Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo por aqui, estou no módulo 3 (fala sobre renda fixa) e tenho uma dúvida.

Conforme mencionado em aulas, mais especificamente tesouro direto, selic, IPCA+, CDB, LCI, CRI.... ouvi em um vídeo (não me lembro se foi em aula ou no youtube) o Raul mencionando esse tipo de investimento para quem tem uma meta e deseja aportar mensalmente.
Em resumo, nesse momento, coloquei como meta acumular o valor anual de 2 contas mensais (terapia e crossfit = R$490) para receber desconto. No ano anterior, eu já realizei o pagamento anual, o qual é válido até outubro e agora estou acumulando para esse próximo ano.

Entendendo meu contexto, eu gostaria de confirmar, se estou acertando ou errando, investindo o valor mensal todos os meses no TESOURO SELIC 2031, ou se eu deveria estar "juntando" esse montante em outro tipo de renda fixa, para em outubro, fazer a venda e pagar as 2 contas anuais.

OBS: Estou seguindo a orientação de não investir até finalizar as aulas, porém esse valor mensal não caracteriza como investimento, e sim, como despesa mensal que optei quita-la anualmente.
OBS2: Deixar o valor parado em conta bancária não é uma boa opção, visto que tenho apenas 1 banco e isso poderia misturar o valor mensal que preciso e posso gastar com o que eu tenho que guardar até outubro.

Obrigado pela atenção.

• Brabo 1

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
5 horas atrás, Luciano Sisconetto Borja disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo por aqui, estou no módulo 3 (fala sobre renda fixa) e tenho uma dúvida.

Conforme mencionado em aulas, mais especificamente tesouro direto, selic, IPCA+, CDB, LCI, CRI.... ouvi em um vídeo (não me lembro se foi em aula ou no youtube) o Raul mencionando esse tipo de investimento para quem tem uma meta e deseja aportar mensalmente.
Em resumo, nesse momento, coloquei como meta acumular o valor anual de 2 contas mensais (terapia e crossfit = R$490) para receber desconto. No ano anterior, eu já realizei o pagamento anual, o qual é válido até outubro e agora estou acumulando para esse próximo ano.

Entendendo meu contexto, eu gostaria de confirmar, se estou acertando ou errando, investindo o valor mensal todos os meses no TESOURO SELIC 2031, ou se eu deveria estar "juntando" esse montante em outro tipo de renda fixa, para em outubro, fazer a venda e pagar as 2 contas anuais.

OBS: Estou seguindo a orientação de não investir até finalizar as aulas, porém esse valor mensal não caracteriza como investimento, e sim, como despesa mensal que optei quita-la anualmente.
OBS2: Deixar o valor parado em conta bancária não é uma boa opção, visto que tenho apenas 1 banco e isso poderia misturar o valor mensal que preciso e posso gastar com o que eu tenho que guardar até outubro.

Obrigado pela atenção.

Eaí, @Luciano Sisconetto Borja!

Então, apenas sumarizando os ótimos apontamentos dos colegas:

• Você pode sim deixar no Tesouro Selic, assim como em caixinhas de bancos ou em algum CDB com vencimento próximo a data de usufruir desse dinheiro, contudo, você vai pagar maior alíquota de IR em vencimentos a curto prazo.
  • Por isso, títulos LCI e LCA, que são também cobertos pelo FGC, são muito atrativos para investimentos com objetivos a curto prazo, pois são isentos de tributação.
4 horas atrás, Luciano Sisconetto Borja disse:

Uma última pergunta.

Caso eu opte por manter até outubro todos os aportes lá no tesouro selic 2031,
1 - Como realizo a venda para resgatar o dinheiro e efetuar o pagamento anual em outubro?
2 - Há algum prazo que exige para resgatar o dinheiro?
3 - Preciso declarar no IR e emitir darfe ou na venda, já descontam o valor do imposto?

1. Acesse a área de investimentos, na sua carteira selecione o título e resgate-o.
  2. O resgate do Tesouro Selic é feito em até um dia útil.
  3. Não precisa emitir DARF, o imposto é retido direto na fonte, mas precisa sim informar na declaração do IR.
  • 0
Postado (edited)

Fala @Luciano Sisconetto Borja, você pode escolher um CDB, ou um LCI/LCA, mas para falar a verdade, como não é investimento eu acho que o trabalho de controlar isso durante 12 meses não compensa. Sabe o que pode fazer? Colocar em um "cofrinho" do Itaú ou "caixinha" do Nubank, um desses nomes infantis... Lá você consegue colocar um nome para a grana guardada e ir aportando com rendimento de 100% do CDI, já é uma boa e dá pouco trabalho.

Editado por Artur Barbosa
  • 0
Postado
4 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Fala @Luciano Sisconetto Borja, você pode escolher um CDB, ou um LCI/LCA, mas para falar a verdade, como não é investimento eu acho que o trabalho de controlar isso durante 12 meses não compensa. Sabe o que pode fazer? Colocar em um "cofrinho" do Itaú ou "caixinha" do Nubank, um desses nomes infantis... Lá você consegue colocar um nome para a grana guardada e ir aportando com rendimento de 100% do CDI, já é uma boa e dá pouco trabalho.

