Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Comprei 7 ações da empresa BBAS3 - Banco do Brasil.
No relatório anual consolidado da B3, consta o valor de R$ 24,17 por ação (preço de fechamento).
Já no extrato da B3 (área de movimentações), aparece o preço unitário de R$ 24,77 por ação.

Qual desses valores devo utilizar na declaração de Imposto de Renda, na ficha de “Bens e Direitos”?

Devo informar o valor efetivamente pago por ação na compra (R$ 24,77), mesmo que o relatório anual mostre o preço de mercado (R$ 24,17).

Na aula, o Raul pegou o preço médio pelo extratos da B3. E o preço exibido na B3 (extrato): R$ 24,77 — esse valor é o preço de fechamento da ação no mercado no final do ano ou data de referência, não é o valor que foi pago. Isso me confundiu. 

Desde já agradeço. 

image.png

image.png

Editado por Felipe Silva
  • Brabo 1

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

No caso, o valor que o ativo estava valendo no final do ano foi R$ 24,17, que é o preço do fechamento descrito no relatório anual consolidado?  

E o preço que eu devo colocar na declaração é o preço que está descrito no extrato de negociação, que é o preço unitário R$ 24,77?

Editado por Felipe Silva
Erro na escrita.
  • 0
Postado
2 horas atrás, Michel Akio Fukuda disse:

Bom dia @Felipe Silva

Na declaração vc coloca o valor que vc pagou no ativo, não o valor que o ativo vale no final do ano. Dito isso vc adiciona tbm o valor total e não o preço unitário nesse caso vc deve colocar R$24,77 (preço que vc pagou) * 7 (quantidade de ações que vc comprou) =  R$173,39.

• 0
Postado
20 horas atrás, Felipe Silva disse:

No caso, o valor que o ativo estava valendo no final do ano foi R$ 24,17, que é o preço do fechamento descrito no relatório anual consolidado?  

Exatamente, se vc olhar o preço de fechamento do ultimo dia do mercado foi R$24,17.

image.png.2ffbf91dcffdabaa6095fdbd4c806d22.png

20 horas atrás, Felipe Silva disse:

E o preço que eu devo colocar na declaração é o preço que está descrito no extrato de negociação, que é o preço unitário R$ 24,77?

Isso mesmo 👍

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
On 12/04/2025 at 11:11, Felipe Silva disse:

Comprei 7 ações da empresa BBAS3 - Banco do Brasil.
No relatório anual consolidado da B3, consta o valor de R$ 24,17 por ação (preço de fechamento).
Já no extrato da B3 (área de movimentações), aparece o preço unitário de R$ 24,77 por ação.

Qual desses valores devo utilizar na declaração de Imposto de Renda, na ficha de “Bens e Direitos”?

Devo informar o valor efetivamente pago por ação na compra (R$ 24,77), mesmo que o relatório anual mostre o preço de mercado (R$ 24,17).

Na aula, o Raul pegou o preço médio pelo extratos da B3. E o preço exibido na B3 (extrato): R$ 24,77 — esse valor é o preço de fechamento da ação no mercado no final do ano ou data de referência, não é o valor que foi pago. Isso me confundiu. 

Desde já agradeço. 

@Felipe Silva como disseram os colegas, a informação a ser lançada na declaração anual do IRPF é do preço pago pelas ações e não o valor de mercado que elas valiam em 31/12/2024.

Além de precisarmos do preço médio para lançarmos na declaração anual, ele vai servir para que possamos calcular o lucro ou prejuízo no momento de uma venda.

Na declaração eu uso o seguinte texto no lançamento: (o texto é uma sugestão que eu uso)

BBSE3 - 25 ACOES DE BB SEGURIDADE PARTICIPACOES S.A. ORDINARIAS AO PRECO MEDIO DE R$33,360 - TOTAL R$833,99. CUSTODIADAS NA CORRETORA BTG PACTUAL SERVICOS FINANCEIROS S/A DTVM CNPJ 59.281.253/0001-23.

• Criar novo...