Jump to content

Rendas e gastos em países e moedas diferentes


Recommended Posts

Pessoal, terminei agora o módulo 2 e fiquei com algumas dúvidas, acredito que mais gente aqui também se encontre na mesma situação. Não moro no Brasil e tenho rendas e gastos diferentes em países diferentes, já tentei organizar em planilhas fazendo calculo atualizando a cotação e somando em uma única moeda, mas sempre me pareceu meio "gambiarra". Vocês tem algum tipo de organização para controlar o orçamento em moedas diferentes?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Lucas Diehl Di Concilio Campos, tem jeito nao. O certo é controlar o patrimonio em cada moeda.
No meu caso, eu escolhi que a minha moeda base é o Euro - entao sempre converto todo o patrimonio em Euro para se ter uma nocao. Preciso disto também para o meu Imposto de Renda aqui na Alemanha - entao faco a mesma gambiarra que voce faz.

Importante dizer que sempre será dificil voce saber no centavo qual o patrimonio quando tem conversao de moeda - como o cambio é volátil, ele vai subir e descer como uma bolsa de valores.
Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho o mesmo problema, e o que me deu a maior sensação de segurança e organização foi manter uma planilha diferente para cada moeda (consequentemente para cada fonte de renda, gastos e investimentos). No início tentei converter todas para a minha moeda de uso mais frequente - mas como a cotação é volátil, dava trabalho e no fim não era fidedigna. Seguimos com múltiplas planilhas por aqui kkkk
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite pessoal, entendo bem vcs, porem vivo uma situacao um pouquinho diferente.
tenho apenas renda aqui na Holanda entao so usando a planilha fornecida ja esta bem bacana.
eu queria compartilhar umas informacoes extras sobre os Impostos a serem recolhidos pra nao residentes ( ainda nao estou certo se se aploca a meu caso pois tenho dupla nacionalidade entao nem sequer vivo aqui como brasileiro ).
Link abaixo :

https://www.youtube.com/watch?v=PUJWgt5G_rA
Link para compartilhar
Share on other sites

Putz, acho que nesse caso de planilhas não vai ter muita solução não... Os apps de controle de finanças eu desisti exatamente por não ter uma forma concreta de fazer essas separações de moedas. Acho que o jeito vai ser aprimorar a planilha já existente, talvez deixando renda - gastos o mais dividido possível como a @Ana falou, e tendo uma conversão interna para uma ou outra moeda apenas para "ter uma ideia" do geral.
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, uma coisa básica que muita gente não se atenta é que o patrimônio convertido em outra moeda perde a essência dele: Se você ganha em dólar e gasta em reais, pode perder a mão nas proporções de gasto, etc. Veja, o dinheiro nada mais é a troca do nosso tempo por algo. Então por que não faz uma planilha para cada moeda? Pelo menos eu acho que seria melhor do ponto de vista: proporção de investir, de gastar, etc. Até para você definir as metas. Porque senão eu vou ter um padrão alto com uma moeda forte e um padrão distorcido com uma moeda fraca. Posso estar bem enganada, mas acho que cada moeda tem que ter sua planilha. Ao final, pode mesclar as \% para os itens como gasto e investimento... (mas também ninguém vai morrer se fizer junto e converter kkkk)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...
Nossa, mais quantos paises voce vive.
Se voce trabalha e mora na europa, por exemplo, n os passivos coloque a moeda de onde mora e tem custos mensais, de sobrevivencia, no ativo coloca os ganhos em outras moedas e converta ao euro. Agora se é viajante, use a planilha com a moeda que ganha sua renda. Exemplo, fui fazer intercambio na europa mas só tinha remuneraçao no BR, entao meus ativos e passivos tinha que manter no Real. Mas se for nomade pelo mundo, onde tem custos em varios paises diferentes, sugiro, manter no dolar, que é o padrão monetario mundial.
Link para compartilhar
Share on other sites

Lembrando que devido a constante variaçao das moedas, e o futuro complexo a vista, com possivel aumento de conflitos belicos, sugiro manter uma reserva boa em dolar, para não ter surpresas com gastos aumentando demais nos proximos meses. E não esquecer de atualizar a planilha mensal, devido a variaçao do cambio.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...

Entedo sua dor, tenho renda e obrigacoes na Australia e no Brasil e a ferramenta do orcament domestico nao funciona para mim, acho que o jeito mais facil seria as planilhas separadas mesmo. Seria otimo terem mais funcoes de moedas na plataforma mas nao acredito que valha a pena pois a grande maioria das pessoas so uilizam uma moeda no seu dia a dia.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...