Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

então estava olhando CDBs de curto e longo prazo, fiquei com a seguinte dúvida entre qual era melhor, os de longo prazo tem uma rentabilidade um pouco maior mas o tempo até o prazo é muito longo portanto não sei se vale a pena

Editado por Hugo Rubim
  • Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
Postado

Oi @Hugo Rubim,

Renda fixa é algo que parece simples, mas que quando você começa a entender melhor as variáveis envolvidas, vê que o assunto é bem complexo.

Vamos tentar quebrar a sua pergunta por partes, considerando o prazo do investimento, o cenário atual, as perspectivas futuras de taxas de juros.

Prazo do investimento:  O @Matheus P S pontuou bem.  Além dos prazos que ele menciona, tem o meu caso:  tenho 66 anos.  Para mim, longo prazo são 4 anos; médio prazo 2-3 anos e curto prazo < 2 anos.  Tudo se resumo a quando você vai precisar da grana.

Cenário atual:  Inflação em torno de 5%a.a.  CDI pagando 14,15% a.a. bruto.  Isso equivale a 11,67% líquido após um ano ou 12,3% líquido após 2 anos (descontado o IR).  Resumindo, equivale à inflação atual +6% ou 7%, aproximadamente.

Perspectivas de taxas de juros:  CDI deve subir um pouco ainda, depois a tendência é caia pois esses juros nas alturas são um crime com a economia.

Dito tudo isso, se você conseguir travar uma taxa prefixada alta (> 17% ) ou um IPCA+ >8% por um prazo mais longo, é muito provável que fixe um ganho bom ao longo do tempo e, nesse caso, quanto mais tempo melhor.  Se tiver investido em tesouro Pre-Fixado ou IPCA+, pode até fazer marcação à mercado e lucrar grande parte da rentabilidade antes do vencimento do título.

Por outro lado, o inverso do cenário atual:  Quando eu comecei a investir (não tem muito tempo - uns 3 anos ±). O CDI estava pagando 2%aa e eu comprei umas LCIs e LCAs de 3 anos pagando 100%, 102% do CDI (sem impostos).  Comprei tambem um CDB de 3anos me pagando 120% do CDI.  Ao longo de todo esse periodo que o CDI só subiu nos últimos 3 anos, meus títulos tiveram (e estão tendo ainda), uma rentabilidade excelente.

Tudo é uma questão de momento, do seu prazo com a grana e o cenário.

Espero que tenha ajudado!  Boa sorte com seus estudos e investimentos.

  • Brabo 3
  • 0
Postado
20 minutes ago, Hugo Rubim disse:

então estava olhando CDBs de curto e longo prazo, fiquei com a seguinte dúvida entre qual era melhor, os de longo prazo tem uma rentabilidade um pouco maior mais o tempo até o prazo é muito longo portanto não sei se vale a pena

Oi Hugo,

Para começar a responder à sua pergunta, eu te faço outra: o que é "curto", "médio" e "longo" prazo para você?

Não é pergunta retórica nem boba, é só para alinhar as expectativas mesmo.

Por exemplo, para mim curto prazo são 2-3 anos, médio prazo é de 3-7 e longo prazo é de 8 anos para cima. Tem gente que coloca que até 4 anos é curto prazo, depois até 10 é médio, e de 10 anos para cima é longo prazo.

Dito isso, tudo vai depender da sua estratégia e dos seus objetivos. Por exemplo, se você quer comprar um imóvel em 5 anos, talvez valha a pena investir em um Tesouro prefixado ou mais ainda, em IPCA+, porque assim você se protege da inflação.

Mas se for algo que você precise daqui 10 meses, talvez uma LCI ou LCA resolva a sua situação.

Por isso que entendo que tudo vai depender dos seus objetivos e da sua estratégia.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
  • 0
Postado
19 minutes ago, Hugo Rubim disse:

então estava olhando CDBs de curto e longo prazo, fiquei com a seguinte dúvida entre qual era melhor, os de longo prazo tem uma rentabilidade um pouco maior mais o tempo até o prazo é muito longo portanto não sei se vale a pena

Olá @Hugo Rubim, tudo bem?

Fora o que o @Matheus P S comentou, tem a questão do IR para cada prazo de investimento também.

TEMPO DE APLICAÇÃO

Entre 0 e 180 dias 22,5%

Entre 181 e 360 dias 20%

Entre 361 e 720 dias 17,5%

Mais de 720 dias 15%

  Você pode achar investimentos com rentabilidades maravilhosas no mercados secundário, mas se forem com um prazo curtíssimo (até 180 dias) vai acarretar em um IR de 22,5. Por outro lado, investimentos com um prazo mais longo tem o desconto no IR, que no final das contas, pode fazer toda diferença.

   A comparadora de renda fixa da Analítica ajuda bastante nessa parte.

  https://analitica.auvp.com.br/calculadoras/comparador-de-renda-fixa

 

  • Brabo 2
  • 0
Postado
3 horas atrás, Hugo Rubim disse:

então estava olhando CDBs de curto e longo prazo, fiquei com a seguinte dúvida entre qual era melhor, os de longo prazo tem uma rentabilidade um pouco maior mais o tempo até o prazo é muito longo portanto não sei se vale a pena

@Hugo Rubim

Então, apenas sumarizando a resposta dos amigos, que já atendem tão bem:

  • É importante considerar a estratégia mais eficiente dados seus objetivos e realidade atual (idade, situação financeira, apetite a riscos, etc) assim como o cenário macroeconômico no seu processo decisório;
  • Dependendo do vencimento do título, lembre-se de considerar a alíquota regressiva do I.R. Talvez, se estiver falando de um prazo entre 0 a 2 anos, você deva considerar analisar algumas LCIs e LCAs, por terem a isenção nessa parte de imposto de renda.
×
×
  • Criar novo...