Oi Artur, tudo bem?
Meu banco é o Itaú mesmo, mas nunca vi ou procurei essa opção de cofrinho, pelo visto é bem interessante!
esse cenário, eu ter aportado até agora no tesouro selic 2031 foi um erro? Se sim, o que e como eu poderia fazer para transferir o dinheiro? (Nunca vendi, nem saquei nenhum tipo de investimento meu)

• 0
Postado
Just now, Luciano Sisconetto Borja disse:

Oi Artur, tudo bem?
Meu banco é o Itaú mesmo, mas nunca vi ou procurei essa opção de cofrinho, pelo visto é bem interessante!
esse cenário, eu ter aportado até agora no tesouro selic 2031 foi um erro? Se sim, o que e como eu poderia fazer para transferir o dinheiro? (Nunca vendi, nem saquei nenhum tipo de investimento meu)

21 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Obrigado pela atenção.

fala meu amigo, bom dia!

eu acredito que voce possa deixar no tesouro selic sim, sem problema nenhum

porem eu pessoalmente faria diferente, eu procuraria no meu banco um cofrinho ou uma parte dedicadas a metas

eu particulamente te indico o mercado pago, nele eu consigo criar varias metas e dividir exatamente para onde quero cada coisa, ainda por cima esse dinheiro fica rendendo bonitinho, facilita muito a minha vida!

• Brabo 1
  • 0
Postado
6 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

Oi Artur, tudo bem?

Não tem certo, nem errado... São oportunidades.

Pode ser tesouro Selic também, não tem problema. A questão é se você separar vários recursos em um só lugar, fica difícil de controlar, uma planilha talvez.

Imagina assim, você tem esse recurso que está guardando para pagar uma despesa anual, você tem a meta, o que sobra cada mês, você tem a reserva de emergência, você tem um resto do aporte que não usou, etc.

Pode ter um cofrinho para cada um, com um nome específico ou jogar tudo em investimentos e controlar em uma planinha.

Eu gosto de coisa prática... 🤣

• 0
Postado
12 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

Oi Artur, tudo bem?

Ah, esqueci, o que já colocou lá, deixa lá. No final do ano você retira e junta tudo. Ou aporta tudo lá... Aí é com você.

🤪

• 0
Postado (edited)
1 hour ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Obrigado pela atenção.

Oi Luciano,

Pelo que entendi, sua ideia é guardar aproximadamente R$ 490 por mês até outubro, para conseguir pagar de forma antecipada as despesas com terapia e crossfit - e, de quebra, aproveitar algum rendimento no caminho. Correto?

Nesse caso, aplicar no Tesouro Selic é, sim, uma opção válida. É um título conservador, com liquidez diária e que protege bem seu dinheiro da inflação no curto prazo. No entanto, há um ponto importante que vale considerar: a tributação sobre os rendimentos.

Como o Tesouro Selic (assim como CDBs) sofre incidência do Imposto de Renda (IR), ele segue uma tabela regressiva, que funciona assim:

• 22,5% sobre os rendimentos para aplicações de até 180 dias (6 meses);
  • 20% de 181 a 360 dias (6 meses a 1 ano);
  • 17,5% de 361 a 720 dias;
  • 15% acima de 720 dias.

Ou seja, se você fizer aportes mensais entre novembro de 2024 e outubro de 2025, ao resgatar o montante em outubro, os rendimentos de parte dos aportes mais recentes sofrerão a alíquota mais alta (22,5%), e os primeiros aportes (com mais de seis meses) terão alíquota de 20%.

Além disso, se você fizer algum aporte em setembro de 2025 e resgatar em outubro, estará sujeito ao IOF regressivo, que pode corroer boa parte do rendimento se o resgate ocorrer em menos de 30 dias.

Se fosse possível, o ideal seria acumular o valor total (cerca de R$ 6 mil) e aplicar em novembro de 2024 em uma LCI ou LCA com vencimento em outubro de 2025. Por quê?

Porque esses títulos são isentos de IR para pessoa física, ou seja, o rendimento viria limpo, sem descontos. Essa isenção costuma compensar, mesmo que a rentabilidade bruta seja um pouco menor que a de outros ativos.

O problema, claro, é que você ainda não tem os R$ 6 mil de uma vez. Então surge o desafio: como aplicar mês a mês de forma eficiente?

Uma possibilidade seria, a cada mês, procurar CDBs com vencimento fixo em outubro de 2025, o que garantiria que o dinheiro não sofresse marcação a mercado e você conseguiria saber exatamente quanto terá ao final. Mas isso dá trabalho e exige um certo conhecimento técnico e disciplina - além de nem sempre ser fácil encontrar boas opções com liquidez compatível.

Dado o seu objetivo e a necessidade de guardar mensalmente sem misturar com o dinheiro da conta corrente, o Tesouro Selic continua sendo uma boa alternativa, especialmente pela praticidade, segurança e liquidez. Só vale o cuidado de evitar novos aportes em setembro de 2025, para não pagar IOF no resgate de outubro.

Evite títulos prefixados e atrelados ao IPCA, pois eles sofrem com marcação a mercado - e podem te devolver menos do que você aplicou se precisar do dinheiro antes do vencimento.

No seu caso, a segurança e previsibilidade são mais importantes do que tentar extrair o máximo rendimento possível. E você está no caminho certo ao pensar dessa forma desde já!

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus P S
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
10 horas atrás, Luciano Sisconetto Borja disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Obrigado pela atenção.

Falaaa Luciano, tudo bem?

Acabei de passar por essas aula tambem. Pensando que o resgata pode ser de curto espaço de tempo e a tabela de IR, só baixa drasticamente a partir de 361 dias. Nesse caso, optaria e "optei" pelo o LCI ou LCA.

-22,5% sobre os rendimentos para aplicações de até 180 dias (6 meses);

-20% de 181 a 360 dias (6 meses a 1 ano);

-17,5% de 361 a 720 dias;

-15% acima de 720 dias.

E pela a plataforma do BTG, no período da manha, tem a oferta de LCA e LCI de mercado secundario, com prazo de 60 a 90. (Depende das oportunidades)

• Criar novo...