Jump to content

Pergunta

Postado

Prezados, se os Títulos Tesouro IPCA+ remuneram pela inflação, no seu vencimento terei o mesmo capital que investi no início da operação, apenas corrigido pela inflação. E neste momento pagarei 15% de imposto de renda. Então me parece que estarei pagando esta taxa de 15% como uma garantia de que não perderei mais do que isto durante este período. Estou certo, ou não entendi a aula? 

• Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Bom dia @Sergio Luis Batista Cancelli acho que vc não entendeu muito bem como funciona. 

Aqui tem um exemplo dos títulos, se vc prestar atenção de como está a coluna rentabilidade anual ele está IPCA + x% então o que significa isso é que seu dinheiro será corrigido pela inflação + uma taxa fixa. 

Então no final seu dinheiro vai render x% acima da inflação se vc carregar até o final do prazo contratado, e sim vc vai pagar 15% de imposto se carregar por 2+ anos sobre o ganho de capital. 

Só um ponto importante é que isso se aplica se vc levar o titulo até o vencimento, pq se vc vender antes vai rolar a marcação a mercado então o dinheiro que vc vai resgatar vai depender de quanto está valendo o título naquele momento. 

image.png.72a3c11a6ee2fe32e1fa1f4162d64367.png

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
8 horas atrás, Sergio Luis Batista Cancelli disse:

Prezados, se os Títulos Tesouro IPCA+ remuneram pela inflação, no seu vencimento terei o mesmo capital que investi no início da operação, apenas corrigido pela inflação. E neste momento pagarei 15% de imposto de renda. Então me parece que estarei pagando esta taxa de 15% como uma garantia de que não perderei mais do que isto durante este período. Estou certo, ou não entendi a aula? 

Olá Sérgio, o IPCA rende um percentual extra, então você terá rentabilidade da inflação + a taxa contratada na hora da compra do título!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Importante lembrar que o imposto incide sobre TODO o rendimento.

A título de exemplo, se ele render ipca + 10%, supondo que o ipca dos últimos 12 meses tenha ficado em 10%, significa uma rentabilidade de 20% (10% da inflação e 10 da parte "fixa").

Logo, supondo que você tenha colocado R$ 100,00, com base no exemplo acima, você terá 20% ao final de 12 meses.

Pra falicitar a vida, vamos usar essa aliquota de ir de 15% (já que o imposto é regressivo, e ainda não estaria nesse patamar, com apenas 01 anos), que incidirá sobre os R$ 20,00 (que foi o rendimento, já que o IR não incide sobre o valor inicial.

Consequentemente, você pagará R$ 3,00 (que é 15% de R$ 20,00), sobrando R$ 17,00.

Total de R$ 117,00.

Só que se a inflação tivesse sido de 60%, somado aos 10% fixos, daria 70% de rentabilidade, e você teria R$ 170,00 no final do período.

Só que você pagaria IR sobre R$ 70,00, que seriam de R$ 10,50 (que é 15% de R$ 70,00).

Total de R$ 159,50, abaixo da inflação, que foi de R$ 60,00.

Conclusão, não há garantia de rentabilidade acima da inflação, após o desconto do IR, em caso de inflação muito alta (hiperinflação, etc).

Isso é a exceção (pelo menos esperamos... rs), mas é importante entender como funciona, mesmo que a probabilidade seja baixa disso ocorrer...

• Brabo 2
  • 0
Postado

Sergio, você entendeu errado.

Quando você compra um título IPCA + ele tem uma porcentagem na frente, por exemplo IPCA + 7.00%. Isso significa que ele vai render a inflação + 7.00% ao ano, ou seja sempre vai ter ganho acima do valor da inflação. 

Normalmente esta aplicação é a mais segura, pois caso a inflação dispare no Brasil você tem pelo menos a correção pelo valor da inflação + a rentabilidade contratada.

• Brabo 1
  • 0
Postado
17 horas atrás, Sergio Luis Batista Cancelli disse:

Oi Sergio,

Para reforçar e sintetizar o que o pessoal falou acima:

• Os títulos do Tesouro IPCA+ sempre vêm com uma taxa adicional. Esta é a taxa de rendimento real do seu título, já que ele irá pagar o valor da inflação mais esta taxa adicional.
  • O IPCA+ é mais vantajoso em prazos maiores, quando comparado com o prefixado (que é mais convidativo para prazos menores).
  • Em um cenário de hiperinflação o IPCA+ pode não compensar, ou seja, pode perder para a inflação mesmo com a taxa adicional porque o imposto de renda é cobrado de toda a valorização (nominal), e não apenas da valorização real (como explicado pelo @Thiago Cappi Da Cruz acima).

Se tiver outras dúvidas é só trazer pra gente!

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • Criar novo...