e transferir para algum bancão e concentrar meu investimento para liberdade financeira na AUVP!

• Brabo 1
  • Criar novo...