Jump to content

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Postado
27 minutes ago, Rafael Alves Andrade Ferreira disse:

Olá a todos.

É razoável esperar taxas dos títulos pré-fixados acima de 15% a.a., contando com um novo aumento da Selic antes do BC começar a baixa da Selic?

Vi no último relatório Focus a expectativa de SELIC a 15% nesse ano.

@Rafael Alves Andrade Ferreira, tudo certo?

Sua pergunta é bem pertinente, principalmente considerando o cenário de Selic alta.

De acordo com o material da AUVP no Módulo 3, isso é absolutamente plausível. Na Aula 15 sobre Contrafluxo, é mencionado especificamente que "quando a Selic está alta, os prefixados chegam a oferecer 15% e 17% ao ano. Isso aconteceu no final de 2022 e início de 2023."

Além disso, na aula sobre Tesouro Prefixado, é explicado que os títulos prefixados tendem a acompanhar as expectativas futuras da Selic. Se o mercado está precificando uma Selic a 15% (como você viu no relatório Focus), é natural que os prefixados comecem a ser oferecidos com taxas acima disso para compensar o risco de imobilizar o dinheiro.

A lógica é simples: ninguém compraria um título prefixado com taxa menor do que a expectativa da Selic para o período, então o Tesouro precisa oferecer algo mais atrativo.

Vale ressaltar também que, na aula sobre Marcação a Mercado, "se a taxa de juros aumentar, o preço do título cai". Isso significa que, conforme a expectativa de Selic aumenta, os novos títulos prefixados precisam oferecer taxas maiores para se tornarem competitivos.

Então sim, é bastante razoável esperar prefixados acima de 15% nesse cenário.

Forte abraço e espero ter ajudado!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Olá,

 

então...acho q o principal fator é ver se o seu diagrama do cerrado está indicando para o aporte em renda fixa.

Se sim, pelo contrafluxo, faz sentido o pré fixado.

Complementando, pra vc refletir, será q faz tanto sentido esperar Selic a 15 / 16 /17 / 14?? Os números já estão tão atraentes por si só. Será q vamos acertar o famoso fiofó da mosca.

 

E se os títulos já estiverem precificados pensando nessa alta? Se não tiverem, qual o problema de aportar agora e futuramente se as taxas subirem e seu diagrama indicar...aporta denovo.

 

Acho q as taxas já estão bem atraentes por si só. E é difícil acertar o abismo e o pico de um ativo.

 

Pensa nisso, aportes regulares ao longo do tempo. Se faz sentido no contrafluxo e as taxas estão boas, pra que esperar?

 

  • Brabo 2
  • 0
Postado

A curva de juros iniciou um fechamento longo em dezembro/janeiro, porem voltaram a abrir este mes devido a guerra tarifaria. Algumas casas de analise ja precificam tx selic a 15,50%. Obvio que não podemos prever quando a taxa começará a retroceder (lembrando que ela chegou a ser baixada e retornou a subir poucos meses atrás) mas sabendo do risco podemos ir acumulando prefixados lembrando que a única coisa certa é a taxa definida se carregar até o vencimento ( o que já é uma bela taxa!). È bom evitar apenas os que pagam cupom semestral devido ao IR ao longo do carrego.

  • Brabo 1
  • 0
Postado
On 11/04/2025 at 16:11, Rafael Alves Andrade Ferreira disse:

Olá a todos.

É razoável esperar taxas dos títulos pré-fixados acima de 15% a.a., contando com um novo aumento da Selic antes do BC começar a baixa da Selic?

Vi no último relatório Focus a expectativa de SELIC a 15% nesse ano.

Olá, @Rafael Alves Andrade Ferreira.

Complementando o exposto pelos colegas, é importante manter em mente que as taxas pré-fixadas atuam sobre as expectativas dos juros futuros, ou seja, essa expectativa de aumento para 15% da Taxa Selic, assim como suas subsequentes quedas ano que vem já estão precificadas nas taxas dos títulos pré-fixados.

Forte abraço!

  • Brabo 1
×
×
  • Criar novo...