Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, tenho uma dúvida sobre um ativo em subscrição.

Tenho um fundo imobiliário que tenho intenção de mantê-lo em carteira e no momento está acontecendo uma subscrição dele a um valor maior do que o valor de mercado. Recebi o direito de realizar subscrição de 76 cotas e possuo 420 cotas.

Faz sentido eu entrar nessa subscrição? Ou só faria sentido eu comprar 76 cotas no mercado e me manter não diluído? Ou imaginando que a maior parte dos investidores não entrarão nessa subscrição faz sentido eu só manter a posição atual e corrigir de acordo com o número de cotas adicionais após a subscrição?

• Brabo 2

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Oi @Vilson Limirio Junior,

Complementando a informação que o @Pablo Rickson deu acima, essa questão de diluição não é algo que seja muito relevante, a menos que você tenha um percentual grande da totalidade do fundo.

Essas subscrições com preço acima, normalmente já são feitas com alguma instituição que quer comprar uma participação relevante no fundo.  Por exemplo, a empresa A deseja comprar 10% do total de cotas do fundo.  Se ela for na bolsa comprar 10%, vai puxar o preço para cima para um teto infinito.  Já via subscrição, ela entra pelo pelo preço pre-definido.

Quanto à diluição, ela vai acontecer no seu percentual de participação no fundo, mas não no valor da cota, uma vez que o novo socio do fundo está levando cotas (10% no meu exemplo), mas também trazendo para o caixa do fundo uma grana acima do valor de mercado.

Caberá ao gestor alocar bem essa grana nova entrando, para maximizar o desempenho do investimento.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
47 minutes ago, Vilson Limirio Junior disse:

Tenho um fundo imobiliário que tenho intenção de mantê-lo em carteira e no momento está acontecendo uma subscrição dele a um valor maior do que o valor de mercado. Recebi o direito de realizar subscrição de 76 cotas e possuo 420 cotas.

Faz sentido eu entrar nessa subscrição? Ou só faria sentido eu comprar 76 cotas no mercado e me manter não diluído? Ou imaginando que a maior parte dos investidores não entrarão nessa subscrição faz sentido eu só manter a posição atual e corrigir de acordo com o número de cotas adicionais após a subscrição?

Boa tarde, @Vilson Limirio Junior !

Entrar em subscrições  não tem uma obrigatoriedade. Como você bem colocou, o principal ponto é a diluição. 

Se você optar por manter seu posicionamento dentro do ativo você pode avaliar se o preço da subscrição está mais em conta que o preço sendo negociado a mercado. Eventualmente o preço da subscrição pode estar um pouco elevado fazendo mais sentido comprar a quantidade de cotas referentes a subscrição diretamente no broker pelo ticker do ativo. Assim você mantém sua posição por um valor mais em conta e segue o jogo.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 3
  • 0
Postado
1 hora atrás, Vilson Limirio Junior disse:

Oi, Boa tarde, realmente não vejo motivos para você entrar na subscrição, isso é uma oferta com o foco mais em investidores institucionais pelo que aprendi. para todos os investidores é quando esta pelo preço a mercado + um desconto, realmente não vale a pena para o pequeno investidor entrar nessas ofertas.

• Criar novo...